Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,224
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Ir à Torre para ver neve, para além do elevado risco de a estrada ser cortada, é quase sempre uma tortura e não dá para aproveitar minimamente. Episódios com grandes acumulados de neve na Torre vêm quase sempre acompanhados por vento forte o que torna extremamente desagradável usufruir do evento, é difícil aguentar mais que uns minutos na rua (por experiência própria, é relativamente fácil aguentar os -20ºC de Rovaniemi sem vento durante cerca de 15/20 minutos; por outro lado, ainda hoje no alto da Sierra de Peña de Francia não aguentei 1 minuto com -2ºC e vento forte).

Na minha opinião, os melhores nevões ocorrem sem vento, dá para ouvir os flocos a cair e o manto branco é mais visível, uma vez que se aguenta sobre as árvores e as coberturas. E isso é praticamente impossível nos cumes das serras.

Deste modo, ver e usufruir de um bom nevão em Portugal, diria que é impossível em eventos de cotas altas, mas em eventos de cotas médias, especialmente entradas de Noroeste, há bastantes locais. Há que ter em conta que durante um nevão há muita coisa que pode correr mal, portanto há que ir para locais onde seja fácil chegar a apoio logístico em caso de ficarmos bloqueados. É provável que as estradas fiquem cortadas ou estejam extremamente perigosas, pelo que há que estar preparado para ficar num determinado local durante várias horas.

Na minha opinião, em Portugal o melhor local para ver neve (frequência, logística e qualidade do próprio nevão) é o planalto de Montemuro, entre os concelhos de Resende, Cinfães e Castro Daire. Várias localidades entre os 1000 e os 1200m, com restaurantes e alojamento, e caminho entre o mar e o planalto desobstruído de obstáculos orográficos na direção Noroeste. Em 2020 passei umas noites na Gralheira e vi o melhor nevão a que assisti em Portugal, mas marquei 3 noites num alojamento com restaurante a 100m de distância. Se tivesse ido lá ver apenas, era improvável que lá chegasse, e impossível de sair no dia do evento. Mesmo que a estrada não esteja cortada, é perigoso andar no meio da neve, do nevoeiro e em estradas de montanha, onde muitas vezes não há sinal de telemóvel.

Mais no interior os melhores nevões estão os associados a cut-off e depressões vindas de Espanha, mas nestes eventos é tudo mais imprevisível, e muitas vezes a 48h de distância ainda não há grande concordância entre modelos.

Não longe daqui, e ainda mais favoráveis em eventos com cotas um pouco mais altas, a raia espanhola a Norte de Trás-os-Montes tem várias localidades acima dos 1000m e o maciço central ibérico, principalmente a Peña de Francia e Gredos, também. Estas últimas costumam ser bastante mais beneficiadas em entradas de Norte do que qualquer local em Portugal. Em Espanha há também a vantagem de as estradas serem muito mais seguras em caso de neve, uma vez que em qualquer estrada municipal é espalhado sal ou areia previamente ao evento. Enquanto a temperatura for próxima de 0ºC e se ouvir o sal a bater no fundo do carro é relativamente seguro seguir em frente.

Durante muitos anos tive que me contentar em esperar que a neve viesse ter até mim. Com o passar dos anos, e com o crescimento profissional, passou a ser-me possível ir atrás da neve. Quase todos os anos arranjo um ou dois fins de semana para ir até a locais onde está prevista neve. Se em dezembro é difícil arranjar voos pouco caros marcados de véspera, em janeiro e fevereiro é extremamente fácil. Esta semana cheguei a estudar uma viagem à zona de Munique/ Praga, mas os voos estavam a preços proibitivos (fim de semana prolongado em Portugal). Acabei por ir a Gredos e deu para matar saudades...
Aqui há uns anos também dei essa voltinha que estás a dar. Dormi umas noites na hospedaria junto ao Santuário da Peña de Francia. Acordar de manhã e só ver nuvens aos meus pés foi um espetáculo que nunca esquecerei :w00t: E de lá ainda fui fazer uma caminhada a Gredos. É um belo passeio :)
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
930
Local
Albufeira, Algarve
Devo ser de outro planeta visto que a maioria das pessoas parece gostar de neve mas, de alguma forma, a mim não me diz nada :hehe:.
A única coisa que gosto dessa forma é trovoada, caso não fosse óbvio pelo meu nome de utilizador :D...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,779
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Devo ser de outro planeta visto que a maioria das pessoas parece gostar de neve mas, de alguma forma, a mim não me diz nada :hehe:.
A única coisa que gosto dessa forma é trovoada, caso não fosse óbvio pelo meu nome de utilizador :D...
Neve e trovoada são os fenômenos meteorológicos que mais me fascinam, vento a mim é que não me diz nada, dispenso-o.
 

