Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,331
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o

Acuso-me, nem a sério nem de outra forma! Ver se trato disso nos próximos tempos, agora com a filhota vale a pena!
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
910
Local
Albufeira, Algarve
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,599
Local
Olhão (24 m)

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
568
Local
Pinhal novo
nada mau, podia estar melhor tendo em conta que estamos em dezembro, principalmente a sul.
mesmo assim a maior parte do norte e centro em capacidade de campo o que faz com que qualquer chuva flua para as barragens e cursos de água.
a sul principalmente no baixo Alentejo e partes do algarve ainda insuficiente.

Captura-de-ecr-2023-12-04-s-23-10-42.png
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,865
Local
Lisboa e Alenquer
nada mau, podia estar melhor tendo em conta que estamos em dezembro, principalmente a sul.
mesmo assim a maior parte do norte e centro em capacidade de campo o que faz com que qualquer chuva flua para as barragens e cursos de água.
a sul principalmente no baixo Alentejo e partes do algarve ainda insuficiente.

Captura-de-ecr-2023-12-04-s-23-10-42.png
O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,704
Local
Gondomar (188m)
A Serra da estrela fecha muitas vezes, mas espera lá...pode ser uma experiência fantástica de neve (para padrões portugueses, óbvio) e neve a sério! Já apanhei nevões imensos e a pousada da Será da estrela é fantástica! O melhor é ficar um dias. Não sei onde foste tirar essa conclusão de que na Guarda é melhor......
Falei na guarda porque é mais resguardada de ventos fortes ao contrario do que acontece na estrela .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,193
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!
Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,865
Local
Lisboa e Alenquer
Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:
Mas este ano vai chover bem também no inverno e primavera, vai compensar....eheh a fazer figas pra isso!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,201
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!

Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:

Estava muito pior:

sa488zZ.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,265
Local
loule-caldeirao
Estava muito pior:

sa488zZ.jpg
Existe uma boa recuperação à superfície mas em profundidade contínua o problema e talvez pior.
Eu fiquei chocado com o que vi no fim de semana particularmente de Grândola para baixo! Mas a minha análise vale o que vale...
Para mim enquanto não começar a aparecer CC no sul, esse mapa vale o que vale...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,193
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estava muito pior:

sa488zZ.jpg
Não tinha noção do quão má a situação estava em 2022. :scared: Agora que me mostras o mapa da capacidade de água no solo é que fui ver e, de facto, 2022 até novembro teve menos precipitação que 2023. Foi dezembro que basicamente salvou o ano.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,201
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!

Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:

Não tinha noção do quão má a situação estava em 2022. :scared: Agora que me mostras o mapa da capacidade de água no solo é que fui ver e, de facto, 2022 até novembro teve menos precipitação que 2023. Foi dezembro que basicamente salvou o ano.

Só em 13 de Janeiro já deste ano é que se atingiu a melhor situação da água no solo no Sul.
Basicamente, ainda estamos debaixo da herança da seca de 2022, que nunca foi totalmente recuperada, principalmente em profundidade nos aquíferos.

jzAcc6s.jpg


A 2 de Março apareceram as primeiras áreas em PEP, as mesmas que agora ainda não saíram dos 20 a 40%.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,754
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Só em 13 de Janeiro já deste ano é que se atingiu a melhor situação da água no solo no Sul.
Basicamente, ainda estamos debaixo da herança da seca de 2022, que nunca foi totalmente recuperada, principalmente em profundidade nos aquíferos.

jzAcc6s.jpg
E foi precisamente a partir dessa altura que a torneira praticamente fechou até Setembro... Esperemos que este ano tal não aconteça .
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
323
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Ainda bem que colocaram o mapa de água no solo de 3/Dez/2022, pois recordo-me que estávamos pior do que agora... o que fez mudar foi mesmo o Dezembro/22...
Aqui, em quantidade de precipitação o outono/inverno de 2023 até agora ainda tem mais do que out/inv de 2022, mas creio que se nota mais na água do solo pois tem caído de forma menos intensa e no geral parece-me estar a haver menos evaporação (menos vento/dias de sol), o que também é relevante. Posso ir verificar com dados, é pelo menos uma percepção.
A 13/Jan/2023 as perspectivas era excelentes, só que dai para a frente fechou praticamente a torneira durante 8 meses!...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.