Tragédia na Madeira - Entrevista com o Prof. Delgado Domingos

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O aviso foi lançado pelo IM ás 10 da manhã ao mesmo tempo que o Aleta Vermelho da Protecção Civil. A esta hora o aviso partiu, julgo eu, da Madeira para o Continente.

Neste tipo de questões é necessário falar das coisas concretamente. Mandar para o ar que o aviso partiu da Madeira para o IM é puro palpite. Já agora foi alguém que ligou a dizer... "ah é para dizer que está a chover muito lancem lá o um aviso vermelho..."

O instituto de meteorologia tem dois instrumentos chave: Por um lado tem os modelos de previsão. Por outro tem estações na Ilha... Não é preciso estar alguém na Madeira a indicar que chove muito... Hora a hora os dados são enviados automaticamente.

Continua-se aqui fortemente a colocar os olhos apenas no IM quando muitas outras coisas deviam ser equacionadas. A situação específica do dia 20 de Fevereiro não foi por si causadora da tragédia. A situação do dia 20 em termos de pluviosidade não podia também ter sido prevista com a antecedência que muitos continuam a pregar. Os modelos para esse dia também eram díspares na quantidade de precipitação para esse dia! Que queriam que o IM fizesse nesta questão que não tenha feito?
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Eu fico parvo com as vossas opiniões. vitamos outra das minhas opiniões é que como era sábado de madrugada, só depois das 9h é que existia meteorologistas aí no IM depois de terem saída as 17h de sexta.

As duas situações são deverás lamentável!

Eu quero ver é o Run do ECMWF das 00H que deve ficar disponível mais tardar para analise as 8h da manhã.

Eu sei que há pessoas aqui que são do IM, que tenham vergonha e cheguem-se a frente.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Eu fico parvo com as vossas opiniões. vitamos outra das minhas opiniões é que como era sábado de madrugada, só depois das 9h é que existia meteorologistas aí no IM depois de terem saída as 17h de sexta.

As duas situações são deverás lamentável!

Eu quero ver é o Run do ECMWF das 00H que deve ficar disponível mais tardar para analise as 8h da manhã.

Eu sei que há pessoas aqui que são do IM, que tenham vergonha e cheguem-se a frente.

Não sou do I.M. nem tenho qualquer procuração, mas posso afirmar que está profundamente errado, no que diz...informe-se e baseie a sua opinião em informações concretas.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Knyght, se deseja fazer críticas sobre o serviço do Instituto de Meteorologia, este não é o sítio ideal para o fazer. Seria muito mais útil da sua parte escrever essas críticas directamente ao Instituto de Meteorologia.

Deixe-lhe fazer alguns reparos:

-São dados que pelo IM está no segredo dos Deus - Você sabe que está a faltar à verdade, pois se consultar os modelos numéricos do IM encontra lá cartas de previsão de precipitação elaboradas pelo ECMWF para o Atlântico Norte. O meu problema está apenas no facto de eu não saber como consultar cartas de situações meteorológicas que já tenham ocorridos.

-a Protecção Civil da Madeira soube que teve indicação de chuva forte e a Câmaras fizeram o normal trabalho de limpeza de cursos de água fluviais. O normal - Seja explícito: refira a data dos factos e as actividades que cada Câmara fez.

Para terminar, agradeço que explique-me o que são águas fluviais.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu fico parvo com as vossas opiniões. vitamos outra das minhas opiniões é que como era sábado de madrugada, só depois das 9h é que existia meteorologistas aí no IM depois de terem saída as 17h de sexta.

As duas situações são deverás lamentável!

Eu quero ver é o Run do ECMWF das 00H que deve ficar disponível mais tardar para analise as 8h da manhã.

Eu sei que há pessoas aqui que são do IM, que tenham vergonha e cheguem-se a frente.

