Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2008

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Mesmo assim não sei vince. Vai entrar bastante ar frio. Haverá 2/3 dias gelados e a cunha anticiclonica naquela posição não parece querer sair de lá tão cedo. Pode cortar o nordeste/continental mas mesmo o noroeste pode dar um bom inverno ainda que seja no outono... Vai haver tempo a gosto de todos :cold::rain:

Mas eu nunca duvidei que entrasse frio, mas do frio à neve em cotas baixas ou médias vai uma grande distância. Quanto ao tempo para todos os gostos, concordo inteiramente, isto está bastante entusiasmante, daí que este último ECM me agrade mais que o anterior, pois mostra animação meteorológica com um pouco de mais lógica para a época que a anterior.

O nogaps tem a mesma tendencia nesta run(18) do ecmwf.
Vou colocar o link dos 500 hp para ver as semelhanças entre um modelo e outro.

https://www.fnmoc.navy.mil/wxmap_cg...cgi?area=ngp_atlantic&prod=500&dtg=2008102318

ps: Devo salientar que as cores têm o seguinte significado. o encarnado é relativo à convergencia e tem valores de vorticidade no canto superior direito e o azul é de divergencia.

bem amigos estive a dar uma olhada nas previsoes do tempo para espanha e dao cota 800 para quarta feira.. :D so espero é que se mantenha!
esta espera de tempo da cabo da paciencia.. xD

... isto está bastante entusiasmante, daí que este último ECM me agrade mais que o anterior, pois mostra animação meteorológica com um pouco de mais lógica para a época que a anterior.

ainda hei-de ver ,afinal não será novidade,todos já vimos disso amiúde por aqui,
amanhã ou depois, o ECM desvincular-se desta animação prometida colando-se ao GFS e o inverso , o GFS recua e avança com animação garantida.
Ainda que hajam recuos de ambos, as diferenças são hoje ainda abissais para tão próximo espaço de tempo.
Também sabemos que há vezes, em que uns acabam por ter razão , os mesmos que noutras situações desbaratam credibilidade.
Se o êxito na previsão pertencesse sempre ao mesmo modelo ,não existiria este tópico, o que convenhámos, empobreceria este Forum.
Bem hajam às diferenças...
Descansemos neste fim de semana convidativo à evasão.
Ao ar livre .Talvez não haja nos próximos meses,tantos graus acima dos vinte com sol,sem vento,coincidindo com o fim de semana .
E quando regressados,verificaremos quem desta vez ganhará créditos...

Bom dia!:)
Com o AA a estenter-se em crista até ao norte da galiza, as frentes a Norte vão manter-se por lá e nós teremos sem duvida uns belos dias de sol :( .
Chuva nem vela!

semttulojq9.jpg
[/URL][/IMG]

Mas que bela ( e longa) circulação de Norte:

airpressure.png

Mais uma vez a tendência foi reforçada nesta última run ( 6 Z)

:cold::cold:

Bem Snifa, a confirmar-se iria parecer que alguém tinha aberto a porta do congelador :D Mas essa parece ser a tendencia, no entanto, para o nosso burgo, parece que vem seca.

Mas que bela ( e longa) circulação de Norte:

Mais uma vez a tendência foi reforçada nesta última run ( 6 Z)

:cold::cold:

Snifa, não coloques imagens em hotlink, faz o upload para um outro servidor, dá uma olhadela neste tópico:
-> Como inserir imagens no forum

No teu caso as imagens até nem mudam como nos restantes hotlinks de modelos, mas provavelmente a médio prazo são apagadas do local onde estão.

A previsão para os próximos dias do WXSIM da minha estação:

wxsimof1.jpg

1 - As minimas não são muito baixas mas as máximas já são baixinhas :D

2 - O vento é o que mais surpreende. Terça-feira o vento médio pode andar a rondar os 40 km/h e a média para o dia todo é de 28,4 km/h.

3 - A precipitação prevista. É alguma mas ainda faltam alguns dias.

4 - A percentagem de sol.

Mas ainda faltam alguns dias e muita coisa pode mudar.

cbranco7diasmi7.jpg

Tou a experimentar o upload de imagens com o ImageShack.. Até agora o meu servidor, não permitia..

Este FREEMETEO.. Deve estar a delirar, é que uma mínima de 2.8ºC em Castelo Branco na madrugada do dia 29 de Outubro, seria um recorde, pois a mínima absoluta de Outubro é 3.2ºC a 26 Outubro 1941!

Já agora, estive a experimentar o METEOBLUE para Castelo Branco, mas não consigo obter o Meteograma, apenas consigo as previsões, será que é preciso registar-me no site?!

O GFS na última run, mostra que o frio vem sim, já as precipitações ficarão limitadas pela fronteira com Espanha, pelo menos até ao dia mais frio (29). Depois de dia 29, já é demasiado longe para ter algumas certezas.

Já agora, estive a experimentar o METEOBLUE para Castelo Branco, mas não consigo obter o Meteograma, apenas consigo as previsões, será que é preciso registar-me no site?!

No meteoblue.ch, para Portugal, acho que apenas disponibiliza os meteogramas para Porto e Lisboa, depois tens a opção MyMapServer que precisa de registo (gratis) onde podes selecionar o que queres ver e onde, é muito preciso, podes selecionar apenas a tua localidade. Na página inical também podes procurar pela tua localidade onde te dará valores básicos como temperatura vento e radar de precipitação, se selecionares detalhes dá a informação de 3 em 3 horas.

Mas aconselho-te a experimentares o MyMapServer, é muito bom.

Segundo o IM a festa parece garantida em Bragança:

bragancajx3.jpg

Fora de brincadeiras as temperaturas previstas para Bragança são muito interessantes.

Mas aconselho-te a experimentares o MyMapServer, é muito bom.

Também faz para outros locais, por nome ou por coordenadas, mas requer o registo para o mapserver.

Aqui está o de Castelo Branco por exemplo:

cb.jpg

E já agora as mínimas previstas de quarta-feira, escala de -2 a 18ºC:

mb.jpg

Segundo o IM a festa parece garantida em Bragança:

Fora de brincadeiras as temperaturas previstas para Bragança são muito interessantes.

Desculpa de te corrigir mas vê a hora a que essa previsão do IM foi posta (a parte dos -99) é da run do ecmwf das 12 de ontem:).

Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Cota GFS

Seria um feriado dos santos bonito em Espanha mas são previsões ainda no intervalo 120-180 horas.
Temo que os nossos vizinhos comecem a sonhar muito alto e que a queda seja muito grande :D
Isto ainda vai dar muitas voltas pois muitas vezes, small changes big consequences.

Não querendo também sonhar alto, e daí ter colocado esta previsão aqui no tópico dos desejos:D, estas previsões dariam um feriado dos santos bonito, não só em Espanha, mas também no nosso Portugal!:D

snow-forecast das 156 às 168h.
Semttulo-10.jpg

O GFS então, passa-se!

gfs-3-168.png