Tragédia na Madeira - Entrevista com o Prof. Delgado Domingos

Tópico em 'Media' iniciado por ecobcg 8 Mar 2010 às 10:55.

  1. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,152
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Não deve ser possível, visto que esse modelo é ultra-secreto. A esmagadora maioria dos dados não estão disponíveis ao público.
     
  2. Jota 21

    Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    20 Set 2007
    Mensagens:
    354
    Local:
    Sintra
  3. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    :thumbsup:

    [​IMG]
    Fonte: Gerotempo

    Esta carta foi elaborada com ... 7,5 dias de antecedência. Outra carta colocada pelo Fil, que citava que "como é uma previsão a 192h, só a podemos usar no máximo como tendência :rolleyes:":

    [​IMG]
    Fonte: MeteoPT (Outubro de 2006)

    180 horas depois vieram as consequências:

    SUSPENSOS TROÇOS DAS LINHAS FERROVIÁRIAS DO NORTE E DO ALGARVE
    PLANO DISTRITAL DE CHEIAS ACTIVADO EM SANTARÉM
    INUNDAÇÕES, QUEDAS DE ÁRVORES E UM MORTO NA CIDADE DE POMBAL
    TOMAR PREPARA-SE PARA AS CHEIAS
    DUAS DEZENAS DE FAMÍLIAS RETIRADAS DE CASA NA CIDADE DE TOMAR
    MURO E ARCADAS DO MIRADOURO DO CASTELO DE OURIQUE RUÍRAM
    ALERTA AMARELO TERMINA HOJE ÀS 21h00
    Mau tempo provoca inundações na zona centro do país
    Bragança sem 112 em dia de inundações
    MAU TEMPO PROVOCOU ESTRAGOS EM TODO O PAÍS
    Temporal de destruição

    (Tópicos inseridos em Gerotempo)

    Disse eu então nessa altura:

    "Alguns dados a reter: Uma leitura atenta das várias postagens efectuadas neste blog deste o passado dia 10 de Outubro fazia prever a situação das cheias e inundações que ocorreram nos últimos dias. Destaca-se a postagem do dia 19 de Outubro em que o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) previu a ocorrência desta situação meteorológica com a antecedência de DEZ DIAS.
    Conclusão: Ninguém pode invocar desconhecimento de que estavam reunidas as condições para a ocorrência de cheias e inundações que se registaram no Continente."


    Parece que o tempo apaga a memória de muita gente.

    Agora um pedido: alguém consegue colocar aqui algumas cartas de previsão de precipitação para a Madeira do início de Fevereiro, em que já seria de esperar elevadas quantidades de precipitação como as que ocorreram?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,456
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Bom, uma previsão a 7 dias pode acertar realmente..
    Mas de certeza falha mais vezes do que acerta.. :rolleyes:

    Uma coisa é acertar numa tendência, num padrão de tempo, e nisso a 7 dias um modelo como o ECMWF é bom, sim sr. Vai muito provavelmente estar tempo chuvoso se o modelo assim o dias a uma semana, e vai provavelmente estar sol se o modelo mostra AA dominante. No Verão então acerta 90% das vezes por esta lógica! :p

    Mas bolas, uma coisa é acertar numa tendência, e tudo bem, serve para as pessoas ficarem alerta e se começarem a prevenir para uma HIPÓTESE. Agora usar exemplo se acerto de um dilúvio previsto a 7 dias, para este caso continuo a achar deveras absurdo.

    Vamos contar a quantidade de dilúvios previstos a 7 dias, e os que acertam? :disgust:

    Não aceito lógico mais do que um modelo a 7 dias servir para: ESTAR ATENTO.
     
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Com todo o respeito, penso que não fazes mínima ideia do que é a AEMET. No site da Aemet nem consegues ver uma coisa tão simples como a pressão atmosférica de uma estação oficial. Em Portugal queixamos-nos de que só temos gráficos, lá nem isso. Quando o INM de Espanha passou a Agência, eles numa lógica mercantilista (tudo é para vender) até quiseram acabar com os radares regionais e o Hirlam público, foi preciso uma quase-revolta para eles voltarem atrás. A AEMET não é exemplo para ninguém, é até talvez o mau exemplo para toda a gente. O nosso IM pode ser muito mau, e é o em muitas coisas, mas uma volta pelos diversos serviços nacionais de Meteo pela Europa prova que existe muito pior. E já agora, dêem uma olhadela pelos diversos orçamentos destes serviços a nível europeu, talvez fiquem chocados com a pobre realidade portuguesa. Guiemos-nos pela nossa realidade, e tentemos todos conseguir algo melhor, mas acredita, não é a Aemet o exemplo a seguir.


