Seguimento Meteorológico Livre - 2021

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
E pronto o ECM já tirou a bela rega para o próximo fim de semana
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Tb o Ecm entre quinta a sábado desta semana dava cerca de 10 a 15 mm aqui para Faro e choveu quase zero.
Agora temos mais uma situação idêntica. MAS novamente é uma situação que privilegia claramente as regiões do interior.
Mas o mês será claramente marcado por alguma instabilidade...É temperaturas bem amenas!
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Bom dia..
Para quarta a sexta ou sábado teremos uma situação de instabilidade em especial nas regiões centro e sul.
A localização dos aguaceiros e das trovoadas ainda é incerto, com o Ecm apostando no vale do Tejo e Setúbal e zonas central do Alentejo e Algarve.
Tal como no evento anterior algumas regiões podem ter migalhas e outras podem ter 50 mm
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Admitindo que faltam, no geral do Algarve, uns 80 a 100mm para a média, ainda tem de chover algo para, pelo menos, termos um ano mediano. Para já estes eventos de instabilidade e trovoadas são perfeitamente normais. Faltaram ou faltam outro tipo de eventos pelo caminho. Metendo a janela de oportunidade até 30 de Maio ainda temos alguma hipótese...
Para o próximo evento estou um bocado céptico...talvez o interior Algarvio, Caldeirão em particular acumule alguma coisa...
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Houve uma siberiana em 2003 se não me engano. O recorde absoluto do IPMA aqui em Cb foi obtido nessa siberiana, -4,8ºC. Eu recordo-me de ir na rua por volta das 8 da noite, um vendaval terrivel e de passar pelo termómetro da farmácia e este marcar -1,5ºC (não sei porque mudaram o termómetro, o velho marcava meios graus o actual é só inteiros), o windchill era terrível, não se podia andar na rua, o recorde foi obtido nessa noite, tenho quase a certeza que foi em 2003.

Se foi em 2003 pode ter sido em janeiro (entre os dias 10 e 16) ou em fevereiro (em meados do mês), se foi em 2004 pode ter sido na última década de fevereiro ou nos primeiros dias de março. Em ambos os casos houve siberiana...

A memória por vez atraiçoa, mas já lá vão mais de 20 anos que caiu um nevão digno de registo na serra do Açor , isto em Abril.

Enviado do meu Core-X3 através do Tapatalk

Terá sido na última década de abril de 1995? É que nessa altura a ISO zero andou a pairar em grande parte do território e houve inclusivamente geadas fortes para a época do ano, com prejuízos brutais na agricultura, e queda de neve acima dos... 600 metros, isto no final de abril! E ainda por cima depois de dias e dias consecutivos com máximas a rondar os 30°C, numa sinóptica que já vinha desde a última década de março... imagino os prejuízos causados por essa mudança brusca de padrão
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Houve uma siberiana em 2003 se não me engano. O recorde absoluto do IPMA aqui em Cb foi obtido nessa siberiana, -4,8ºC. Eu recordo-me de ir na rua por volta das 8 da noite, um vendaval terrivel e de passar pelo termómetro da farmácia e este marcar -1,5ºC (não sei porque mudaram o termómetro, o velho marcava meios graus o actual é só inteiros), o windchill era terrível, não se podia andar na rua, o recorde foi obtido nessa noite, tenho quase a certeza que foi em 2003.

