Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,652
Local
Açores
tempresult_rmt9.gif


Ano de Gordon mas é bem possível que hajam 2 sem 3.

Até agora...

ZUoVDh2.png
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,091
Local
Horta, Matriz, (90m)
tempresult_rmt9.gif


Ano de Gordon mas é bem possível que hajam 2 sem 3.
Vi algures no Twitter uma simulação para 2018 em que o Gordon passava por cá outra vez.





Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,652
Local
Açores
“Não são novidade as secas no período do verão, mas ter uma seca depois de dois meses em que praticamente não choveu é muito dramático”, referiu João Ponte, que adiantou haver uma duplicação do valor do apoio em termos comparativos com anos anteriores.

João Ponte declarou que, no setor dos produtos hortícolas, “existe já um conjunto de produções que estão afetadas”, enquanto no caso do milho há produções que “já se perderam na totalidade”. Jorge Rita, líder da Federação Agrícola dos Açores, referiu que as ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa são as mais afetadas pela seca, considerando que “apesar de não se poder substituir o que falta, pode-se minimizar o seu impacto, neste momento e para o futuro”.

Só na ilha Terceira, os agricultores estimam uma quebra entre 30% e 40% na produção de leite, na sequência da seca dos últimos três meses, que afetou a produção de milho. “Nos primeiros cinco meses [de 2018], até tivemos uma produção superior ao ano passado. No mês de junho tem caído abruptamente e vamos notar ainda mais nos próximos meses. E vai haver rutura de stocks, porque se calhar 30% a 40% da produção do leite é capaz de cair”, adiantou o presidente da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), Anselmo Pires.

Seca. Governo dos Açores apoia agricultores com dois milhões de euros

Ao contrário do que se possa pensar, não está sempre a chover nos Açores e há periodicamente secas. Custa assim tanto haver, nem que seja apenas no verão, um seguimento básico (das secas) ou um qualquer boletim no portal do instituto Meteorológico alegadamente NACIONAL? Infelizmente, sim.
 
Última edição:

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Temperaturas escaldantes pelo Norte de África nos últimos dias, especialmente na Argélia e na Tunísia, por volta dos 50ºC.

Ouargla (Algeria) max. 51.3 New national record high for Algeria

http://www.mherrera.org/temp.htm

Só resta esperar que todo o grande calor acumulado não acabe algures por aqui, como, por vezes, acontece... :pray:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,447
Local
Arronches / Lisboa
Temperaturas escaldantes pelo Norte de África nos últimos dias, especialmente na Argélia e na Tunísia, por volta dos 50ºC.

Ouargla (Algeria) max. 51.3 New national record high for Algeria

http://www.mherrera.org/temp.htm

Só resta esperar que todo o grande calor acumulado não acabe algures por aqui, como, por vezes, acontece... :pray:
Aquilo que estava previsto há uns dias atrás para a próxima semana, era a consequência disso. Entretanto, parece que é logo empurrado para sul sendo que vamos ter apenas uns dias com temperaturas a rondar os 35ºC. Compreendo que este tempo também já chateie mas aquilo que estava previsto também era um enorme exagero, mas mesmo assim, houve quem ficasse contente com tais previsões, enfim. :wacko: Ainda bem que desapareceu.
Já agora, estive a ver por curiosidade, e a temperatura da água do mar vai estar melhor no litoral norte e centro do que a sul de Lisboa nos próximos dias. Não é muito comum. :p
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Aquilo que estava previsto há uns dias atrás para a próxima semana, era a consequência disso. Entretanto, parece que é logo empurrado para sul sendo que vamos ter apenas uns dias com temperaturas a rondar os 35ºC. Compreendo que este tempo também já chateie mas aquilo que estava previsto também era um enorme exagero, mas mesmo assim, houve quem ficasse contente com tais previsões, enfim. :wacko: Ainda bem que desapareceu.
Já agora, estive a ver por curiosidade, e a temperatura da água do mar vai estar melhor no litoral norte e centro do que a sul de Lisboa nos próximos dias. Não é muito comum. :p





Enquanto o anticiclone andar muito para SO não teremos muito calor, teremos sempre perturbações ou cut-offs por cá. Só se elas afundarem abaixo dos Açores e devido a sua circulação atmosférica transportar ar Africano, de resto não se vê grande verão a vista. Para mim está óptimo assim, ainda há neve na serra...
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Está complicado o calor chegar , o anticiclone está a oeste dos açores e esta a condicionar a circulação do calor , estamos com uma corrente de Este e Noroeste e está a trazer muita nebulosidade a Portugal e estas instabilidades , o sul terá temperaturas mais altas este fim de semana por causa de uma massa de ar quente que vai se estender para o sul português por força de uma depressão a oeste de Portugal .
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Na minha opinião, o tempo para mim está bom assim, nem a mais nem a menos. Eu digo isto porque até costumo de ser uma pessoa que pratica regularmente ciclismo, e os "bafos" de ar quente e de calor não são lá muito bons para este exercício. Mas isto é só um exemplo. Há muitos outros trabalhos que fiz e não foram mais complicados porque o tempo não está muito quente.

Este tempo está bom para sair à rua sem grandes restrições. Não se sente o ar quente a circular à nossa volta. Isto para mim é bom, pois se o ar fosse quente não me iria convidar muito a sair à rua. Eu penso que este tempo dá para fazer um pouco de tudo: dá para ir à rua, dá para passear, dá para fazer exercícios ao ar livre, dá para ir à praia, dá para trabalhar na terra. Se viesse aquele calor quente com o tal "bafo quente", com certeza que secalhar já só ia dar para ir à praia, por exemplo, nas horas de maior calor.

Apenas tenho um ponto negativo a apontar nisto, mas por outro lado até é positivo: Acho que à noite o tempo é muito fresco, tanto que não dá para andar de manga curta. Isto é bom para dormir descansado, mas para "sair", não convida muito.

Isto pode ser diferente noutras regiões. Eu falo no que é aqui, no litoral, perto do mar. No interior o esquema deve ser um pouco diferente.

Já agora, a segunda quinzena de Julho promete alterações? Ainda é cedo para certezas, mas podemos ter uma ideia. Pelo menos no Sul, as temperaturas serão mais quentes.

gfs-0-348.png
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
já não espero alterações nenhumas este verão... só la para setembro quando já devia começar a chover e mais fresco é que depois deve vir o calor a serio, nessa altura ja nao tem interesse nenhum
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,671
Local
Aveiras de Cima
já não espero alterações nenhumas este verão... só la para setembro quando já devia começar a chover e mais fresco é que depois deve vir o calor a serio, nessa altura ja nao tem interesse nenhum

No dia 31 de Agosto se estiverem 40ºC de máxima é fantástico, no entanto se no dia 1 de Setembro também estiverem 40ºC de máxima já não tem interesse nenhum? :intrigante:

Se caírem 30mm de chuva dia 31 de Maio é incrível, se for no dia 1 de Junho já é péssimo? :intrigante:

Não leves a mal, mas palavra de honra que não consigo compreender os teus gostos meteorológicos...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.