    Não entendi muito bem o teu post Gerofil. Comungas portanto da opinião do Prof. Delgado Domingos de que tudo era previsível. Eu gostaria então que no futuro toda a gente pudesse prever aqui essas coisas, em vez de vir falar no fim. Eu cá continuo com a minha opinião, já ouvi a entrevista umas 3 ou 4 vezes e a cada vez que oiço novamente mais se reforça a minha opinião de que ele foi intelectualmente muito desonesto, entre criticas normais, válidas e aceitáveis, não resistiu a uma serie de monumentais disparates e ataques pessoais, sabe-se lá com que interesses escondidos ou recauchutados.
     
  6. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Concordo com os comentários do Vince, e, quanto à possibilidade de cada um fazer previsões..."Eu gostaria então que no futuro toda a gente pudesse prever aqui essas coisas, em vez de vir falar no fim."...penso que, correndo o fórum, ficamos esclarecidos a respeito das previsões a sete dias...que vão sendo propostas...
     
  7. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Nada disso, Vince. Alias, a minha opinião é mesmo muito parecida com a tua. O que eu queria afirmar era que, sendo o ECMWF talvez o melhor modelo numérico de previsão do tempo, pelo menos para a nossa região, teria sido extraordinariamente positivo que tivesse disponibilizado livremente as suas cartas de previsão de precipitação a médio prazo e talvez aí tivesse havido outro tipo de actuação por parte da protecção civil na Madeira, nos dias que antecederam o temporal.

    O exemplo que mostrei apenas demonstra que é possível antecipar algumas situações meteorológicas a médio prazo (superiores a 2/3 dias).

    Quanto à intervenção do Prof. Delgado Domingos, considero-a infeliz (se realmente o modelo do IST já previa a quantidade de previsão de precipitação que ocorreu, é extremamente lamentável a atitude do Prof. Delgado Domingos que não alertou as autoridades e a opinião publica sobre o que iria acontecer). E estou de acordo também contigo quando dizes que “ele foi intelectualmente muito desonesto, entre criticas normais, válidas e aceitáveis, não resistiu a uma serie de monumentais disparates e ataques pessoais, sabe-se lá com que interesses escondidos ou recauchutados.”
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,042
    Local:
    Madeira - Funchal
    Vince isso depende se acham que só disponibilizam os mapas como tantos outros sites privados, dados, custeando parte dos custos porque não?
    Sei que para a Madeira eles nem são assim tão finos, sei que disponilizam as imagens de satelite (embora as tire do eumetsat directamente) e a dos radar também.

    Quanto ao nosso orçamento não me venhas com tretas Vince, se quisessem que as coisas funcionassem não era o Porfessor a reclamar que faz falta o Radar, mas sim o Instituto que devia aproveitar a catastrofe para solucionar de uma vez por tudas os seus problemas de financiamento.
    Estão a proteger uma igrejinha

    A Madeira devido aos diversos factores reunidos nesse dia teve percas em infraestruturas de milhões de euros e não de apenas 2milhões (o que custa o radar), mas esses danos materiais a maioria ía acabar por acontecer. Contudo o número de 42 mortes pode-se diminuir-se expoêncialmente e o mais grave que tudo... Vince se fosse uma Segunda-Feira penso que iriamos chorar talvez umas 3 centenas de pessoas...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #53 Knyght, 17 Mar 2010 às 00:53
    Editado por um moderador: 17 Mar 2010 às 00:57
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Knyght , não dá para conversar contigo, repetidas vezes tentei demonstrar que estavas a fazer confusão e a dizer coisas que não correspondem à realidade, tal como outras pessoas, e tu desvias sempre a conversa respondendo com alhos quando se fala de bugalhos. Assim não dá. Fico por aqui contigo sobre esse assunto.

    Continuamos todos a discutir o sexo dos anjos. O que aconteceu na Madeira foi uma situação de acumular de muita precipitação ao longo de semanas ou mesmo meses e que num determinado momento encontrou um ponto de ruptura e tudo se precipitou. Não é o modelo atmosférico A ou B que prevê que isso acontece, são coisas que já entram também noutros domínios (hídrico, geológico, ordenamento, etc,etc) para além da meteorologia. Quem quiser que isso não volte a ocorrer tem que estudar todas essas vertentes e perceber porque aconteceu e como pode ser previsto e minimizado no futuro.
     
