Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:00.

1. Scan_Ferr

Scan_Ferr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Ago 2010
    Local:
    Maceda (Ovar)
    Empresta-me a bola de cristal.

N_Fig, RStorm, Tiagolco e 7 outras pessoas gostaram disto.
  2. jfo

jfo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Dez 2020
    Local:
    Aveiro
    Pelo menos o que está previsto pelo menos até Março, é que a primavera vai chegar mais cedo à Europa Central e de Leste, e que a Europa Ocidental(incluido Portugal) levará com muito ar frio e isto pode durar até Maio, devido ao efeito do La Niña. Em Fevereiro está previsto uma ONA+, no entanto prevê-se que seja breve, porque há forte possibilidade de haver regresso da ONA-.

fonte: https://www.severe-weather.eu/long-range-2/spring-2021-first-weather-forecast-la-nina-usa-europe-fa/

#542 jfo, 18 Jan 2021 às 20:57
    Última edição: 18 Jan 2021 às 22:09
  3. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Não me parece provável que a NAO venha a ser muito positiva durante o mês de fevereiro:

E parece-me que após uma segunda quinzena de janeiro amena, é provável que fevereiro volte a ser animado:

4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Com entradas atlânticas, que não propriamente de noroeste, é de esperar que as temperaturas subam, é normal e natural.
    O ar é mais quente, a humidade relativa torna-se bastante mais alta.
    Se vai fazer "PERIGAR" as médias até agora? Não será fácil, pode acontecer, serão 11 dias até ao final do mês.
    O que vale é termos as médias actuais, o frio que tivemos, a neve que alguns tiveram, as geadas constantes em muito do território.
    Veremos que mais no traz o janeiro. ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. jfo

jfo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    30 Dez 2020
    Local:
    Aveiro
    Por isso mesmo que disse que NAO+ será breve. Aliás o gráfico que postei demonstra isso.

joselamego gostou disto.
  6. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    O gráfico que postaste era a previsão sazonal a 1 de dezembro. Eu coloquei a previsão a 45 dias que saiu hoje. O estabelecimento de um regime de NAO+ é quase certo ainda durante o mês de janeiro; a partir do início de fevereiro é bastante improvável.

joselamego e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  7. bluejay

bluejay
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jun 2007
    Local:
    Leiria
  8. Tmsf

Tmsf
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    4 Dez 2020
    Local:
    Paços de Ferreira
    Alguém me pode explicar porque o modelo europeu tem sempre rajadas de vento mais fortes que os outros modelos? Por exemplo para a próxima madrugada numas zonas tem rajadas de 90kms/h que nos outros modelos apenas chegam aos 60kms/h. Sempre tive esta dúvida :)

"Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  9. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores :)

Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).

10. TxMxR

TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Jun 2018
    Local:
    Viseu
    Também já reparei nisso e é extremamente frequente.. não direi 100% das vezes mas quase.. e normalmente até é o ECMWF que avalia por cima e não o oposto.
    Acho estranho mais gente não ter reparado até porque eu normalmente olho para os modelos poucas vezes, só para acompanhar algumas situações mais notáveis, de resto pouco ou nada ligo.

11. Mr.Jones

Mr.Jones
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    22 Dez 2020
    Local:
    Odemira
    :shocking::facepalm::facepalm:

_____

Parece que vem aí uma boa rega :D pelo menos as imagens de satélite estão com bom aspeto :rain:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. TxMxR

TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Jun 2018
    Local:
    Viseu
    Fizeram a actualização para laranja pouco depois do meio dia penso eu (edit: até é capaz de ter sido na actualização das 7 da manhã, não tenho a certeza)... mas não posso deixar de achar cómico ter sido o IPMA a nomear a depressão e no entanto, mesmo assim, ter sido a AEMET a primeira a emitir avisos laranja de vento. Se o IPMA nomeou a depressão qual o motivo da ausência destes avisos anteriormente? Foi só para roubar a ''taça'' aos espanhóis a nomeação? Ainda estava à espera daquela actualização para laranja às 2 da manhã a meio do evento mas pronto, ao menos abstiveram-se disso desta vez.

"Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  13. Tonton

Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Dez 2017
    Local:
    Mactamã
    É mesmo: estive a ver no histórico de e-mails deles de hoje e foi às 7h 37m, o primeiro.

"Charneca" Mundial, joselamego e TxMxR gostaram disto.
  14. TxMxR

TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Jun 2018
    Local:
    Viseu
    A AEMET tem lá uns vídeos ''à americana'' a explicar o estado do tempo nos próximos dias de forma relativamente detalhada... devem demorar 2 ou 3 horas a fazer e melhoram e MUITO a qualidade da informação prestada.

Edit:
    http://www.aemet.es/documentos_d/eltiempo/prediccion/videos/202101191902_videoeltiempoAEMET.mp4

15. TxMxR

TxMxR
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Jun 2018
    Local:
    Viseu
    Hortense só logo à noite... infelizmente ainda é para piorar depois de jantar

"Charneca" Mundial, joselamego e Cesar gostaram disto.

Partilhar esta Página