A era glaciar levou as pessoas a irem o mais para sul possível. Quando, no entanto, os "Celtas" chegaram á Irlanda (alguns milhares de anos depois), vieram do Norte da península.
"We are not Celts at all but Galicians ":
http://www.thesession.org/discussions/display/4677 .
Esse título parece-me extremamente sensacionalista...
Porque no próprio texto, temos isto:
«I don't agree with the idea of a massive Iron Age invasion that took
over the Atlantic islands ....» Dr Bradley said.»
Também não me parece que a «invasão» de Celtas tenha sido uma destruição maciça da população original inglesa ( se ficou alguma durante a Idade do Gelo)... Estas ilhas tiveram a visita de muitos mais povos, além dos Celtas e provavelmente por muito mais tempo.
Muita gente, nas Ilhas Britânicas, nem tem nada relacionado com os Celtas, ou seja, nada de ibérico, galego,etc...
«It's well-known that there are cultural relations between
the areas but now this shows there is much more. We think the links
are much older than that of the Iron Age because it also shows
affinities with the Basque region, which isn't a Celtic region."
The English are the odd ones out because they are the ones
more linked to continental Europe. The Scots, the Irish, the Welsh
and the Cornish are all very similar in their genetic pattern to the
Basque.«( which isn´t a Celtic region)»
The study headed by Dr Bradley was published in the American Journal
of Human Genetics."
Então os ditos celtas britânicos não vêm de uma região Celta?
Confuso...
Na wikipedia temos isto:
Estudos da Universidade do País de Gales defendem que as inscrições encontradas em estelas no sudoeste da península Ibérica demonstram que os celtas do País de Gales vieram do sul de Portugal e do sudoeste de Espanha.[44][45]
44- Our Celtic roots lie in Spain and Portugal - icWales (em inglês)
45-‘People called Keltoi, the La Tène Style, and ancient Celtic languages: the threefold Celts in the light of geography’. Aber News (em inglês) .
O geneticista Bryan Sykes confirma esta teoria no seu livro Blood of the Isles (2006), a partir de um estudo efectuado em 2006 pela equipe de geneticistas da Universidade de Oxford. O estudo analisou amostras de ADN recolhidas de 10 000 voluntários[40] do Reino Unido e Irlanda, permitindo concluir que os celtas que habitaram estas terras, — escoceses, galeses e irlandeses —, eram descendentes dos celtas da península Ibérica que migraram para as ilhas Britânicas e Irlanda entre 4.000 e 5.000 a. C.[41][42]
Outro geneticista da Universidade de Oxford, Stephen Oppenheimer, corrobora esta teoria no seu livro "The Origins of the British" (2006). Estes estudos levaram também à conclusão de que os primitivos celtas tiveram a sua origem não na Europa Central, mas entre os povos que se refugiaram na península Ibérica durante a última Idade do Gelo.[43]
Daniel Bradley explicou que sua equipe propunha uma origem muito mais antiga para as comunidades da costa do Atlântico: pelo menos 6000 anos atrás, ou até antes disso. Os grupos migratórios que deram origem aos povos celtas do noroeste europeu teriam saído da costa atlântica da península Ibérica nos finais da última Idade do Gelo e ocupada as terras recém libertadas da cobertura glacial no noroeste europeu, expandindo-se depois para as áreas continentais mais distantes do mar.
Todavia, estudos genéticos realizados em 2004 por Daniel Bradley,[39] do Trinity College de Dublin, demonstraram que os laços genéticos entre os habitantes de áreas célticas como Gales, Escócia, Irlanda, Bretanha e Cornualha são muito fortes e trouxeram uma novidade: a de que, de entre todos os demais povos da Europa, os traços genéticos mais próximos destes eram encontrados na península Ibérica.
Aqui o Bradley aparece a falar na P. Ibérica em geral e não aparece nenhum País Basco em particular.
Contudo na informação que destes ( que até me parece mais correcta e próxima da original) só fala em País Basco...
Em relação ao estudo do País de Gales, não me parece provável que os Celtas que vieram do Sul da P. Ibérica, só tenham escolhido propositadamente esta zona das Ilhas Britânicas, por isso algo não bate totalmente certo...
Talvez os Celtas, tenham vindo de diferentes partes da P. Ibérica, mas não se sabe... As provas genéticas parecem-me mais sérias só falam em País Basco...
Existem 3 propostas então : Sul da P. Ibérica, P. Ibérica em geral ou País Basco...
Muito fácil. O Noroeste Ibérico tem´um legado Germânico ENORME. Tanto a nível dos achados, da toponímia local como na própria organização social. Note-se que foram os Germânicos que inseriram o modelo das paróquias em Portugal (exportado para a reconquista). No Noroeste, em vez de ter as mequitas temos as igrejas paleo cristãs de traça Visigótica..
Interessante!

E de que livro isso foi retirado?
Esse mapa mostra-nos a influência do Período Suévico e Visigótico e o papel da Igreja na organização do território no Noroeste de Portugal?
É que só consigo ver as legendas e o que diz acima na página, mas não a descrição completa do conteúdo que é apresentado.
Qual foi a duração deste período no Noroeste de Portugal? Os Suevos não foi apenas durante 409 e 585 d.C ( neste último ano tomaram lugar os Visigodos)? E os visigodos de 418 até 711 D.C? Estes últimos antes de chegarem a Portugal, passaram pela Grécia e pela Itália... No geral são 3 séculos de ocupação destes 2 povos germânicos, no Norte de Portugal, parece-me que deve ter sido mais relevante a ocupação cultural e simbólica do poder, do que a miscigenação genética com as populações locais...
Eu falo apenas da minha observação. Tenho quase a certeza que pelo menos metade das pessoas tem olhos claros, isso é, entre os tons esverdeados e o azul.
Há famílias interias com olhos azuis e, as mulheres Minhotas por ex. são conhecidas pelos olhos verdes.
Obviamente, isso não quer dizer nada acerca de Celtas que, ORIGINALMENTE, na sua semente Ibérica, eram quase todos Morenos.
Baseando só nas tuas observações é complicado de generalizar, pelo menos tendo em conta todo o Noroeste de Portugal e tendo em conta o universo de discussão, que ainda são uns milhões de pessoas.
Mas ainda assim, isso só dos olhos não nos diz assim muito, pois também existem povos espalhados pelo Mediterrâneo, com muitas pessoas com olhos verdes ou azuis.
Penso que seria interessante, adicionar a esse aspecto ( também importante decerto, mas por vezes, insuficiente) a côr dos cabelos...