O sublinhado serve para realçar a maneira como categoricamente se afirmam certas coisas o que mostra ser impossível qualquer discussão com bom senso. Nitidamente não faz a mínima ideia de como funciona o IM. Eu duvidava no mínimo do que está a dizer, comece a verificar as horas a que muitos boletins de previsão são elaborados. Isto para quem não se quer dar ao trabalho de ler um pouco sobre toda a documentação pública que está disponível no site do IM, nomeadamente, orgânica, planos de actividades, relatórios e contas, etc.
Um colaborador do IM ao ler isto deve-se sentir tão como um médico do hospital do Funchal se lê-se que as urgências fechavam às 17 horas de sexta-feira...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Gerofil
Antes de mais a minha opinião oficial já foi devidamente acautelada. Por isso se acham que as criticas que aqui faço são incobertas pelo anonimato não é assim.

Minho
Talvez neste preciso momento sei a responsabilidade que tenho nas costas, neste momento não me sinto inferior a um médico ou ao meteorologista do IM
No tópico das ocupações está lá as minhas funções...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Minho
Talvez neste preciso momento sei a responsabilidade que tenho nas costas, neste momento não me sinto inferior a um médico ou ao meteorologista do IM
No tópico das ocupações está lá as minhas funções...

Vou voltar a bater na mesma tecla, mas...

Pelas funções que desempenhas, sabes perfeitamente que de todas as variáveis do clima, a precipitação é aquela que além de menos previsível, é a menos exacta.
Muito menos que o vento, que não deixa de ser um fluído e cujo calculo da intensidade e potencia disponível, deve fazer parte do teu dia-a-dia para assim determinares a melhor forma de encaixar a energia proveniente da eólica na rede de distribuição da Madeira, certo?
Ora, será que hoje, já tens os dados de potencia eólica disponível para a Madeira para daqui a uma semana? E qual é a exactidão desse valor?

Para a precipitação, a previsão é muito mais difícil, e variável.

Referi lá atrás uma previsão cuja precipitação prevista era bastante superior ao que estava previsto para o dia 20/02 e tal não se verificou, felizmente. Esse foi apenas um exemplo de mais que ocorreram este inverno.

O que aconteceu no dia 20/02, foi algo excepcional, que poderia ter consequências menores se houvesse um radar de precipitação que pudesse ajudar no desenrolar da situação, em tempo real. Mas não é algo que pudesse ser previsto a 100%.
Sabes bem que não...

E também sabes que em lugares de grande declive, e quanto a isso não há melhor exemplo no nosso país do que a ilha da Madeira, chuva torrencial é sempre sinónimo de derrocadas.
Podes até ter o melhor modelo de previsão, mas não podes "tele-transportar" essas derrocadas, ou evitar que a erosão das encostas da ilha, vá ao encontro da irresponsabilidade urbanística, ou podes?
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
AnDré

Correcto AnDré concordo com o que dizes-te aliás os meus calculos de 24h nem muitas vezes servem sempre que entro para só a eólica faço pelo menos 2 vezes ao dia através do WRF que trouxe prao serviço.
Até porque valor aos 900hpa de vento é treta conseguir, pelo menos com a discriminação que temos em alta resolução... (Falta do radar eles mandam logo passear)

O que agora me revolta primeiro, se eu, como agora estou a escrever o post estou a confirmar sempre os valores há quem, julgo eu, deva estar a receber para fazer o mesmo. Sei que aqui por vento e chuva apartir das 04h da manhã de sabado dia 20 foi uma noite de cão...
Não era só eu que tinha valores, alias o IM tem preveligiado outro tipo de valores mais fiáveis que os meus!!!

Segundo era responsável se o IM parti-se do que aconteceu para tratar de rectificar aquilo que sabe que tem de ser melhorado, pressionar encontrar formas de obter dados com radar ou com outros. Mas não desde o início a incerteza do tempo prevaleceu como se tivesse já todo feito. E isso não admito!

Se eu falho levo para a cabeça, correm reuniões para eliminar factores de erro no meu serviço, era ideal que acontece-se nos outros, o que não está a acontecer...