Seguimento Rios e Albufeiras - 2019



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Rio Almonda - Torres Novas, fotos de ontem (João Filipe).



É bem verdade, o rio Almonda, está com uma cheia que não se há muito tempo, já ontem publiquei nesta mesma página algumas fotos, e vídeos, bem como da sua própria nascentes, que até já galgou para fora da vedação de segurança.

Fotos do Rio Almonda, hoje de manhã



 
Última edição:
Registo
16 Nov 2012
Mensagens
70
Local
Figueiró dos Vinhos (458m)
Era isto que eu ia referir mas infelizmente os dados mais actualizados que as autoridades tem acesso confirmam o pior cenário.

Ontem ás 23h só o Mondego e Alva já dava 1000m3/s. Com a capacidade de encaixe da Aguieira a acabar, Fronhas que já acabou e o Ceira que sabe-se lá. Não se prevê nada de bom.

rpNFGK8.png

YIzkLkO.png
AtmtfKP.png


Ps: Nas ultimas inundações em Coimbra foi feito um estudo e das varias recomendações uma delas era a monitorização do Ceira pelos visto continua tudo na mesma. Neste momento o que ajuda em Coimbra é o facto do desassoreamento ter sido feito, já no baixo Mondego não há muito a fazer.

Boas, como conseguem aceder aos dados dessas albufeiras? Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
AVISO À POPULAÇÃO

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou a Proteção Civil Municipal de que o caudal do Rio Mondego no Açude-Ponte ultrapassou os limites de segurança de 2000 m3/s pelas 09h30, com tendência de subida durante as próximas horas, sendo a situação muito crítica.

Perante o quadro meteorológico de alerta especial nível Vermelho; que a Barragem da Aguieira tem a albufeira a 94%; que a barragem de Fronhas está no nível máximo de cheia; e a intensidade elevada e ausência de monitorização do Rio Ceira; é expectável uma situação crítica de cheia, pelo que se recomenda a população a estar em estado de permanente alerta e a respeitar todas as indicações das autoridades que estão no terreno e sinalização.

Por força do estado de emergência das situações descritas que se podem verificar nas próximas horas no concelho de Coimbra, e estando ativado o Plano de Emergência, foi ordenada esta manhã a evacuação do Centro de Estágio Habitacional (Parque de Nómadas), situado no Bolão, junto à academia da Académica. Foi também ordenada a evacuação do Canil municipal, que se situa no Choupal, e foi deslocada a maquinaria do horto e do estaleiro municipais, tendo sido deslocalizados para o estacionamento contiguo à Casa Municipal da Proteção Civil.

Informa-se ainda que a comissão de Proteção Civil Municipal está em permanência em reunião e os meios estão todos mobilizados no terreno para fazer face às ocorrências que se possam registar e garantindo a segurança da população.

#municipiodecoimbra
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
663
Local
Barcelos
estas mini cheias que estão a acontecer em Constância são de fato como diz o repórter da TVI, estranhas.
a barragem de Alcantara em Espanha em níveis historicamente baixos e está a descarregar esta água em vez de a encaixar :rolleyes:

Alcântara não está a descarregar, bem pelo contrário.
Em 24 horas só armazenou 300hm³.
Um Lindoso.
Essa reporter deve estar a confundir com as barragens espanholas imaginárias no Tâmega