Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,865
Local
Lisboa e Alenquer
Ja vi nevar várias vezes em Portugal e fora de Portugal. Na serra da estrela pelo menos duas vezes quando era miúdo, por volta do Carnaval e ano novo. A neve era tanta, a altura de acumulado era superior a um homem em certas zonas... autênticos maciço de neve. Passávamos na estrada e em certas zonas era como um carreiro fundo aberto entre a neve. Isto início dos anos noventa. Depois já como estudante na faculdade em Abril de 2004, um bom nevão mesmo no início do mês. Apanhei uma queimadura na cara de tal ordem, que tive q andar a por medicação durante uns dias... Depois em 2009, julgo que em Janeiro, apanhei um grande nevão, onde fui quase de propósito a partir do Porto. Em 2006, quando nevou em Lisboa, estava a viver em Telheiras e lembro muito bem desse nevão: chegou a ter alguma acumulação em cima dos carros. Mas falhei em estar em Alenquer, onde no alto Concelho pareciam as pistas de ski. Depois em Londres apanhei só um dia de neve no ano de 2016, um grande nevao na Alemanha, em Colónia qdo lá vivi em 2011, e nesse mesmo ano no natal tb apanhei muita neve no Sul da Alemanha em baden-wutemberg. Basicamente é isto, mas continuo a adorar neve e sempre à espera de uma surpresa ehehe...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nada disso, tens de ir á torre para " enrijares" os ossos, não vês o Ronaldo, toma banho de água gelada e está rijo como o aço. :D :hehe:

Vai para os Pirenéus, mete a mochila às costas e sobe dos 500m até aos 2000m assim como eu ali no mês de Dezembro :malandro:
Com tempo propício é claro;)
Serra da Estrela é sempre complicado, talvez Serra Nevada seja mais fácil...

Eu já fiz tudo isso, mas... não estava a nevar!! :nugget:

:lol:
Agora a sério, banho nos poços do Zêzere ao longo do vale glaciar (sem glaciar, claro, mas a água estava a uns mornos 10ºC), sim.
Mochila às costas só foram umas vezes, nos cimos dos Alpes na Vanoise (Val Thorens e Courchevel), até aos 3200m, mas... não estava a nevar!!! :disgust:
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,565
Local
Castelo Branco
Eu já fiz tudo isso, mas... não estava a nevar!! :nugget:
O melhor método é esperares que uma ISO negativa entre com precipitação e vais à Estrela... O que pode ser chato é arranjar folga no trabalho. Na torre tens neve garantida com ISO 0 ou -1, a precipitação é que pode ser mais difícil.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
911
Local
Albufeira, Algarve
A última vez que vi nevar foi na televisão :malandro:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,216
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A única vez que vi "nevar" em Portugal foi na serra de Montejunto em 2016..



Tirando isso, como vivi nos EUA durante 8 meses, aí sim, vi nevar à séria.. Lembro de nesse ano ter caído lá um bom nevão.. (2003/2004)

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Engraçado, em 2003/2004 também estava a viver nos EUA :)
A minha primeira experiência de neve em ambiente urbano foi por lá. Neve a sério, daquela em que as escolas fecham e ninguém sai de casa :D
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
328
Local
2550 - 1400
A única vez que vi "nevar" em Portugal foi na serra de Montejunto em 2016..



Tirando isso, como vivi nos EUA durante 8 meses, aí sim, vi nevar à séria.. Lembro de nesse ano ter caído lá um bom nevão.. (2003/2004)

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Estou um bocado perdido, mas essa é a subida por Vila verde dos Francos não é? Em direção à casa do guarda?
Já há algum tempo que nao passo por lá e só vi neve por esses sítios ainda antes de 2016 :o
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
12,048
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma das vezes que vi mais neve ( sem ver nevar) foi no Marão.

Para mim o Marão é dos melhores locais, com bons acessos e sobretudo mais perto daqui do Porto ( praticamente uma hora de distância) para ver neve, aqui em 27/02/2016 ( fotos do baú).

archives-2016-2-27-0-0.png


2ObcD8s.png



Nck7Huu.png



3nCkQhn.jpg



zQ9s8c3.png


A7BjWcy.png



Mais recentemente, em Fevereiro /2023 em Azinhoso/Mogadouro, onde aí sim vi nevar copiosamente ( foi a queda de neve mais intensa que assisti e espero que este ano ou em 2024 se repita :D )

Já tinha visto nevar aqui no NE Transmontano também em Janeiro/2021 mas a quantidade (e intensidade da neve) nem metade foi desta de Fevereiro/2023:

iAeYas7.png



De resto, já vi neve na Serra da Estrela ( há uns bons anos que não vou lá) e no Gerês ( outro belo local para ver neve e aqui mais perto do Porto).
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,594
Local
Braga, Merelim (70m)
Eu posso dizer que a última vez que vi nevar foi aqui em Merelim, a 60 metros, com alguma acumulação, no dia 9 de Janeiro de 2009. Acordar a ver neve a cair foi algo memorável. E nessa manhã não tinha aulas. Lembro-me de filmar com uma daquelas camaras de VHS que o meu pai tinha. Tenho de encontrar essas cassetes e arranjar forma de ver isso. Foi a última vez que Braga ficou pintada de branco. Meses antes disso tinha visto nevar intensamente no Gerês, no fim de Novembro, com direito a trovoada em simultâneo.