Garcia

Nimbostratus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
500
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Estou um bocado perdido, mas essa é a subida por Vila verde dos Francos não é? Em direção à casa do guarda?
Já há algum tempo que nao passo por lá e só vi neve por esses sítios ainda antes de 2016 :o
Não.. se não me falha a memória, é na estrada que vai mesmo lá acima à zona das antenas.. (penso que só existe aquela estrada, não conheço outra)
Não cheguei a ir mesmo ao topo, porque a experiência a conduzir na neve era e é, 0. Na altura a minha mulher, grávida do nosso primeiro filho, fazia me companhia, e com o carro a começar a escorregar, decidi não me meter em aventuras e voltar para trás..

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
 

casr26

Cumulus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
330
Local
2550 - 1400
Não.. se não me falha a memória, é na estrada que vai mesmo lá acima à zona das antenas.. (penso que só existe aquela estrada, não conheço outra)
Não cheguei a ir mesmo ao topo, porque a experiência a conduzir na neve era e é, 0. Na altura a minha mulher, grávida do nosso primeiro filho, fazia me companhia, e com o carro a começar a escorregar, decidi não me meter em aventuras e voltar para trás..

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk
Tens duas subidas que convergem até ao mesmo ponto para subires até à zona das antenas depois da capela da Nossa Senhora das Neves, são acessos por duas estradas diferentes, uma sobes em Vila Verde dos Francos e a outra sobes pela zona de Pragança, uma parte do trajecto parecia-me claramente a subida já a meio do caminho de quem sobe por Vila Verde, mas...já nao faço esse trajecto há muiiiito tempo, mas pelos vistos estou errado :huhlmao:
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,661
Local
Olhão (24 m)
Devo ser de outro planeta visto que a maioria das pessoas parece gostar de neve mas, de alguma forma, a mim não me diz nada :hehe:.
A única coisa que gosto dessa forma é trovoada, caso não fosse óbvio pelo meu nome de utilizador :D...
Na neve não existem miragens como aquelas que se vê em Albufeira, na neve só se vê os olhinhos e mal. :D

O teu nome de utilizador, nem sabia que existia essa palavra, tive que ir conferir na Infopédia, sempre pensei que era uma mistura britãnica, tipo Toni Verdadeiro. :lmao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,636
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ir à Torre para ver neve, para além do elevado risco de a estrada ser cortada, é quase sempre uma tortura e não dá para aproveitar minimamente. Episódios com grandes acumulados de neve na Torre vêm quase sempre acompanhados por vento forte o que torna extremamente desagradável usufruir do evento, é difícil aguentar mais que uns minutos na rua (por experiência própria, é relativamente fácil aguentar os -20ºC de Rovaniemi sem vento durante cerca de 15/20 minutos; por outro lado, ainda hoje no alto da Sierra de Peña de Francia não aguentei 1 minuto com -2ºC e vento forte).

Na minha opinião, os melhores nevões ocorrem sem vento, dá para ouvir os flocos a cair e o manto branco é mais visível, uma vez que se aguenta sobre as árvores e as coberturas. E isso é praticamente impossível nos cumes das serras.