Já investiguei... Foi no dia 1 de março de 2005 que esse recorde mínimo absoluto de -4,8°C foi obtido, isto em Castelo Branco. Nessa altura houve talvez a siberiana mais potente que conheci até agora, nem a siberiana do início deste ano foi tão potente como a que houve em 2005, foi igualmente entre a última década de fevereiro e os primeiros dias de março tal como no ano anterior... Houve inclusivamente o congelamento de grandes rios nalguns trajetos (até em Lisboa a água congelou nessa noite), por isso dá para ter a ideia da brioleira que foi
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
6 meses de espera e não só é preciso lupa para se ver refletividades sobre as ilhas como há que torcer que eventos mais relevantes não ocorram a certa altura... :lmao::facepalm::maluco:

fu50esf.gif
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Alguém saberá dizer o que se passa com os modelos, em especial o ECMWF? É que andam tão instáveis, mas tão instáveis que nem sequer "sabem" as temperaturas máximas previstas para daqui a 24/48 horas!!! Por exemplo, Vila Real tinha uma para amanhã uma máxima prevista de 20°C e agora na última atualização já só prevê... 13°C (7°C a menos de uma atualização para a outra) e para quarta tinha uma máxima prevista de 16°C e agora na última atualização já prevê... 21°C (5°C a mais de uma atualização para a outra). Se for preciso na próxima atualização a máxima de amanhã voltará bruscamente a subir e a quarta voltará bruscamente a descer :lol:
Esta instabilidade nos modelos em termos de temperaturas é normal a tão pouco tempo de distância?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém saberá dizer o que se passa com os modelos, em especial o ECMWF? É que andam tão instáveis, mas tão instáveis que nem sequer "sabem" as temperaturas máximas previstas para daqui a 24/48 horas!!! Por exemplo, Vila Real tinha uma para amanhã uma máxima prevista de 20°C e agora na última atualização já só prevê... 13°C (7°C a menos de uma atualização para a outra) e para quarta tinha uma máxima prevista de 16°C e agora na última atualização já prevê... 21°C (5°C a mais de uma atualização para a outra). Se for preciso na próxima atualização a máxima de amanhã voltará bruscamente a subir e a quarta voltará bruscamente a descer :lol:
Esta instabilidade nos modelos em termos de temperaturas é normal a tão pouco tempo de distância?

Tem faltado uma boa porção das observações aerológicas de altitude proporcionadas pelos voos comerciais.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Esta instabilidade nos modelos em termos de temperaturas é normal a tão pouco tempo de distância?
Ainda que nesta altura do ano haja muita instabilidade nos modelos, não é, de todo, normal. A quarta/terceira vaga de COVID na Europa levou grande parte dos países europeus a decretar o confinamento e a cancelar voos, como é o caso de Itália, Bélgica, França, República Checa, Hungria, Países Baixos ou Estónia, só para nomear uns quantos... Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica e quando há uma diminuição clara dos voos, os modelos começam a falhar muito mais vezes e a curtas distâncias de certo evento. :eek:

Ainda assim, penso que neste momento a coisa está melhor do que em abril do ano passado, até porque, apesar dos confinamentos, a aviação em Portugal foi retomada nas últimas semanas devido ao desconfinamento. Ainda assim, não é suficiente... Lembro-me de que, em abril do ano passado, muitas vezes os modelos falhavam num evento a horas de distância, tanto que por vezes a minha previsão era até mais por intuição através da análise de imagens de satélite do que vendo modelos e depois logo se via o que acontecia! :scared:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,018
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sobre a sinóptica atual, temos uma frente a entrar em Portugal Continental vinda de sudoeste neste preciso momento, que está a deixar acumulados um pouco por todo o Norte e Centro hoje. Contudo, o que mais me interessa é aquela "mancha" a formar-se a sudoeste da Madeira e que, se o deslocamento atual continuar, deverá atingir o Algarve amanhã ao final do dia, passando ligeiramente a sul da Madeira: :rain:
6BIu18Ph.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É que andam tão instáveis, mas tão instáveis

Instáveis não é o termo mais apropriado. Falha relevante do modelo, sim.

DtFSizG.gif


QorzKHW.png


Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica

De longe, os mais importantes são os satélites. Os voos ajudam bastante, contudo.

De resto, dificilmente deixarão de haver diferenças entre os modelos:

BpqJnU0.gif


Mesmo a sapiente malta do NWS, que usa uma mistela de modelos para tentar melhorar as previsões, também erra significativamente.
 
Última edição: