Seguimento Sul - Outubro 2013

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
]ToRnAdO[;397007 disse:
Mas que belissimo dia este, trovoada, chuva forte, inundações! E parece que la vem mais... :rolleyes:

É de salientar o ar gélido!

:lmao: realmente é de assinalar o ar frio arrastado por esta depressão...à muito tempo que não sabia o que eram 16ºc às 20h00:D

Quanto ao resto...mas que bela chuvada! Ainda à tempos nem um palmo tinha passado nos terrenos e agora já estão todos empapados. Na minha Quinta a erva cresceu uns 10cm desde segunda. O verde vem com uma força:)

A ver se chega cá alguma instabilidade durante esta noite...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
:lmao: realmente é de assinalar o ar frio arrastado por esta depressão...à muito tempo que não sabia o que eram 16ºc às 20h00:D

Quanto ao resto...mas que bela chuvada! Ainda à tempos nem um palmo tinha passado nos terrenos e agora já estão todos empapados. Na minha Quinta a erva cresceu uns 10cm desde segunda. O verde vem com uma força:)

Bah... que tristeza lá se vão as ninas com as pernocas à mostra e vem o frio para andar tudo tapadinho. :D :lol: :sad:

Boas, por aqui, dia de céu nublado com chuva moderada a forte durante a tarde. Que em 3 horas rendeu mais que uma semana inteira de chuva.

Máxima: 20.0ºC
mínima/actual: 15.6ºC

Precipitação: 50 mm

Desde de 30 de Março de 2012 (62 mm), não tinha tanta precipitação num dia por aqui. O mês segue com 89 mm no total e é o 2º Outubro mais chuvoso desde que faço registos com pluviómetro por aqui, o 1º Outubro de 2007 com 93 mm. :D

Agora, espero um Novembro mais seco, para depois termos um Dezembro chuvoso e quem sabe um Janeiro também chuvoso, não acredito que Janeiro perca ainda mais precipitação. :rolleyes:

Quais são mesmo .... os numeros do Euromilhões desta semana ? :D

Aurélio, isso é mais complicado acertar e nunca fui grande espingarda, agora a ter palpites noutras áreas e adivinhar coisas que nem lembra o diabo, alguns amigos meus até chamam-me de bruxo (no bom sentido é claro). :D
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Precipitação torrencial é por aqui. O nosso regime não é de sistemas frontais mais ou menos domesticados, pelo menos nesta parte do ano.

Com águas mais quentes, o potencial de sul ou sueste é muito bom. Difícil é reunir as condições.

Boas!
Desculpem a intromissão mas, este post vem no seguimento de um outro meu à dias, no seguimento de previsões:
Boa tarde!
Sem gostaria de colocar uma questão, no seguimento do post do Stormy, que andava para fazer, como nada percebo disto, poderia ser mal interpretado. Espero escolher as palavras correctas. :)
Como esta baixa pressão em formação vem do eixo Açores/Madeira, com ar tropical, e nessa zona a água do mar ate esta relativamente quente, não poderá surgir algum desenvolvimento mais intenso? Questiono isto devido a ele ter falado na possibilidade de uma ciclogene rápida.
Desculpem erros tecnicos.
Gostaria da opinião dos mais entendidos se possível.
Obrigado pela atenção.

Pois como trazia massa de ar tropical e iria transitar por águas relativamente quentes, não poderiam existir surpresas como aquelas que em parte estão a acontecer, e que podem-se agravar se aquela mancha que se vê no radar do IM entrar em terra com força, e que em cima de tanta precipitação acumulada já hoje, não poderá causar sérios problemas!