  10. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,042
    Local:
    Madeira - Funchal
    Em relação as derrocadas Vince vou apenas recordar que o governo regional, protecção civil pela universidade da Madeira do departamente do Geólogo que aparece aí no video da rtp2 tem o estudo e valores padrão para desencadear aviso de derrocada, aquela precipitação toda bem prevista e com antecedência Vince iria desencadear o alerta.

    Claro que o IM lança avissos, quando não os lança e é uma reacção e não uma previsão, claro que o alerta ainda demora muito mais.

    Também não perco mais tempo com isso, estou é farto que o problema da catástrofe não foi apenas do ordenamento do território.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. jonhfx

    jonhfx
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    26 Set 2008
    Mensagens:
    409
    Local:
    Madeira-Calheta
    Só digo que leiam isto:
    http://farinha-ferry.blogspot.com/2010/03/programa-da-rtp-madeira-temporal-na.html
    http://farinha-ferry.blogspot.com/2010/03/ponte-em-arco-rotunda-do-infante.html
    http://farinha-ferry.blogspot.com/2010/03/correccao-da-foz-da-ribeira-de-sao-joao.html
    http://farinha-ferry.blogspot.com/2010/03/artigo-no-dn-madeira-de-emanuel-silva.html
    ...e mais disso existe nesse blogue!
    Agora não me digam que muita da culpa não é da falta de ordenamento do território, construiu-se dentro do leito da Ribeira! Em que país isso é permitido?
    As previsões falham muito,e não é por culpa do instituto de metrologia,mas sim pelos microclimas e orografia da ilha. Por exemplo nesse dia contabilizei "apenas" 71mm no dia todo, enquanto a pouco mais de 15 km's (Ribeira Brava) deve de ter chovido o dobro.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,042
    Local:
    Madeira - Funchal
    jonhfx

    Engraçado neste teu ultimo comentário das um tiro no pé, um dos grandes problemas de um projecto defendido pelo autor do blog que referencias-te é que os inertes da limpeza deviam servir para dar inicio a nova marina de luxo do toco, projecto ao qual eu também defendo. Esse mesmo projecto é envolto num vale de uma grande linha de água que deverá ser devidamente protegida e delineada (...) e a respectiva conquista de terra ao mar.

    Contudo é de longe evidente para atrair o mercado turístico dos iates de luxo que é necessário essa nova marina, para no lugar da existente será ampliado o terminal dos cruzeiros de luxo.

    Sabes JohnFx podes deitar as culpas nos colonizadores da ilha porque que eles é que começaram a delinear a ilha que hoje somos e na qual, eu, tenho orgulho de viver.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Olá

    Sem querer maçar ninguém, volto novamente a pedir se alguém disponibiliza cartas de previsão de precipitação do ECMWF, saídas entre 10 e 20 de Fevereiro (para os dias compreendidos entre 19 a 21 de Fevereiro), e que abarquem a região autónoma da Madeira.

    Desde já fico agradecido.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,754
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Para além das cartas de precipitação que não encontro, gostaria de conhecer também quais as trocas de informações ocorridas entre o Instituto de Meteorologia e a Protecção Civil Regional da Madeira nos dez dias anteriores à tragédia, bem como todas as medidas tomadas pela Protecção Civil Regional da Madeira ao longo desses mesmos dias.

    :lmao:

    Sou mesmo chato em algumas coisas, mas não me digam que não houve tempo nenhum para fazer qualquer tipo de prevenção antes da tragédia acontecer.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,042
    Local:
    Madeira - Funchal
    São dados que pelo IM está no segredo dos Deus, a Protecção Civil da Madeira soube que teve indicação de chuva forte e a Câmaras fizeram o normal trabalho de limpeza de cursos de água fluviais. O normal...

    O aviso foi lançado pelo IM ás 10 da manhã ao mesmo tempo que o Aleta Vermelho da Protecção Civil. A esta hora o aviso partiu, julgo eu, da Madeira para o Continente. Pelo que sei os dados do IM Lisboa chegam a Madeira da mesma forma que a nós amadores...

    Sendo o papel do meteorologista da delegação apenas tratamento dos dados das estações de superfície.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página