Deste modo, ver e usufruir de um bom nevão em Portugal, diria que é impossível em eventos de cotas altas, mas em eventos de cotas médias, especialmente entradas de Noroeste, há bastantes locais. Há que ter em conta que durante um nevão há muita coisa que pode correr mal, portanto há que ir para locais onde seja fácil chegar a apoio logístico em caso de ficarmos bloqueados. É provável que as estradas fiquem cortadas ou estejam extremamente perigosas, pelo que há que estar preparado para ficar num determinado local durante várias horas.

Na minha opinião, em Portugal o melhor local para ver neve (frequência, logística e qualidade do próprio nevão) é o planalto de Montemuro, entre os concelhos de Resende, Cinfães e Castro Daire. Várias localidades entre os 1000 e os 1200m, com restaurantes e alojamento, e caminho entre o mar e o planalto desobstruído de obstáculos orográficos na direção Noroeste. Em 2020 passei umas noites na Gralheira e vi o melhor nevão a que assisti em Portugal, mas marquei 3 noites num alojamento com restaurante a 100m de distância. Se tivesse ido lá ver apenas, era improvável que lá chegasse, e impossível de sair no dia do evento. Mesmo que a estrada não esteja cortada, é perigoso andar no meio da neve, do nevoeiro e em estradas de montanha, onde muitas vezes não há sinal de telemóvel.

Mais no interior os melhores nevões estão os associados a cut-off e depressões vindas de Espanha, mas nestes eventos é tudo mais imprevisível, e muitas vezes a 48h de distância ainda não há grande concordância entre modelos.

Não longe daqui, e ainda mais favoráveis em eventos com cotas um pouco mais altas, a raia espanhola a Norte de Trás-os-Montes tem várias localidades acima dos 1000m e o maciço central ibérico, principalmente a Peña de Francia e Gredos, também. Estas últimas costumam ser bastante mais beneficiadas em entradas de Norte do que qualquer local em Portugal. Em Espanha há também a vantagem de as estradas serem muito mais seguras em caso de neve, uma vez que em qualquer estrada municipal é espalhado sal ou areia previamente ao evento. Enquanto a temperatura for próxima de 0ºC e se ouvir o sal a bater no fundo do carro é relativamente seguro seguir em frente.

Durante muitos anos tive que me contentar em esperar que a neve viesse ter até mim. Com o passar dos anos, e com o crescimento profissional, passou a ser-me possível ir atrás da neve. Quase todos os anos arranjo um ou dois fins de semana para ir até a locais onde está prevista neve. Se em dezembro é difícil arranjar voos pouco caros marcados de véspera, em janeiro e fevereiro é extremamente fácil. Esta semana cheguei a estudar uma viagem à zona de Munique/ Praga, mas os voos estavam a preços proibitivos (fim de semana prolongado em Portugal). Acabei por ir a Gredos e deu para matar saudades...

Excelentes esclarecimentos e conselhos! Obrigado! Em algumas situações em que pensei ir à Estrela, acabei por desistir ao reflectir nas condições que iria encontrar e na falta de experiência na condução com neve. Dessa forma, muitas ocasiões passaram sem se concretizar a "aventura". Noutras ocasiões, a viagem a empreender, com eventual estadia marcada para acautelar situações de bloqueio de trânsito, não se coadunava com o trabalho. E algumas vezes, por uma ou outra razão de cautela em demasia, porque razões familiares assim o recomendavam, a ocasião foi lamentavelmente perdida. :D
No entanto, outras experiências de aventura na natureza memoráveis de uma vida compensaram esta pena de ainda não ter concretizado o sonho de ver nevar. Há-de vir o momento certo... ;)
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
930
Local
Albufeira, Algarve
O teu nome de utilizador, nem sabia que existia essa palavra, tive que ir conferir na Infopédia
O engraçado é que eu também não. :D :cheers:
Quando estava a escolher o nome de utilizador não queria escolher a palavra "trovão" então fui ao infopedia.pt procurar por uma palavra relacionada e descobri a palavra "tonítruo". :lmao:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,066
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Neve...Já tive vários episódios aqui no planalto de Ferreira (Chã de Ferreira). alguns excelentes, outros sem acumulação. Pena é que estão a rarear.

