Seguimento Meteorológico Livre - 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É impressão minha ou o grosso da depressão está bem mais a norte que o previsto pelos modelos? É que, vendo pelas imagens de satélite, parece que vai entrar por Portugal Continental algures na Costa Alentejana e não pelo Golfo de Cádis, como estava previsto pela quase generalidade dos modelos... :shocking:

Devo estar a sonhar... :sono:
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
É impressão minha ou o grosso da depressão está bem mais a norte que o previsto pelos modelos? É que, vendo pelas imagens de satélite, parece que vai entrar por Portugal Continental algures na Costa Alentejana e não pelo Golfo de Cádis, como estava previsto pela quase generalidade dos modelos... :shocking:

Devo estar a sonhar... :sono:

Parece haver algum desfasamento face ao previsto, sim:
XbuvJk9.jpg

RyGqdTT.png

Mas no fundo não sei se é suficiente para trazer essa dita precipitação à costa vicentina, porque o grosso da precipitação está naquelas assinaturas a vermelho, presumo.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Parece haver algum desfasamento face ao previsto, sim:
XbuvJk9.jpg

RyGqdTT.png

Mas no fundo não sei se é suficiente para trazer essa dita precipitação à costa vicentina, porque o grosso da precipitação está naquelas assinaturas a vermelho, presumo.
Que comece o nowcasting

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Mas a situação para dia 8, entretanto de previsão actualizada hoje, ficou assim:
RbTWrCI.gif

@StormRic, aquela frente quente, no interior da península, deverá trazer precipitação ou não?? É que nem o IPMA, nem o AEMET, têm previsto de precipitação...

EDIT: consultei agora os mapas atualizados e colocam a instabilidade no mais para leste ou no mar, ao largo da costa portuguesa... Parece-me que certezas só teremos mesmo no próprio dia e dependerá a circulação atmosférica. Basta que a instabilidade no interior da península seja incrementada, para haver surpresas na área raiana portuguesa. Com o frio instalado e com precipitação, haverá neve em quase todas as cotas.
O GFS continua a prever isso, mesmo que sejam uns meros mm/m2, dá para termos um evento interessante.
 
Última edição:

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Se a depressão entrasse pelo Algarve tinhamos um bom nevão, pelo menos no interior desde Alentejo até Trás-os-Montes, ficavamos mais para a borda oeste e continuava a meter ventos de leste. Continuavamos com o fim de semana bem frio, porque depois essa depressão, juntamente com o anticiclone, ia puxar mais ar frio do continente. Isto como chegou a ser modelado.

Vendo os modelos da altura parece que a precipitação deslocou-se no sentido Espanha -> interior norte -> litoral norte. Está a ser modelado algo semelhante por alguns modelos mas a precipitação parece ter dificuldade em chegar ao litoral (talvez devido às serras como o Marão).

Parece que os modelos já tiveram a sua primeira machadada nas previsões. :D
A depressão parece que irá entrar algures pela costa vicentina e não pelo Golfo de Cádiz como estavam a prever. :D
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Noite de sábado na Grande Lisboa: precipitação, geopotencial de 526 Dam, -5ºC a 850 hpa, -32ºC a 500 hpa, segundo a saída das 6z do GFS. Está no limiar para cota 0...
Parece-me que esta situação servirá vários pontos do país .... veremos .
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

O centro da depressão está onde está modelado. Não há hipótese nenhuma do centro entrar pela costa vicentina, o que o @Mr. Neves referiu era a possibilidade da precipitação gerada pela depressão poder eventualmente lá chegar, o que me parece pouco provável (e a ele também, deduz-se pelo que escreveu).
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O centro da depressão está onde está modelado. Não há hipótese nenhuma do centro entrar pela costa vicentina, o que o @Mr. Neves referiu era a possibilidade da precipitação gerada pela depressão poder eventualmente lá chegar, o que me parece pouco provável (e a ele também, deduz-se pelo que escreveu).

Sim, peço desculpa se não me expressei da melhor forma. O que queria dizer é que há um pequeno desfasamento naquele flanco mais a norte da depressão, porém essa porção está praticamente desprovida de precipitação. O núcleo da depressão pouco ou nada alterou o seu centro face ao previsto.

Um pouco menos a 850 hpa, porque a circulação seria de NW ou N, logo haverá humidade e menos à superfície. Se a circulação fosse continental seria suficiente para cota 0.

Sim em termos de espessura é mais que suficiente, eu baixaria também um pouco mais as temperaturas aos 500hPa, porque a precipitação na região de Lisboa provavelmente já terá um caráter mais convectivo ao contrário do interior norte e centro onde deve ser precipitação mais estratiforme ou sem grande desenvolvimento vertical. Mas julgo que o seria mais importante era o vento rodar sobretudo para leste, favorecendo o arrefecimento evaporativo.