joralentejano
Furacão
Realmente. A Kristin em termos de precipitação nem resultou em acumulados excecionais, pior foi mesmo o vento. Considerando os solos saturados, claro que a chuva que lhe veio associada deu origem às subidas dos caudais, mas isso agora daqui em diante vai sendo o habitual sempre que chove, mesmo sendo poucas horas.![]()
Efeitos da tempestade Kristin: “Sementeiras de Outono e Inverno estão condenadas”
A precipitação continua a encharcar os campos de cultivo de Norte a Sul de Portugal. Aves e gado são prejudicados pela abundância de água.www.publico.pt
A Kristin agora tem as "costas largas"...
E tal como é preocupante quando estamos em seca, também é preocupante o cenário dos modelos que não param de prever acumulados muito elevados. Acima das 240h está a acontecer o inverso de quando estamos em período seco: surge o anticiclone a longa distância, mas acaba por se esfumar logo a seguir.

Só o ECMWF prevê quase 150mm para aqui entre 1 e 8 de fevereiro, praticamente a normal de Elvas para o trimestre Janeiro-Março que é de 160mm. Já não se consegue "segurar" a água em lado nenhum, portanto o cenário não vai ser fácil na próxima semana em todo o território se isto realmente se vier a concretizar.
Gosto muito de chuva, mas tal como noutros aspetos, temos de reconhecer que já começa a ser extremo.