Uploaded with ImageShack.us


com isto tudo e podendo estar a dizer uma grande asneira, só pretendo evoluir mais! Pois só assim, errando ou não, se consegue!
Espero que tenham muita chuva e ZERO problemas!
Obrigado pela possibilidade de participar!
Cumprimentos a todos! :)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tudo indica um bom pós frontal aqui para o sul, primeiro a barlavento e depois a sotavento... vou fazer mais um esforço depois da direta de hoje, tudo por amor á camisola :D . A ver se é desta que consigo material de jeito - a recompensa!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
]ToRnAdO[;397076 disse:
Tudo indica um bom pós frontal aqui para o sul, primeiro a barlavento e depois a sotavento... vou fazer mais um esforço depois da direta de hoje, tudo por amor á camisola :D . A ver se é desta que consigo material de jeito - a recompensa!

Parece haver potencial! Vamos ver o evoluir daquela instabilidade a Sul.

Só de ir à janela consigo sentir o "cheiro" a trovoada:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Parece haver potencial! Vamos ver o evoluir daquela instabilidade a Sul.

Só de ir à janela consigo sentir o "cheiro" a trovoada:D

Isso é do teu nick ser trovoadas. :D:lol:

A ver o que isto vai dar.

FJC quanto à tua questão, é normal o Sul ter precipitações mais extremas do no Norte. Qualquer algarvio fica doido por uma situação de sul/sueste. Quanto aos problemas que pode causar tudo vai depender da intensidade com que vem, mas os terrenos ainda não estão saturados e bem longe disso, o que pode causar é inundações urbanas e nada mais. ;)
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Precipitação torrencial é por aqui. O nosso regime não é de sistemas frontais mais ou menos domesticados, pelo menos nesta parte do ano.

Com águas mais quentes, o potencial de sul ou sueste é muito bom. Difícil é reunir as condições.

Boas!
Desculpem a intromissão mas, este post vem no seguimento de um outro meu à dias, no seguimento de previsões:


Pois como trazia massa de ar tropical e iria transitar por águas relativamente quentes, não poderiam existir surpresas como aquelas que em parte estão a acontecer, e que podem-se agravar se aquela mancha que se vê no radar do IM entrar em terra com força, e que em cima de tanta precipitação acumulada já hoje, não poderá causar sérios problemas!



Uploaded with ImageShack.us


com isto tudo e podendo estar a dizer uma grande asneira, só pretendo evoluir mais! Pois só assim, errando ou não, se consegue!
Espero que tenham muita chuva e ZERO problemas!
Obrigado pela possibilidade de participar!
Cumprimentos a todos! :)

Boas! A imagem de radar pode querer dizer muito mas também pode não querer dizer nada. Temos ar frio agora e fluxo de Sudoeste/Sul, na minha modesta opinião podemos ainda ter alguma instabilidade forte a tocar terra ou então perder força ou fugir para Espanha

Quanto à tua observação no outro dia, por acaso reparei nela e até achei interessante. Não posso corrigir tecnicamente pois também não sou grande expert na matéria mas acho que tiveste o teu "Q" de verdade.
O importante a assinalar disto tudo é que não há modelos que consigam prever correctamente estas situações e em particular respeitante aqui ao Algarve. A quase generalidade do sotavento registou entre 50 e 60mm e não vi isso previsto em nenhum modelo!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A célula está bastante activa no mar, pelo menos, no rain-alarm tem vermelho. Começa a chover aqui.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Tenho relâmpagos de 5 em 5 segundos na ilha do farol mas não oiço o ronco.
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente tenho duvidas que ela chegue a tocar terra !

EDIT: Apesar de tudo é possivel ainda que algo entre ... a parte ainda sobrevivente está mesmo a sul de Olhão, mas a célula já esteve mais desenvolvida do que está agora !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
A cadência de relâmpagos mantém-se sobre a Ilha do Farol. Mas tenho dúvidas que chegue cá a parte mais activa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Pelo que vejo a tendência é para que perca força! No entanto ainda pode chegar cá qualquer coisa...

Pelo radar ela está a ganhar força, mas está parada a sul da Ilha do Farol que eu quase não vejo os raios. Os aviões estão a cortar aqui por cima, e não vão dar a curva junto à ria como é normal. Em Olhão é capaz de não chegar a dita cuja.