Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)



frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mês de Julho com água do mar com temperaturas bem abaixo do normal para a época na costa Sul.

Para Faro, o normal seria 22ºC. Contudo, as previsões têm apontado para valores que têm rondado os 19ºC e os 20ºC.

Já no cerne do Golfo de Cádiz, as previsões têm rondado os 22ºC, quando o normal seria 24 a 26ºC.

Nos últimos anos os famosos dias de levante na costa algarvia nos meses de Julho e Agosto, com águas muito quentes e ventos de leste têm escasseado. Este ano parece não ser excepção.

Para quando o regresso do Suão?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mês de Julho com água do mar com temperaturas bem abaixo do normal para a época na costa Sul.

Para Faro, o normal seria 22ºC. Contudo, as previsões têm apontado para valores que têm rondado os 19ºC e os 20ºC.

Já no cerne do Golfo de Cádiz, as previsões têm rondado os 22ºC, quando o normal seria 24 a 26ºC.

Nos últimos anos os famosos dias de levante na costa algarvia nos meses de Julho e Agosto, com águas muito quentes e ventos de leste têm escasseado. Este ano parece não ser excepção.

Para quando o regresso do Suão?

Nem todos os anos podem estar 24º ou 25º, terá que haver anos em que a agua terá que ter menos temperatura. A normal para Faro é um pouco mais baixa dos que os 22º que foram escritos ela andará entre os 20º e 21º e o levante no Algarve não é a norma no Algarve no verão; há um post de um membro do Algarve que expôem todo o movimento de brisas e de vento no Algarve, e é uma explicação muito correcta desse mesmo membro.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nem todos os anos podem estar 24º ou 25º, terá que haver anos em que a agua terá que ter menos temperatura. A normal para Faro é um pouco mais baixa dos que os 22º que foram escritos ela andará entre os 20º e 21º e o levante no Algarve não é a norma no Algarve no verão; há um post de um membro do Algarve que expôem todo o movimento de brisas e de vento no Algarve, e é uma explicação muito correcta desse mesmo membro.

Recordo-me de ler uma vez no site do INM uns textos interessantes sobre a dinâmica da temperatura da água do mar e da ondulação na costa Sul mas penso que já não está no site.

Quanto aos 22ºC, já não me recordo onde vi. Sei que memorizei que no mês mais frio a temperatura da água do mar rondaria os 14/15ºC e nos meses mais quentes os 22ºC (em Faro).

Penso que uma das razões que motiva as diferenças entre a Faro e Monte Gordo em termos de temperatura da água do mar é a menor profundidade da Baía de Monte Gordo... a outra será uma maior exposição às correntes de Leste.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
hoje parece que a agua no algarve esta um caldinho segundo a boia de Faro a água as 15:38 estava com a temperatura de 22.8 ºC nada mau comparando com outros dias deste mes em que a agua chegou a estar a 18ºC , agora sim esta convivatida de um bom mergulho e nao me admirava nada se na zona de monte gordo a agua deve estar por volta dos 24ºC 25ºC . isto sim é o algarve
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
hoje parece que a agua no algarve esta um caldinho segundo a boia de Faro a água as 15:38 estava com a temperatura de 22.8 ºC nada mau comparando com outros dias deste mes em que a agua chegou a estar a 18ºC , agora sim esta convivatida de um bom mergulho e nao me admirava nada se na zona de monte gordo a agua deve estar por volta dos 24ºC 25ºC . isto sim é o algarve

Em Albufeira a água não devia estar tão quente. Eu pelo menos não achei. Embora também não estivesse fria. Talvez uns 20-21ºC, o que para mim é bem bom.
Fora de água é que estava exageradamente quente. Aliás, foi mais um dia de forno pelo Algarve. E a noite continua quente. Agora é que sabiam bem uns mergulhos. :rolleyes:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Passei os últimos 8 dias no Algarve. A praia não foi tanta quanto isso, mas ainda deu para fazer alguma. Especialmente ao final da tarde e até ao pôr-do-sol. :p
A água não estava um caldinho, mas perfeita para mim!
À volta dos 20ºC, diria eu.:hehe:

Algumas fotografias "turisticas" :p


Quarteira


Albufeira


Alvor
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Passei os últimos 8 dias no Algarve. A praia não foi tanta quanto isso, mas ainda deu para fazer alguma. Especialmente ao final da tarde e até ao pôr-do-sol. :p
A água não estava um caldinho, mas perfeita para mim!
À volta dos 20ºC, diria eu.:hehe:


Sugestivas fotos, caro AnDré:thumbsup:. Conto estar 15 dias no Algarve, a partir do dia 15, tentarei ter a tua perícia para alguns "postais".

P.S. Não nos vamos esquecer dos Carris, O.K.?;)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Consegui passar parte da manhã na praia de Matosinhos, com maré baixa, sem vento e uma ligeira bruma simpática;). Deixo aqui algumas fotos desta praia muito extensa e da sua envolvente.

EDIFÍCIO TRANSPARENTE



CASTELO DO QUEIJO



A REDE GIGANTE DE HOMENAGEM AOS PESCADORES



A TENDA DE PRAIA DO FC PORTO



VISTA GERAL



O MEU FILHO NO BODYBOARD



A INTRIGANTE BRUMA