Seguimento Meteorológico Livre - 2021

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais... :facepalm:
Simplesmente aberrantes as temperaturas previstas para a próxima semana até mesmo na região nordeste do país, com mínimas a poderem ultrapassar os 10°C e máximas a poderem chegar aos 18°C. :disgust: São "só" quase 10°C acima dos valores normais para janeiro, tanto as mínimas como as máximas. :facepalm: Tudo isto fruto do monstro do anticiclone que irá puxar a dorsal africana para cima de nós e da massa de ar quente e húmida que irá gerar os enfadonhos e miseráveis rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade com fartura. :angry:
Agora sim oficialmente pode-se dizer que o frio e a neve a cotas baixas e mesmo médias estão completamente descartados para o resto do mês de janeiro, na melhor das hipóteses. A única coisa de jeito que poderá vir agora na segunda quinzena é a chuva "democrática" que está prevista para esta semana, quiçá com alguma trovoada à mistura. De resto, até ao fim do mês... uma autêntica miséria as previsões. Fossem as temperaturas previstas 2 ou 3°C mais altas e poderíamos dizer que estávamos quase nos trópicos em pleno janeiro... :facepalm:
Empresta-me a bola de cristal.
 


jfo

Cirrus
Registo
30 Dez 2020
Mensagens
91
Local
Aveiro
Pelo menos o que está previsto pelo menos até Março, é que a primavera vai chegar mais cedo à Europa Central e de Leste, e que a Europa Ocidental(incluido Portugal) levará com muito ar frio e isto pode durar até Maio, devido ao efeito do La Niña. Em Fevereiro está previsto uma ONA+, no entanto prevê-se que seja breve, porque há forte possibilidade de haver regresso da ONA-.

fonte: https://www.severe-weather.eu/long-range-2/spring-2021-first-weather-forecast-la-nina-usa-europe-fa/

image-221.png
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais...
Com entradas atlânticas, que não propriamente de noroeste, é de esperar que as temperaturas subam, é normal e natural.
O ar é mais quente, a humidade relativa torna-se bastante mais alta.
Se vai fazer "PERIGAR" as médias até agora? Não será fácil, pode acontecer, serão 11 dias até ao final do mês.
O que vale é termos as médias actuais, o frio que tivemos, a neve que alguns tiveram, as geadas constantes em muito do território.
Veremos que mais no traz o janeiro. ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Por isso mesmo que disse que NAO+ será breve. Aliás o gráfico que postei demonstra isso.

O gráfico que postaste era a previsão sazonal a 1 de dezembro. Eu coloquei a previsão a 45 dias que saiu hoje. O estabelecimento de um regime de NAO+ é quase certo ainda durante o mês de janeiro; a partir do início de fevereiro é bastante improvável.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Alguém me pode explicar porque o modelo europeu tem sempre rajadas de vento mais fortes que os outros modelos? Por exemplo para a próxima madrugada numas zonas tem rajadas de 90kms/h que nos outros modelos apenas chegam aos 60kms/h. Sempre tive esta dúvida :)

Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores :)

Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores :)

Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).

Também já reparei nisso e é extremamente frequente.. não direi 100% das vezes mas quase.. e normalmente até é o ECMWF que avalia por cima e não o oposto.
Acho estranho mais gente não ter reparado até porque eu normalmente olho para os modelos poucas vezes, só para acompanhar algumas situações mais notáveis, de resto pouco ou nada ligo.
 

Mr.Jones

Cirrus
Registo
22 Dez 2020
Mensagens
35
Local
Odemira
E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais...
Simplesmente aberrantes as temperaturas previstas para a próxima semana até mesmo na região nordeste do país, com mínimas a poderem ultrapassar os 10°C e máximas a poderem chegar aos 18°C. São "só" quase 10°C acima dos valores normais para janeiro, tanto as mínimas como as máximas. Tudo isto fruto do monstro do anticiclone que irá puxar a dorsal africana para cima de nós e da massa de ar quente e húmida que irá gerar os enfadonhos e miseráveis rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade com fartura.
Agora sim oficialmente pode-se dizer que o frio e a neve a cotas baixas e mesmo médias estão completamente descartados para o resto do mês de janeiro, na melhor das hipóteses. A única coisa de jeito que poderá vir agora na segunda quinzena é a chuva "democrática" que está prevista para esta semana, quiçá com alguma trovoada à mistura. De resto, até ao fim do mês... uma autêntica miséria as previsões. Fossem as temperaturas previstas 2 ou 3°C mais altas e poderíamos dizer que estávamos quase nos trópicos em pleno janeiro...

:shocking::facepalm::facepalm:


_____


Parece que vem aí uma boa rega :D pelo menos as imagens de satélite estão com bom aspeto :rain:
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Alguns avisos a passar a Laranja:

i-BwPpmHF.gif

Fizeram a actualização para laranja pouco depois do meio dia penso eu (edit: até é capaz de ter sido na actualização das 7 da manhã, não tenho a certeza)... mas não posso deixar de achar cómico ter sido o IPMA a nomear a depressão e no entanto, mesmo assim, ter sido a AEMET a primeira a emitir avisos laranja de vento. Se o IPMA nomeou a depressão qual o motivo da ausência destes avisos anteriormente? Foi só para roubar a ''taça'' aos espanhóis a nomeação? Ainda estava à espera daquela actualização para laranja às 2 da manhã a meio do evento mas pronto, ao menos abstiveram-se disso desta vez.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Boa previsão, gostei! :thumbsup:

Nisso o IPMA, apesar de servir para o público em geral, podia ter alguma secção mais dedicada à análise técnica sobre o que irá acontecer nos próximos dias, na minha opinião.

A AEMET tem lá uns vídeos ''à americana'' a explicar o estado do tempo nos próximos dias de forma relativamente detalhada... devem demorar 2 ou 3 horas a fazer e melhoram e MUITO a qualidade da informação prestada.

Edit:
http://www.aemet.es/documentos_d/eltiempo/prediccion/videos/202101191902_videoeltiempoAEMET.mp4