Pelo menos o que está previsto pelo menos até Março, é que a primavera vai chegar mais cedo à Europa Central e de Leste, e que a Europa Ocidental(incluido Portugal) levará com muito ar frio e isto pode durar até Maio, devido ao efeito do La Niña. Em Fevereiro está previsto uma ONA+, no entanto prevê-se que seja breve, porque há forte possibilidade de haver regresso da ONA-. fonte: https://www.severe-weather.eu/long-range-2/spring-2021-first-weather-forecast-la-nina-usa-europe-fa/
Não me parece provável que a NAO venha a ser muito positiva durante o mês de fevereiro: E parece-me que após uma segunda quinzena de janeiro amena, é provável que fevereiro volte a ser animado:
Com entradas atlânticas, que não propriamente de noroeste, é de esperar que as temperaturas subam, é normal e natural. O ar é mais quente, a humidade relativa torna-se bastante mais alta. Se vai fazer "PERIGAR" as médias até agora? Não será fácil, pode acontecer, serão 11 dias até ao final do mês. O que vale é termos as médias actuais, o frio que tivemos, a neve que alguns tiveram, as geadas constantes em muito do território. Veremos que mais no traz o janeiro.
O gráfico que postaste era a previsão sazonal a 1 de dezembro. Eu coloquei a previsão a 45 dias que saiu hoje. O estabelecimento de um regime de NAO+ é quase certo ainda durante o mês de janeiro; a partir do início de fevereiro é bastante improvável.
https://www.severe-weather.eu/globa...-pattern-forecast-january-2021-usa-europe-fa/ Há dados sobre o Inverno de 1929 em Portugal?
Alguém me pode explicar porque o modelo europeu tem sempre rajadas de vento mais fortes que os outros modelos? Por exemplo para a próxima madrugada numas zonas tem rajadas de 90kms/h que nos outros modelos apenas chegam aos 60kms/h. Sempre tive esta dúvida
Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).
Também já reparei nisso e é extremamente frequente.. não direi 100% das vezes mas quase.. e normalmente até é o ECMWF que avalia por cima e não o oposto. Acho estranho mais gente não ter reparado até porque eu normalmente olho para os modelos poucas vezes, só para acompanhar algumas situações mais notáveis, de resto pouco ou nada ligo.
Fizeram a actualização para laranja pouco depois do meio dia penso eu (edit: até é capaz de ter sido na actualização das 7 da manhã, não tenho a certeza)... mas não posso deixar de achar cómico ter sido o IPMA a nomear a depressão e no entanto, mesmo assim, ter sido a AEMET a primeira a emitir avisos laranja de vento. Se o IPMA nomeou a depressão qual o motivo da ausência destes avisos anteriormente? Foi só para roubar a ''taça'' aos espanhóis a nomeação? Ainda estava à espera daquela actualização para laranja às 2 da manhã a meio do evento mas pronto, ao menos abstiveram-se disso desta vez.
A AEMET tem lá uns vídeos ''à americana'' a explicar o estado do tempo nos próximos dias de forma relativamente detalhada... devem demorar 2 ou 3 horas a fazer e melhoram e MUITO a qualidade da informação prestada. Edit: http://www.aemet.es/documentos_d/eltiempo/prediccion/videos/202101191902_videoeltiempoAEMET.mp4