Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Realmente, só 140mm em 7 dias! Vamos entrar em seca...

Não é que seja pouco, mas a média é de 168mm e o GFS tem vindo a roubar precipitação. Mas não é o suficiente para entrar em seca, pois os 140mm mais os 28.8mm acumulados, já faz a média!:lol:

E já agora, se não fosse muito incómodo, talvez fosse melhor apenas colocar post´s mais elaborados, e que informem mais...:(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

Atenção na forma como disseste,
Vamos lá a ver ... obviamente que não era uma previsão em exclusivo para o MeteoPT, pois o David estava a brincar era uma forma de expressão ..
Mas tb não fiz um copy paste da previsão sazonal dele ..
Se reparares ele fala especificamente em determinados países. Isto porquê?
Porque na previsão sazonal mais a baixo nesse link, aparece aquela é uma espécie de Previsão Oficial (a mesmo dele existe no Accuweather em Video)e eu aproventei para comentar e tentar sacar qualquer coisa mais especifico para o nosso território. Como a Giraça do Blog Europeu disse que aquelas questões/comentários eram para o Joe Bastardi e que seriam respondidas obviamente tentei sacar alguma coisa mais !!

Contudo o que ele me respondeu não foi nada que não estivesse lá escrito (esperava algo mais técnico), mas foi o possível !!
Quando falei em falar acho que toda a gente deve ter percebido que obviamente não era pessoalmente, nem por telefone :lmao: até Linguas não é o meu forte como referi...

Desculpem o Off-Topic mas achei necessário que isto fosse do conhecimento de toda a gente !!

EDIT: Eu tb pensei isso que a resposta seria por mail, mas depois apareceu onde já viram !!
( Que são as respostas aos comentários existentes )
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, retirei do GFS. O ECMWF estive agora a consultá-lo, e a única coisa que vi talvez mais democratizada foi o vento a 850hpa (o GFS também o prevê), o que não implica chuva.

Levante, neste caso o vento que vemos no ECM aos 850 hpa para Domingo só pode estar associado a uma banda de precipitação forte, ou seja, o ECM nesta saída das 12z estará algo parecido com o GFS das 18z de ontem que beneficiava o Algarve. E para o restante país muita chuva mas talvez não tão radical como o GFS em termos de acumulação. Mas aguardemos por mais saídas e pelos mapas de precipitação do ECM.

wind3285032and32mslpeur.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,685
Local
Aveiras de Cima
Não é que seja pouco, mas a média é de 168mm e o GFS tem vindo a roubar precipitação. Mas não é o suficiente para entrar em seca, pois os 140mm mais os 28.8mm acumulados, já faz a média!:lol:

E já agora, se não fosse muito incómodo, talvez fosse melhor apenas colocar post´s mais elaborados, e que informem mais...:(

Não querendo entrar em off topic mas já entrando, Pedro tu também escreves por vezes posts pouco informativos e pouco elaborados;)

Para o Norte a chuva parece já estar mais que garantida e em boas quantidades, agora onde ela faz mais falta neste momento que é no Sul do País parece que está mais complicado. Veremos o que os modelos nos indicam nas proximas saidas:)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E fizeste tu muito bem Aurélio.
Arranjaste uma previsao especifica para Portugal, e ainda por cima fiquei a saber que vou experienciar um Inverno frio e com muita neve, aqui na Áustria.

Eu até acho que às tantas ainda vamos ter um novo Inverno com um ou dois episódios neve às cotas zero.
Se há precipitação acima do normal e temperaturas abaixo... basta uma entrada polar.


Atenção na forma como disseste,
Vamos lá a ver ... obviamente que não era uma previsão em exclusivo para o MeteoPT, pois o David estava a brincar era uma forma de expressão ..
Mas tb não fiz um copy paste da previsão sazonal dele ..
Se reparares ele fala especificamente em determinados países. Isto porquê?
Porque na previsão sazonal mais a baixo nesse link, aparece aquela é uma espécie de Previsão Oficial (a mesmo dele existe no Accuweather em Video)e eu aproventei para comentar e tentar sacar qualquer coisa mais especifico para o nosso território. Como a Giraça do Blog Europeu disse que aquelas questões/comentários eram para o Joe Bastardi e que seriam respondidas obviamente tentei sacar alguma coisa mais !!

Contudo o que ele me respondeu não foi nada que não estivesse lá escrito (esperava algo mais técnico), mas foi o possível !!
Quando falei em falar acho que toda a gente deve ter percebido que obviamente não era pessoalmente, nem por telefone :lmao: até Linguas não é o meu forte como referi...

Desculpem o Off-Topic mas achei necessário que isto fosse do conhecimento de toda a gente !!

EDIT: Eu tb pensei isso que a resposta seria por mail, mas depois apareceu onde já viram !!
( Que são as respostas aos comentários existentes )
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Levante, neste caso o vento que vemos no ECM aos 850 hpa para Domingo só pode estar associado a uma banda de precipitação forte, ou seja, o ECM nesta saída das 12z estará algo parecido com o GFS das 18z de ontem que beneficiava o Algarve. E para o restante país muita chuva mas talvez não tão radical como o GFS em termos de acumulação. Mas aguardemos por mais saídas e pelos mapas de precipitação do ECM.

Concordo Vince até porque parece-me que não tinha visto ainda nada desse género através do ECM !!
Embora não sendo perito estes ventos aos 850 hpa estão perfeitamente identificados/associados com a depressão.
Para além disso se não estou enganado parece que as linhas de pressão baixaram no ECM e estão muito mais ligadas áquilo que o GFS previa !!

Já agora onde viu o PSM a precipitação que já consultei o site e não vejo lá nada que permita sacar a precipitação ????:(
Mesmo depois para Domingo as coisas estão melhores pelo menos em vento !!
Pelo menos de Sexta para Sábado parece chegar qualquer coisa...
Domingo já tem caracteristicas diferentes porque a corrente aí será mais puxada de Sudoeste as linhas de instabilidade !!

Parece-me ainda que muita coisa ainda pode mudar para melhor ou para pior ... amanhã creio que será o dia decisivo !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Levante, neste caso o vento que vemos no ECM aos 850 hpa para Domingo só pode estar associado a uma banda de precipitação forte, ou seja, o ECM nesta saída das 12z estará algo parecido com o GFS das 18z de ontem que beneficiava o Algarve. E para o restante país muita chuva mas talvez não tão radical como o GFS em termos de acumulação. Mas aguardemos por mais saídas e pelos mapas de precipitação do ECM.

wind3285032and32mslpeur.gif

Confesso que não sabia essa associação vento-chuva. Faz sentido é verdade, mas acho demasiado "optimismo" do ECM colocar tanta água no Algarve quando a tendencia do GFS tem sido tirar em todo o país (ainda assim com quantidades muito generosas no Norte em particular). Seria interessante consultar o mapa de precipitação do ECM, se é que é possível :huh: Continuo a achar que a pressão é demasiado elevada para a frente/banda de precipitação chegar tão a sul. E nisto o ECM está semelhante a o GFS.
Contudo, ainda faltam "muitos" dias, esperemos que o ECM vença claro.
É aguardar calmamente :thumbsup:
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Parece que nesta saida do GFS ( 18h) retirou precipitação na segunda e colocou na Terça, mas manteve no sábado. Ainda há uma certa volatilidade nos modelos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta saida do GFS foi excelente não só olhando a médio prazo (5 dias) como olhando ao que poderá surgir !!
Assim aqui no sul a chuva chegaria no Domingo e esta depressão que instala-se Sábado duraria até .................................
Contudo os modelos estão extremamente voláteis mas gostei desta relação GFS/ECM nestas duas ultimas saídas !!

Levante muitas das vezes não é onde está o centro da depressão que se encontra a "festa" !!
Muitas das vezes falando em precipitação claro ... é de onde essa instabilidade é puxada e que ar essa linha de instabilidade puxa, se puxar ar quente para uma depresão que trazia ar mais frio dá em "festa" !!

PS: Desculpem o raciocinio um bocado tosco mas acho que apesar de me faltar os nomes técnicos, creio que não disse nenhuma asneira !!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Para quem detesta chuva será basicamente um fim-de-semana para estar fechado em casa :D

gfspiprec078p.png
gfspiprec084p.png


gfspiprec090p.png
gfspiprec096p.png


gfspiprec102p.png
gfspiprec108p.png


gfspiprec114p.png
gfspiprec120p.png
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Esta saida do GFS foi excelente não só olhando a médio prazo (5 dias) como olhando ao que poderá surgir !!
Assim aqui no sul a chuva chegaria no Domingo e esta depressão que instala-se Sábado duraria até .................................
Contudo os modelos estão extremamente voláteis mas gostei desta relação GFS/ECM nestas duas ultimas saídas !!

Levante muitas das vezes não é onde está o centro da depressão que se encontra a "festa" !!
Muitas das vezes falando em precipitação claro ... é de onde essa instabilidade é puxada e que ar essa linha de instabilidade puxa, se puxar ar quente para uma depresão que trazia ar mais frio dá em "festa" !!

PS: Desculpem o raciocinio um bocado tosco mas acho que apesar de me faltar os nomes técnicos, creio que não disse nenhuma asneira !!

Sim sim, concordo a 100%! E parece que é precisamente isso que está para acontecer. O meu "medo" é que a subida da dorsal africanam, "puxada" pela vertente leste da depressão, nos atinja aqui no sul, fazendo com que a frente nos "finte". E sim, não é preciso estarmos debaixo de pressões muito baixas para que chove, contudo acho que a influencia anticiclónica nao se vai afastar muito.
Penso que vai tudo depender da localização do centro depressionário, que ditará as zonas atingidas pela frente. Mas claro que a situação sinóptica vai estar presente, isto é vai haver uma forte depressão estacionária no altantico que nos trará bandas de precipitação constantes associadas. A questão está em quão meridional serão essas bandas, e penso que ainda é cedo para saber. 6a penso que já saberemos se é desta que o sotavento leva uma rega :thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia !!

Que lhes posso dizer hoje de novo?
Posso dizer-lhes que isto está tudo imensamente confuso com tudo a mudar de run para run, e isto inclui todos os modelos!!

As linhas depressionárias ainda não estão definidas (ora a latitudes mais a Norte ora mais a sul), o vento ora metem mais vento ora tiram quase tudo, as linhas de precipitação ora tiram quase tudo, ora metem uma enorme quantidade, ora metem só a norte, ora distribuem por o todo o país a partir de Domingo!!

Que grande caldeirada, não admira que existem sites que nem estado estado actualizando .....
Julgava que isto hoje ficava mais ou menos definido mas enganei-me porque não existe tendencia clara!!

Temos que ir seguindo as runs !!:p

EDIT: Falei em relação aos dois modelos principais (ECM e GFS)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.