Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Volto a frisar que em 2006 a situação era bem identica....também não havia precipitação...e depois no proprio dia era só noticias....

Isso não corresponde inteiramente à verdade, basta pesquisares o histórico do fórum nessas datas.
Este é o tipo de mensagens que encontras nos seguimentos da altura:


«Esta ultima saida das 18h é bastante boa. Mantêm o frio em altura e como diz o Minho, vai haver precipitação em toda a metade oeste da peninsula, que irá progredindo de norte para sul, para que todos fiquemos contentes»

«No weather.com a minima para Lisboa vai ser de 4ºC com 90% de probabilidade de chuva.Vamos ver se o vento provocará uma temperatura mais baixa»

«No weatheronline à previsões de queda de neve para Sintra com temperatura a 0ºC.»

«Pelo que percebi no Wetterzentrale amanhã a temperatura a 850hPa vai estar nos -5 em quase todo o interior e a precipitação vai cair principalmente com maior abundância por volta das 6h00. Estou com esperança»

Em 2006 o IM dava cotas relativamente baixas, 400/600 metros para os parametros deles nessa altura que eram muito mais conservadores que estão a ser este ano, a Aemet dava neve em Badajoz e até na Andaluzia, havia frio e havia precipitação prevista devido a um núcleo depressionário. Para Lisboa é que ninguém acreditou muito que fosse possível, mas noutras zonas era uma expectativa natural, o snowforecast tinha bastante neve a norte e centro e mesmo no Alentejo.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Como já foi dito mais atrás, para nevar a cotas baixas em Lisboa, tem que se formar um núcleo de baixas pressões na zona, que por um lado ajude à acumulação de frio e por outro lado gerar precipitação. Olhando para os modelos, neste momento essa depressão não existe e se tal acontecer não há neve para ninguém.

Certo é que as temperaturas vão baixar bastante nos próximos dias e há que ter os devidos cuidados e precauções para este tipo de episódios.

Ainda faltam 48 horas para atingirmos as temperaturas mais baixas a 500/850 hPa e muito pode mudar, mesmo em cima do hora.

Dados de 2 estações de Lisboa, em 29-01-2006. Atentem na temperatura e pressão:

Portela

tempf.gif


Amadora

tempo.gif
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sinceramente eu acho que não irá haver precipitação...logo não há neve, pelo menos desde que vivo em Bragança não houve uma única entrada de Norte que resultasse em neve, pelo menos para esta zona do País e que eu me lembre!

Atenção a sexta feira ai para Bragança ;) para amanhã na minha opinião as regiões onde existe maior probabilidade de haver precipitação é as regiões do interior centro e sul do país portanto neve pode cair acima dos 500m 600m aqui no centro havendo uma descida da cota com o passar do dia, agora o pessoal do litoral mais concretamente de Lisboa caso exista precipitação amanhã a temperatura não será suficientemente baixa para nevar ;) vamos aguardar mais umas horas e fazer o nowcasting que nós possibilita saber o que se vai passar com umas horas de antecedência ;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Atenção a sexta feira ai para Bragança ;) para amanhã na minha opinião as regiões onde existe maior probabilidade de haver precipitação é as regiões do interior centro e sul do país portanto neve pode cair acima dos 500m 600m aqui no centro havendo uma descida da cota com o passar do dia, agora o pessoal do litoral mais concretamente de Lisboa caso exista precipitação amanhã a temperatura não será suficientemente baixa para nevar ;) vamos aguardar mais umas horas e fazer o nowcasting que nós possibilita saber o que se vai passar com umas horas de antecedência ;)

Sabes estou um pouco céptico em relação à precipitação para Bragança...têm sido sempre a pôr e a tirar...aínda não vi duas runs semelhantes, já foi na quarta, na quinta agora é sexta...


Isto era já para amanhã...previsto com apenas 54 horas de antecedência...
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Acho que desde 2005!Eu sou do inicio de 2006 e já havia habitantes nesta casa..!Muitos menos, mas já eramos!! :D E outra questão...Uma vez que não existe apenas um modelo de previsões, (o qual quase toda a gente está a considerar - GFS) ainda não está tudo perdido...É óbvio que tem que existir alguma racionalidade por parte de todos nós e não andarmos a dizer à toa a toda a gente que vai nevar debaixo de terra, mas ponderadamente podemos ter uma réstia de esperança..O próprio GFS falha por vezes e outros acertam na vez dele! O frio está a entrar com força (e desse temos certeza!) e agora nada melhor que cada um por si e para todos nós, ir fazendo de Norte a Sul e de Oeste a Este, o seguimento do que vemos e sentimos, e não do que esperamos ver..!Olhos lá para cima e já agora com um casaquito vestido que dizem que está para aí um calor esquisito...:assobio:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vou escrever algo off topic mas que diz respeito a previsões.