Na infância tive alguns em que a escola fechou, um deles com queda a uma 6ª feira, e na 3ª feira seguinte, dia de Carnaval (1983). Memorável!
Tive mais 3 ou 4 com necessidade de fecho das aulas. E outro com queda de neve, com acumulação acima dos 400 mts, num dia 9 de abril.:shocking:
Infelizmente o último episódio a sério foi o de 2009, tudo parado por cá, escolas a fecharem, trânsito mesmo difícil.
Outros episódios assisti na Serra da Estrela, um deles estava precisamente a ver o observatório das Penhas Douradas - com tempo seco, sem precipitação prévia, começou um belo nevão pela tarde; zarpei já com dificuldade pela neve que caía e se transformava em gelo, segui para Manteigas (onde pernoitei) e apreciei por horas o nevão. No dia seguinte fiquei pelo covão da Ametade, depois de reabrirem a estrada até às Penhas da Saúde - a Torre estava encerrada! - onde fizemos um boneco com 1,5 mts de altura; pela tarde deslizamos na neve nas Penhas da Saúde, nos declives carregados de neve. Ao fim da tarde passei na Torre, impossível parar tal era o vendaval...
Já estive na Serra da estrela com neve de mais de 4 metros de altura (1996\1997?).
Também estive na Sanábria, com neve acima dos 3 metros de altura aos 1400 mts de altitude, num mês de Março - as boas condições da Sanábria convidam a ver a neve nos eventos vindos de norte :)
O último evento tem um ano precisamente esta semana, com neve a cair em Montalegre, e razoável acumulação no Planalto da Mourela e serra do Larouco.

Venham mais...:thumbsup:

Aqui o de 2009, ainda na fase incial, de manhã:
09012009042.jpg

Aqui já compactada, umas horas mais tarde e com a relva alta:
09012009055.jpg

Na manhã seguinte, usando um RS caseiro, não tinha ainda a estação meteorológica:
10012009076.jpg
 
Última edição:

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,704
Local
Gondomar (188m)
Na serra da estrela assitia apenas a neve muito fina com bastante vento . E claro está que caia uns flocos e fechava logo tudo . Nao é um sitio que se possa ir desfrutar da neve nao tem condicoes .
O maior nevao sem duvida alguma foi na guarda com tempestade de neve com trovoada , flocos enormes com 10cms de largura foi uma coisa surreal mas fantastica . Em coisa de meia hora tapou o meu carro com 15 cms de neve . Acho que devo ter o video no youtube.

Agora quero tentar ir a manzaneda pois parece me muito mais acessivel e estradas boas e com mais potencial para nevoes que a nossa serra da estrela e nao fecha tanto como a nossa serra.

E tambem claro está a zona de pitoes no extremo norte



Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
930
Local
Albufeira, Algarve
Existe alguma forma de fazer uma votação aqui no fórum?
Era interessante ver qual é a condição meteorológica mais preferida pelos membros. :winner:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,877
Local
Lisboa e Alenquer
Na serra da estrela assitia apenas a neve muito fina com bastante vento . E claro está que caia uns flocos e fechava logo tudo . Nao é um sitio que se possa ir desfrutar da neve nao tem condicoes .
O maior nevao sem duvida alguma foi na guarda com tempestade de neve com trovoada , flocos enormes com 10cms de largura foi uma coisa surreal mas fantastica . Em coisa de meia hora tapou o meu carro com 15 cms de neve . Acho que devo ter o video no youtube.

Agora quero tentar ir a manzaneda pois parece me muito mais acessivel e estradas boas e com mais potencial para nevoes que a nossa serra da estrela e nao fecha tanto como a nossa serra.

E tambem claro está a zona de pitoes no extremo norte



Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
A Serra da estrela fecha muitas vezes, mas espera lá...pode ser uma experiência fantástica de neve (para padrões portugueses, óbvio) e neve a sério! Já apanhei nevões imensos e a pousada da Será da estrela é fantástica! O melhor é ficar um dias. Não sei onde foste tirar essa conclusão de que na Guarda é melhor......
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.