Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Agua bem fresquinha na costa oeste de Portugal, e que vai potenciar a continuação da nortada, e não só dos nevoeiros, neblinas e estratos que ocorrem nesta costa(é uma das variaveis do gradiente termico que existe)


ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 14 a 17ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 19ºC
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Além de que agora que olhamos com mais atenção para o produto da Aemet, parece-me que ele não é muito certo ou então está desfasado uns dias pois ainda mostra temperaturas no litoral norte bem acima da realidade presente.

Acho que se trata de um problema de escala.

A resolução do produto da Aemet é muito baixa, e como o upwelling é apenas junto à costa, não é detectada essa diferença de temperatura.

No entanto olhando para o produto do meteogalicia, o efeito do upwelling já é mais notório. Não são os 14ºC marcados na bóia de Leixões, mas também não são os 19-20ºC do produto da Aemet. De notar que a 50Km da costa, a temperatura mantém-se próxima dos 19ºC descritos pelo produto da Aemet.

1-9.png


E fazendo ainda uma resolução maior, para as rias baixas da Galiza, temos então a clara noção do efeito de upwelling, com o modelo a traduzir muito bem a realidade da temperatura junto à costa. (Só descobri esta resolução para as rias hà instantes.)

2-9.png


Em Caminha, a temperatura da água do mar esta manhã, deveria andar pelos 13ºC. :cold:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A possibilidade de um domingo cinzento chuviscoso que apontava a previsão era real.
E afinal, aqui neste norte litoral ,
que bela tarde de praia ,ainda que tenha tido no final
uma interrupção abrupta...
Também há dias difícéis para os meteorologistas.
Hoje a fronteira entre o céu pouco nublado e vento fraco de Oeste
e o cinzento denso por vezes chuviscoso era ténue, minúscula.
Coisa de Viana a Vigo .
Quanto a banhos: já eram...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Um belo dia de praia pelo Magoito! Embora a bandeira estivesse vermelha, a praia encheu. Era rara a brisa que soprava. Estava de facto calor!

Já a água, manteve-se fresca.

06773.jpg


06765.jpg


Pequeno-almoço na praia!:D

06761.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Os Açores até estão com uma anomalia negativa, sobretudo a noroeste do arquipélago, que em parte atribuo ao "puff" repentino e falhanço dos modelos daquela depressão do outro dia. As bóias do Climaat estão infelizmente offline desde há uns tempos, mas segundo o IM a água nos Açores ronda apenas os 19ºC, modesto para esta altura do ano. Um pouco afastado sim, já aparecem umas pequenas bolsas próximas dos 27ºC, mais ainda são 400/500km a sul do arquipélago.

Eu referia-me ao território marítimo dos Açores em geral e não às bóias junto à costa do Climaat.
Faz parte ainda dos Açores essa área dos 27 que entretanto tem vindo a aumentar e até já a ultrapassar esses valores, com o respectivo avançar do verão:



Temperaturas registadas ontem ( 15 de Julho).

Isto é um aspecto interessante que insisto que deve ser monitorizado mais vezes pois o mar tem muita influência nos climas terrestres.
Gostei muito de um documentário sobre as zonas de alto mar dos Açores que deu na National Geographic que exemplificava bem a riqueza magnífica destes «trópicos» oceânicos, que eram fortemente influenciados pela Corrente do Golfo.
Pena é o desconhecimento quase geral sobre estas maravilhas naturais...











Relativamente a águas com temperatura dessa ordem, 27/28/29ºC como estão agora no Mediterrâneo, eu no início de Agosto de 2003 apanhei 27ºC em Monte Gordo e no Mediterrâneo nalgumas zonas passou dos 32ºC. Recordo-me que não era propriamente desagradável, até era divertido, mas era uma sensação um pouco estranha. E se por acaso fizéssemos algum esforço, um pequeno desporto aquático na água, não havia qualquer sensação de frescura, antes pelo contrário. Essas partes eram um pouco desconcertantes :)

Sim eu também já tomei banho em águas a essas temperaturas, tanto no mar como em praias fluviais.
No mar, foi no Brasil o mais quente que apanhei ( em torno de 30-31ºc).
Mas no geral, não me lembro de ter tomado banho em águas tão quentes como na Barragem de Montargil, onde em certas zonas a água estava tão quente que até custava entrar. E esta barragem está no Ribatejo e não propriamente num vale ardente no Guadiana ou no Douro.
Mas claro que nem é comparável a facilidade com que aquece ou arrefece um corpo de água fluvial/ mar interior com o mar aberto, ( um pouco como o Mediterrâneo em relação aos oceanos), pois é pobre em correntes ( de profundidade, por exemplo), nutrientes e está abrigado ( sobretudo as zonas fluviais interiores e não tanto os mares interiores) em geral de brisas marítimas refrescantes.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Praia de Água de Madeiros, esta manhã. Bastante fresco, por lá, e com vento moderado à mistura. Conforto, só nos locais abrigados...

6893.jpg


06895.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem, em toda a linha da Costa da Caparica, o cenário era idêntico a Sesimbra.
O problema era mesmo estacionar o carro. Estava caótico. E as filas de transito? Eram 21h30 e ainda estava na fila para a ponte 25 de Abril.

Mas era mesmo caso para isso.
O sol pôs-se e nem sinal de nortada houve.