Esse inverno de 2008/2009 e o seguinte foram algo surreal. Exatamente um ano depois dessa queda de neve voltou a nevar em Braga embora com muito menos intensidade. Aqui também caíram uns flocos.

2009:

2697676.jpg


Neve-2009-Braga-Francisco-Oliveira-Braga-4.jpg



Neve-2009-Braga-Francisco-Oliveira-Braga-2.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Ir à Torre para ver neve, para além do elevado risco de a estrada ser cortada, é quase sempre uma tortura e não dá para aproveitar minimamente. Episódios com grandes acumulados de neve na Torre vêm quase sempre acompanhados por vento forte o que torna extremamente desagradável usufruir do evento, é difícil aguentar mais que uns minutos na rua (por experiência própria, é relativamente fácil aguentar os -20ºC de Rovaniemi sem vento durante cerca de 15/20 minutos; por outro lado, ainda hoje no alto da Sierra de Peña de Francia não aguentei 1 minuto com -2ºC e vento forte).

Na minha opinião, os melhores nevões ocorrem sem vento, dá para ouvir os flocos a cair e o manto branco é mais visível, uma vez que se aguenta sobre as árvores e as coberturas. E isso é praticamente impossível nos cumes das serras.

Deste modo, ver e usufruir de um bom nevão em Portugal, diria que é impossível em eventos de cotas altas, mas em eventos de cotas médias, especialmente entradas de Noroeste, há bastantes locais. Há que ter em conta que durante um nevão há muita coisa que pode correr mal, portanto há que ir para locais onde seja fácil chegar a apoio logístico em caso de ficarmos bloqueados. É provável que as estradas fiquem cortadas ou estejam extremamente perigosas, pelo que há que estar preparado para ficar num determinado local durante várias horas.

Na minha opinião, em Portugal o melhor local para ver neve (frequência, logística e qualidade do próprio nevão) é o planalto de Montemuro, entre os concelhos de Resende, Cinfães e Castro Daire. Várias localidades entre os 1000 e os 1200m, com restaurantes e alojamento, e caminho entre o mar e o planalto desobstruído de obstáculos orográficos na direção Noroeste. Em 2020 passei umas noites na Gralheira e vi o melhor nevão a que assisti em Portugal, mas marquei 3 noites num alojamento com restaurante a 100m de distância. Se tivesse ido lá ver apenas, era improvável que lá chegasse, e impossível de sair no dia do evento. Mesmo que a estrada não esteja cortada, é perigoso andar no meio da neve, do nevoeiro e em estradas de montanha, onde muitas vezes não há sinal de telemóvel.

Mais no interior os melhores nevões estão os associados a cut-off e depressões vindas de Espanha, mas nestes eventos é tudo mais imprevisível, e muitas vezes a 48h de distância ainda não há grande concordância entre modelos.

Não longe daqui, e ainda mais favoráveis em eventos com cotas um pouco mais altas, a raia espanhola a Norte de Trás-os-Montes tem várias localidades acima dos 1000m e o maciço central ibérico, principalmente a Peña de Francia e Gredos, também. Estas últimas costumam ser bastante mais beneficiadas em entradas de Norte do que qualquer local em Portugal. Em Espanha há também a vantagem de as estradas serem muito mais seguras em caso de neve, uma vez que em qualquer estrada municipal é espalhado sal ou areia previamente ao evento. Enquanto a temperatura for próxima de 0ºC e se ouvir o sal a bater no fundo do carro é relativamente seguro seguir em frente.

Durante muitos anos tive que me contentar em esperar que a neve viesse ter até mim. Com o passar dos anos, e com o crescimento profissional, passou a ser-me possível ir atrás da neve. Quase todos os anos arranjo um ou dois fins de semana para ir até a locais onde está prevista neve. Se em dezembro é difícil arranjar voos pouco caros marcados de véspera, em janeiro e fevereiro é extremamente fácil. Esta semana cheguei a estudar uma viagem à zona de Munique/ Praga, mas os voos estavam a preços proibitivos (fim de semana prolongado em Portugal). Acabei por ir a Gredos e deu para matar saudades...
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.