Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Neste momento parece mais perto de certo que irá ser perturbado o vórtice polar na estratosfera, podendo este mesmo quebrar, já no curto prazo, mesmo sobre o fim do ano.
Eu penso que mesmo estando isso bem modelado já, a resposta na troposfera ainda demorará uns dias a ser modelada. A propagação da energia desde a estratosfera ainda demora algum tempo, e até começar a afectar os níveis baixos ainda vamos aguentar este padrão mais algumas semanas. Logo, não é de admirar que nos modelos nada diferente se veja nos níveis baixos, basicamente ainda estarão "cegos".

Se tivesse de apostar alguma coisa, apostava no "baralhar" da atmosfera apenas na segunda quinzena de janeiro, o que ainda é bastante a tempo de apanhar o pico do inverno.

Seja como for, cada SSW é diferente, e nunca garante nenhum resultado específico regionalmente, convém sempre lembrar. Portanto não vamos atirar foguetes e comprar limpa neves
Mas tendo em conta o cenário actual, eu diria que seria bastante azar não haver pelo menos um período mais agitado no atlântico, mesmo que os mergulhos árticos acabem noutras paragens.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Um ano tem 365 dias e é preciso ter um azar do caraças quando existe a probabilidade baixa de ocorrer chuva fraca na passagem de ano. :angry: :angry: :angry:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Portanto não vamos atirar foguetes e comprar limpa neves
emoji14.png

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-meteorologico-livre.7798/pagina-79#post-527730

:D:D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O Accuweather continua a falar num padrão bastante chuvoso a partir de dia 11 de janeiro, prolongando-se até fevereiro, apenas com 11 interrupções em 5 semanas. De salientar que o nº de interrupções tem vindo a diminuir constantemente ao longo dos últimos dias.
Penso que será mais chuvoso a Norte que a Sul, pois as previsões apontam exatamente para isso. Se calhar será como o mês de janeiro de 2016. Veremos. :rain:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sabem quanto o GFS prevê de precipitação até dia 13 de Janeiro?

Como diz o JJ: Bola! Zero!

Não estou a gostar nada disto, quem diz que ja choveu o suficiente esta muito enganado, e espero que chova com fartura no inverno

xTOAvL3.jpg

Não me lembro de ter visto alguém a dizer que já choveu o suficiente este inverno, aqui no forum, e previsões do tempo com mais de 15 dias de antecedência (sobretudo nesta altura do ano), são certamente algo que deve ser encarado com alguma cautela.
 
Última edição:

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sabem quanto o GFS prevê de precipitação até dia 13 de Janeiro?

Como diz o JJ: Bola! Zero!

Não estou a gostar nada disto, quem diz que ja choveu o suficiente esta muito enganado, e espero que chova com fartura no inverno

xTOAvL3.jpg
Se fosses do sul ainda compreendia dizeres isso, e mesmo no sul não tem chovido assim tão pouco. Agora, nós cá no norte tivemos um outono bastante chuvoso, não sei do que te queixas sinceramente. Todos os invernos há este tipo de bloqueio sobre PT Continental e vocês já estão a fazer disto um drama. Estou como diz o Algarvio o ano passado, andava tudo já a dizer que Portugal ia virar um deserto, depois de Março a Junho choveu a potes todos os meses e desapareceram os profetas dos desertos :)
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Pois logo veremos o que vai acontecer ... Mas há quem acredite que podemos ter uma Primavera tão chuvosa como o ano passado.
Pessoalmente não me parece que o Inverno seja tão seco como esta actualmente a ser mas o tempo o dirá.
Mas veremos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sabem quanto o GFS prevê de precipitação até dia 13 de Janeiro?

Como diz o JJ: Bola! Zero!

Não estou a gostar nada disto, quem diz que ja choveu o suficiente esta muito enganado, e espero que chova com fartura no inverno

xTOAvL3.jpg
Mas isso é apenas até 13 de janeiro. Para o inverno acabar ainda faltam 2 meses! Calma! :D
Esses bloqueios anticiclónicos são muito típicos em Portugal Continental, mas, como já aconteceu, podem acontecer mudanças no tempo de um momento para o outro, e os modelos a longo prazo continuam a falar em valores positivos de precipitação a partir do meio do mês.:rain:
Aliás, a precipitação que iria acontecer no dia 10 seria um evento isolado, e claro que eventos isolados são bem mais difíceis de prever que as tendências. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.