Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
vamos no bom caminho para melhorar a situação de seca no pais ;) é preciso ver que devido ao facto de alguma convecção estar envolvida é dificil modelar a quantidade de precipitação embora certamente será bastante:D
tambem a neve deverá cair a cotas medias e altas , na minha oipiniao,acima dos 800-1100mts.
a ver vamos:thumbsup::thumbsup:
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m


:rain::rain:
Era escusado tanta chuva :(

-.-' -.-'

Isso ainda vai sofrer actualização ( provavelmente tirar um pouco):rolleyes:

De qualquer modo a confirmar-se esses 62 mm de chuva são bem vindos e até acho que deveriam ser mais ( talvez uns 100 mm numa semana fosse o ideal)

Para zonas do sul onde não chove há vários dias deveriam ver de 100 mm a 150mm distribuidos numa semana!

Mas isto já é sonhar alto.....:rolleyes:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Era escusado tanta chuva :(

-.-' -.-'

Eu digo exactamente o contrário...

semttulonwn.jpg


Era escusado tão pouca chuva... -_-'

Se dizem que os modelos ainda vão retirar alguma então pior ainda... :(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Muito interessante o cenário para as próxima semana, sem dúvida de caracteristicas primaveris, vamos lá ver quanto vai render, e vamos lá ver se isto cola e depois não descola :lmao: sem dúvida é a mudança de padrão a impor-se, basta ver que as depressões enfraqueceram bastante do o mês passado para agora.



A nivel de temperaturas tambem está bastante engraçado, quase podendo se afirmar que estaremos sobre a influência de um "lago" de iso de 2ºC :D

 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Isso ainda vai sofrer actualização ( provavelmente tirar um pouco):rolleyes:

De qualquer modo a confirmar-se esses 62 mm de chuva são bem vindos e até acho que deveriam ser mais ( talvez uns 100 mm numa semana fosse o ideal)

Para zonas do sul onde não chove há vários dias deveriam ver de 100 mm a 150mm distribuidos numa semana!

Mas isto já é sonhar alto.....:rolleyes:

Ao menos se chovesse onde era preciso, tudo bem.. Não havia problemas..

62mm é demasiado :dry: .. 20mm já chegava prefeitamente..

Se podesse doar os meus mm's doava aos Algarvios :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Muito interessante o cenário para as próxima semana, sem dúvida de caracteristicas primaveris, vamos lá ver quanto vai render, e vamos lá ver se isto cola e depois não descola :lmao: sem dúvida é a mudança de padrão a impor-se, basta ver que as depressões enfraqueceram bastante do o mês passado para agora.
A nivel de temperaturas tambem está bastante engraçado, quase podendo se afirmar que estaremos sobre a influência de um "lago" de iso de 2ºC :D

nao sei onde arranjas mudanças de padroes baseado em condições meteorologicas durante uma semana...sabes eu tambem podia ter arranjado mudanças de padroes lá em março quando mesmo em zonas proximas ao mar como sines tivemos 15 dias com tmax acima de 20 e uns 5 com tmax acima de 25:disgust:
ainda nem vamos na metade de abril e já fazes previsões de mudanças de padroes sabe-se lá para quando e para quê:huh::mad:
se te baseias numa semana de temperaturas tipicas de março, em abril, para dizeres que o verao ou os proximos anos serao frios eu podia ter me baseado no mes inteiro de março, com temperaturas tipicas de maio/junho, para dizer o oposto.......alguem fe-lo? se alguem o fez tambem nao acho correcto ....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
nao sei onde arranjas mudanças de padroes baseado em condições meteorologicas durante uma semana...sabes eu tambem podia ter arranjado mudanças de padroes lá em março quando mesmo em zonas proximas ao mar como sines tivemos 15 dias com tmax acima de 20 e uns 5 com tmax acima de 25:disgust:
ainda nem vamos na metade de abril e já fazes previsões de mudanças de padroes sabe-se lá para quando e para quê:huh::mad:
se te baseias numa semana de temperaturas tipicas de março, em abril, para dizeres que o verao ou os proximos anos serao frios eu podia ter me baseado no mes inteiro de março, com temperaturas tipicas de maio/junho, para dizer o oposto.......alguem fe-lo? se alguem o fez tambem nao acho correcto ....

O que eu disse foi que a nivel do Atlântico a depressões estão cada vez mais fracas em comparação ao mês passado, não tem a ver exclusivamente conosco ;) comparando um mês com o outro vês que as depressões são cada vez menos cavadas e em menor numero.



 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que eu disse foi que a nivel do Atlântico a depressões estão cada vez mais fracas em comparação ao mês passado, não tem a ver exclusivamente conosco ;) comparando um mês com o outro vês que as depressões são cada vez menos cavadas e em menor numero.

nesse caso dou-te razao:thumbsup:;)
mesmo assim é preciso ver que isto da mudança de padroes demora, nao é numa semana :thumbsup:para a prox ou para a outra semana até podes ter uma depressao bem cavada;)é esta uma das belezas da meteo:thumbsup::thumbsup:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Condições favoráveis à queda de granizo...queda de neve acima dos 1000m, no dia seguinte 900m e no outro 800m...interessante sem dúvida a previsão descritiva do IM. :shocking: só falta mesmo as trovoadas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Péssima run do GFS às 12. Limita toda a precipitação a Terça e Quarta e depois mete o AA em cima. Vamos esperar pelo Europeu e por próximas saídas, pode ter sido apenas uma má run.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que aqui no Algarve podemos ter uma mudança de padrão nos próximos dias.
Podemos passar de sol e ceu pouco nublado para períodos de céu muito nublado.

Será que segundo a run do GFS das 12h temos uma mudança de padrão no Sul para Quinta:
Será que vamos passar do tempo que está hoje ... para o tempo que está hoje !!
Ou será a chegada do Verão ???:angry::angry::huh: