N_Fig
Cumulonimbus
Por cá o GFS só tira, tira, tira, e para não ser sempre a mesma coisa, rouba.
Pela mamnhã eram 183.1mm, agora não chega aos 140mm!
Realmente, o GFs não anda nada de jeito!![]()
Realmente, só 140mm em 7 dias! Vamos entrar em seca...
Por cá o GFS só tira, tira, tira, e para não ser sempre a mesma coisa, rouba.
Pela mamnhã eram 183.1mm, agora não chega aos 140mm!
Realmente, o GFs não anda nada de jeito!![]()
Realmente, só 140mm em 7 dias! Vamos entrar em seca...

Aquilo faz parte da previsão dele para o Inverno na Europa.
http://www.accuweather.com/mt-news-...uro/archives/2009/11/bastardi_on_europe_2.asp
até Linguas não é o meu forte como referi...Sim, retirei do GFS. O ECMWF estive agora a consultá-lo, e a única coisa que vi talvez mais democratizada foi o vento a 850hpa (o GFS também o prevê), o que não implica chuva.
Não é que seja pouco, mas a média é de 168mm e o GFS tem vindo a roubar precipitação. Mas não é o suficiente para entrar em seca, pois os 140mm mais os 28.8mm acumulados, já faz a média!
E já agora, se não fosse muito incómodo, talvez fosse melhor apenas colocar post´s mais elaborados, e que informem mais...![]()

Atenção na forma como disseste,
Vamos lá a ver ... obviamente que não era uma previsão em exclusivo para o MeteoPT, pois o David estava a brincar era uma forma de expressão ..
Mas tb não fiz um copy paste da previsão sazonal dele ..
Se reparares ele fala especificamente em determinados países. Isto porquê?
Porque na previsão sazonal mais a baixo nesse link, aparece aquela é uma espécie de Previsão Oficial (a mesmo dele existe no Accuweather em Video)e eu aproventei para comentar e tentar sacar qualquer coisa mais especifico para o nosso território. Como a Giraça do Blog Europeu disse que aquelas questões/comentários eram para o Joe Bastardi e que seriam respondidas obviamente tentei sacar alguma coisa mais !!
Contudo o que ele me respondeu não foi nada que não estivesse lá escrito (esperava algo mais técnico), mas foi o possível !!
Quando falei em falar acho que toda a gente deve ter percebido que obviamente não era pessoalmente, nem por telefoneaté Linguas não é o meu forte como referi...
Desculpem o Off-Topic mas achei necessário que isto fosse do conhecimento de toda a gente !!
EDIT: Eu tb pensei isso que a resposta seria por mail, mas depois apareceu onde já viram !!
( Que são as respostas aos comentários existentes )
Levante, neste caso o vento que vemos no ECM aos 850 hpa para Domingo só pode estar associado a uma banda de precipitação forte, ou seja, o ECM nesta saída das 12z estará algo parecido com o GFS das 18z de ontem que beneficiava o Algarve. E para o restante país muita chuva mas talvez não tão radical como o GFS em termos de acumulação. Mas aguardemos por mais saídas e pelos mapas de precipitação do ECM.

Levante, neste caso o vento que vemos no ECM aos 850 hpa para Domingo só pode estar associado a uma banda de precipitação forte, ou seja, o ECM nesta saída das 12z estará algo parecido com o GFS das 18z de ontem que beneficiava o Algarve. E para o restante país muita chuva mas talvez não tão radical como o GFS em termos de acumulação. Mas aguardemos por mais saídas e pelos mapas de precipitação do ECM.
![]()
Continuo a achar que a pressão é demasiado elevada para a frente/banda de precipitação chegar tão a sul. E nisto o ECM está semelhante a o GFS.Esta saida do GFS foi excelente não só olhando a médio prazo (5 dias) como olhando ao que poderá surgir !!
Assim aqui no sul a chuva chegaria no Domingo e esta depressão que instala-se Sábado duraria até .................................
Contudo os modelos estão extremamente voláteis mas gostei desta relação GFS/ECM nestas duas ultimas saídas !!
Levante muitas das vezes não é onde está o centro da depressão que se encontra a "festa" !!
Muitas das vezes falando em precipitação claro ... é de onde essa instabilidade é puxada e que ar essa linha de instabilidade puxa, se puxar ar quente para uma depresão que trazia ar mais frio dá em "festa" !!
PS: Desculpem o raciocinio um bocado tosco mas acho que apesar de me faltar os nomes técnicos, creio que não disse nenhuma asneira !!