Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Este padrão pode prolongar-se até inícios de Junho, não me incomoda nadinha.
Depois de meses e meses consecutivos de temperaturas acima da média, recordes de temperatura máxima batidos, seca prolongada, etc... que bem que me sabe!!!!
 
Última edição:


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Este padrão pode prolongar-se até inícios de Junho, não me incomoda nadinha.
Depois de meses e meses consecutivos de temperaturas acima da média, recordes de temperatura máxima batidos, seca prolongada, etc... que bem que me sabe!!!!
E maio poderá ser com temperaturas abaixo da média ....
Hummmm!! Imao

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Parece que vamos ter uma melhoria bastante relevante do estado do tempo a partir do inicio da próxima semana e pelo menos até quarta ou quinta-feira, no entanto para o final da próxima semana lá para quinta ou sexta poderemos ter novamente instabilidade devido a uma cut off mas ainda falta muito tempo.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
O que não falta por aí, é gente a queixar—se que não tem sol e calor, típico do povo português, quando o tempo está chuvoso e frio, mas quando é o inverso ninguém se queixa:D
Essa falácia do "típico do povo português" sempre me fez muita confusão.
Se uma grande maioria da população mundial quando vai de férias viaja para locais mais quentes e solarengos. Faz isso porquê? Será que só os portugueses gostam de sol e calor?

Eu não gosto de muito calor, mas também não gosto de vários dias seguidos sem ver o sol. Para ser sincero também não me importava de uns dias de sol e calor(normal para a época) e com isto criar condições propícias às trovoadas de primavera. Isso sim alegra-me mais que sol e calor ou frio e chuva.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vou agora fazer uma crítica ao IPMA, e claro que vou já ser criticado.

Qual a razão para aviso amarelo por queda de neve acima de 800\1000m até ao meio dia e depois retirar? Parece-me que a partir o meio da manhã\inicio da tarde é que a cota iria descer... Será por haver menos precipitação de tarde, só isso explicaria, mas já os vi meter aviso amarelo com bem menos precipitação.
Além disso a cota anda bem abaixo de 1000, pelo menos nesta zona, aqui tive água-neve há pouco a 480m de altitude com 3,7º
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Essa falácia do "típico do povo português" sempre me fez muita confusão.
Se uma grande maioria da população mundial quando vai de férias viaja para locais mais quentes e solarengos. Faz isso porquê? Será que só os portugueses gostam de sol e calor?

Eu não gosto de muito calor, mas também não gosto de vários dias seguidos sem ver o sol. Para ser sincero também não me importava de uns dias de sol e calor(normal para a época) e com isto criar condições propícias às trovoadas de primavera. Isso sim alegra-me mais que sol e calor ou frio e chuva.

Isso é lá mais para a frente. Agora em Abril a instabilidade está tipicamente mais associada a resquícios de ar frio polar em altura (e cut-offs ocasionadas por estes) e consequentemente tempo não muito ameno (só o relativo aquecimento diurno sem exceder nada ou pouco os 20°C que ajuda nas trovoadas).
Calor também há, mas que eu me lembre é mais em dias com AA.

Quanto ao desastre, desastre foi a seca de 11 meses e as dezenas ou centenas (já nem sei) de mortes com os incêndios associados. E por acaso os de Junho até aconteceram num dia com esse tempo maravilhoso, de muito calor e convecção fortíssima, claro que foi um abuso, uma situação atípica. Dias "tropicais" sim, mas não tanto.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Será amigo? O que dizem os modelos de previsão sazonal? Sei que a NAO está e estará em terreno negativo, mas o que é que isso se traduz, algo semelhante a 2008?
Palpite meu apenas!
Um feeling que maio terá alguns dias temperaturas abaixo da média e as tais habituais Trovoadas !
Sim, a NAO está em terreno negativo!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Este padrão pode prolongar-se até inícios de Junho, não me incomoda nadinha.
Depois de meses e meses consecutivos de temperaturas acima da média, recordes de temperatura máxima batidos, seca prolongada, etc... que bem que me sabe!!!!
Maio é aquele mês que faz tremer todo o meteolouco... ou é 8 ou 80. :wacko:

Desde que acompanho o fórum que não me lembro de um Verão ameno, ou seja, 2014? Por isso daria alguma paz se este Verão fosse na mesma ordem de grandeza da média mensal. :D Eu sei que todos nas férias querem sol e calor, mas acho que o ano passado foi a gota de água...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Soube agora que está uma senhora desaparecida no rio Almonda, desde esta manhã, e tendo em conta o elevado caudal que o rio levava esta manhã não será fácil as buscas, e tendo em conta o elevado nº de açude dentro do perímetro da cidade de Torres Novas, resta talvez esperar que o corpo fique preso, nas muitas árvores que estão tombadas sobre o leito do rio, já mais a jusante da cidade.
Estão envolvidos nas buscas quase 30 operacionais e 9 veiculos.
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Credo!!!
Virem essa boca para lá!! No verão quer-se sol e calor e devo dizer que One vivo os meses de verão por excelência (julho e agosto) foram bem fraquinhos... Mais quentes o junho, setembro e outubro. Foi fora do normal e por isso está na hora de regressar à normalidade... Digo eu... Já para não dizer que para quem tem filhos pequenos, férias com chuva são um tormento...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Soube agora que está uma senhora desaparecida no rio Almonda, desde esta manhã, e tendo em conta o elevado caudal que o rio levava esta manhã não será fácil as buscas, e tendo em conta o elevado nº de açude dentro do perímetro da cidade de Torres Novas, resta talvez esperar que o corpo fique preso, nas muitas árvores que estão tombadas sobre o leito do rio, já mais a jusante da cidade.
Estão envolvidos nas buscas quase 30 operacionais e 9 veiculos.

Esperemos que seja encontrada com vida e incólume,
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vamos ver então com vai ser o evoluir da situação, eu particularmente não gosto de previsões mais longas do que uma semana.
Se por acaso for um verão quente, pelo menos já temos uma coisa boa a nosso favor, os lençóis freáticos estão totalmente abastecidos.

 
Estado
Fechado para novas mensagens.