Se há dois parametros meteorológicos dificeis de prever para Portugal é de certeza ondulação forte(temporal), e neve a cotas baixas.

Tal como o Tiagofsky escreveu nestes ultimos tempos tem havido pouca racionalidade em algumas previsões como o facto de dar neve para Lisboa(ou dar a suposição de).

Este, e espero estar redondamente enganado vai ser um episódio seco e frio e se calhar o unico dia com supresa poderá ser na sexta feira, já reparei que muita gente não repara na posição das isobaras nos modelos, mas as devem olhar!
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Sim, faz sentido que façam referência a essas cotas em modelos numéricos e em países com cotas negativas,mas obviamente que foi uma hipérbole utilizada por mim, uma vez que inclusivamente com este episódio não há previsão de cota 0 quase em lado nenhum, salvo alguma rara excepção!;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Apesar de eu estar céptico em surpresas, também tenho esperanças. A entrada é brutal em altitude e não é uma entrada seca clássica, é mista, tem boa componente marítima, Inglaterra encheu-se de neve hoje, é quanto a mim também um pouco leviano afirmar-se que é impossível neste cenário.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Isso não corresponde inteiramente à verdade, basta pesquisares o histórico do fórum nessas datas.
Este é o tipo de mensagens que encontras nos seguimentos da altura:




Em 2006 o IM dava cotas relativamente baixas, 400/600 metros para os parametros deles nessa altura que eram muito mais conservadores que estão a ser este ano, a Aemet dava neve em Badajoz e até na Andaluzia, havia frio e havia precipitação prevista devido a um núcleo depressionário. Para Lisboa é que ninguém acreditou muito que fosse possível, mas noutras zonas era uma expectativa natural, o snowforecast tinha bastante neve a norte e centro e mesmo no Alentejo.


Eu continuo a afirmar o mesmo...mas se formos por ai...o weatheronline...da pa sintra apenas 1ºC e 70% de probabilidade de chuva para sexta...

http://www.weatheronline.co.uk/weat...REGION=0005&WMO=08532&LEVEL=52&R=0&NOREGION=1

E o weather.com tambem nao anda longe...temperatura de 5ºC para Lisboa...com 50% de probabilidades de chuva.....para domingo...

Cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
... pelo menos desde que vivo em Bragança não houve uma única entrada de Norte que resultasse em neve, pelo menos para esta zona do País e que eu me lembre!

Nem sempre, no dia de Natal de 2004 o vento norte era tão intenso que arrastou alguma da neve da Sanábria e deixou aqui uma fina camada branca.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu continuo a afirmar o mesmo...mas se formos por ai...o weatheronline...da pa sintra apenas 1ºC e 70% de probabilidade de chuva para sexta...

http://www.weatheronline.co.uk/weat...REGION=0005&WMO=08532&LEVEL=52&R=0&NOREGION=1

E o weather.com tambem nao anda longe...temperatura de 5ºC para Lisboa...com 50% de probabilidades de chuva.....para domingo...

Cumps


A precipitação da 6ªfeira apareceu apenas esta tarde na saída das 12z do GFS, foi uma novidade, e a de Domingo para já ainda não está no mesmo campeonato das expectativas dada a distância. Se na véspera (hoje é 3ªf) eu tiver precipitação na 6ªf como houve em 2006, outro galo da confiança cantará ;)


Já agora a depressão de 2006, que para já não existe actualmente, e que provocou preciosos aguaceiros no desenrolar do evento ao arrastarem o frio dos níveis médios e altos para baixo.

satk.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não se fixem em mínimas para ver se neva!

Mínimas estão ligadas às inversões junto ao solo, nada a ver com o que se passa lá em cima necessáriamente!

Podia numa situação limite estar -3º em Sintra, e começar a chover! Aliás vimos episódios de "freezing rain" recentemente em Portugal, e pessoal a refilar por chover com 0º!

Fiava-me mais numa máxima baixa num dia de chuva para isso, embora longe de certo, agora pela mínima não vale a pena..

E se realmente estiver uma situação em que é para nevar, com a atmosfera realmente gélida, e com precipitação suficientemente forte para afundar o frio.. Este vem, e neva, não é pela máxima ou mínima prevista pelo modelo..

29 janeiro de 2006, antes da neve, a temperatura estava acima dos 6/7º, e desceu aos 0º, a mínima foi nesse pico rápido, no suposto "pico do calor", e uns graus abaixo da mínima registada de noite, e prevista pelos modelos!

Estes picos frios convectivos estão fora do ciclo diurno da temperatura pela radiação/insolação, não se guiem por isso.

Aliás, por algum motivo as cotas de neve têm num determinado local sempre pouca margem, de 200/300metros, e não "neve entre os 500 e 1500 metros" que seria se fossemos atrás do ciclo da temperatura à superfície...

;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.