É muito fácil depois da desgraça vir mostrar mapas que previam muita chuva num modelo. Se calhar tentaram fazer 10 simulações diferentes até uma dar o cenário apocalíptico, e claro só essa interessa, e "prova" o absurdo, que a 7 dias a desgraça podia ser evitada.
Quanto a esta parte.. Sem qualquer lógica, e não tem qualquer razão o Professor Delgado Domingos.
Aliás reparem, como disse o Chingula, o Professor Carlos da Câmara disse muito bem, e fez uma resposta coerente a essa entrevista do Professor Delgado Domingos. E reparem. O Professor Carlos da Câmara, desde há vários anos, costuma ser o primeiro a atacar o IM, a criticar, e até neste caso da Madeira já fez algumas críticas na revista Visão. Mas, face a esta entrevista do Professor Delgado Domingos foi o primeiro a refutar. Ora bem.. Quando um dos maiores críticos do IM é o primeiro a rebater uma crítica anti-IM, alguma coisa quer dizer penso eu..
Claro que o IM ia responder e tinha de o fazer. Talvez possa parecer ou até tenha sido um pouco arrogante o uso dos exemplos de não haverem "artigos científicos", até porque, e espero não estar enganado, embora no IM hajam bons investigadores, são poucos, é essencialmente operacional, e sendo todo este assunto da Madeira um assunto 99% operacional, não me parece que tenha o IM grande investigação ao nível de "papers" para este argumento, sim um pouco "jogo baixo". Mas não deixa de ter alguma razão e sem dúvida mais provas dadas como instituição pública.
A meu ver, embora não totalmente dentro do que se faz no IST, o trabalho apresentado pelo por eles com o MM5, é muito inferior em qualidade ao produto IM, e em particular ao rival ALADIN na mesoscala. Eu já trabalhei com ambos na minha actividade profissional, fazendo Verificação Objectiva da "performance" dos modelos, e acho que posso afirmar isto com alguma certeza.
Portanto, acho que é de mau tom, e extremamente fácil vir-se de fora "ah e tal tenho um produto melhor" quando ele não é, e quando não se tem responsabilidades nem 5% comparáveis às da instituição IM.
Queria ver qual era a opinião do público/empresas se o produto do dia-a-dia do IM, ou de alguma instituição oficial na Previsão do Tempo, fosse equiparável à do produto do IST..
No entando a entrevista não deixa de ter algumas questões pertinentes, nomeadamente sim a da pouca abertura do IM. Isso é um problema e sempre foi e continuará a ser. Até certo ponto entendo, por defesa, visto ser constantemente atacado, e ter poucos meios financeiros e precisar de se defender e lucrar com pequenas coisas.
Mas ao mesmo tempo essa defesa, nos últimos anos, com o crescer da mediatização do tema Meteorologia, e do aparecimento e crescimento de fóruns, virou-se contra o IM, e passou a ser a sua maior fraqueza.
Mas sinceramente, dentro deste defeito, acho que em particular no último ano, o IM tem aberto cada vez mais a porta. Pode e deve ainda comunicar e colaborar com entidades e o "mundo exterior". Sem dúvida, mas acho de memória muito curta não reconhecer uma franca mudança de atitude neste sentido por parte do IM nos últimos tempos.
E.. "Mais vale tarde que nunca.."
Posso estar aqui a parecer um grande defensor do IM, mas não se trata do caso. Eu como vários sabem já lá estive, já estou fora, já estive de novo quase lá dentro, e no entanto não estou, e tenho as minhas razões de queixa bastante significativas da instituição.
Mas bolas, há que ser justos, e acho que parece "moda" dizer mal por dizer do IM, e quando as coisas estão mal sou o primeiro a criticar, dentro do possível de forma construtiva. Agora aproveitar tudo, incluindo desgraças, para críticas destrutivas, que metade delas não tem ponta de fundamento.. Até a mim me dá vontade de "vestir uma camisola do IM"..