Transição Energética em Portugal

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima

Complexo do Tâmega da Iberdrola já está a injetar energia na rede​

O complexo do Tâmega terá capacidade para produzir 1.766 GWh por ano, o suficiente para suprir as necessidades energéticas dos municípios vizinhos e das cidades de Braga e Guimarães (440 mil lares).


Embora em termos ambientais a cascata do Tâmega não tenha sido grande ideia devido aos enormes impactos na fauna do rio e paisagem envolvente, em termos energéticos vem reforçar a nossa capacidade de produção de energia.
 


LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
833
Local
Madorna - São Domingos de Rana
A Única hipótese de reduzir as turbinacões é começar com apagoes na rede nacional.
A electricidade não nasce nas árvores nem se semeia, ao contrário do que se pensa em Lisboa..

Alto Tâmega começaram agora as obras para erguer o paredão.
Daivões está pronta e a encher.
A energia produzida refere se a testes.
Gouvães está na mesma situação.
Porém o complexo do Alto Tâmega nas condições actuais iria acrescentar pouco.
Alto Tâmega e Daivões têm pouca capacidade de encaixe.
Os 880 mWH de Gouvães são curtos, apenas consegue usar tal potência se houver energia na rede para que turbine em horas vazias.

De resto vão continuar as cheias e secas no Tâmega
Portugal precisa urgente de parques solares de 1GW, o que está previsto para a zona de Sines, tem contestação, mas em Portugal tudo é contestado.
Tem que se ter alguns cuidados, mas vai ter que ser, apesar das contestações, não temos outra solução.
É claro que estes parques gigantes vão ter um impacto forte na zona, mas Portugal não pode desperdiçar o Sol que tem.
Portugal precisa de ter +20% da sua energia a vir das fotovoltaicas, e urgente, pois esta seca é o prenuncio de que a hídrica vai ter as suas limitações.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Portugal precisa urgente de parques solares de 1GW, o que está previsto para a zona de Sines, tem contestação, mas em Portugal tudo é contestado.
Tem que se ter alguns cuidados, mas vai ter que ser, apesar das contestações, não temos outra solução.
É claro que estes parques gigantes vão ter um impacto forte na zona, mas Portugal não pode desperdiçar o Sol que tem.
Portugal precisa de ter +20% da sua energia a vir das fotovoltaicas, e urgente, pois esta seca é o prenuncio de que a hídrica vai ter as suas limitações.
Porque nao usar paineis nos telhados das casas? Aqui na Bélgica sem sol, vejo casas e casas com paineis solares nos telhados.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
833
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Porque nao usar paineis nos telhados das casas? Aqui na Bélgica sem sol, vejo casas e casas com paineis solares nos telhados.
Estão a anos luz do que se passa aqui em Portugal, mas cada vez mais muitas pessoas começam a instalar painéis solares nas suas casas. Também muitas empresas estão a instalar os seus "parques" solares para autoconsumo.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Fontes renováveis intermitentes (eólica e fotovoltaica) não substituem geração hídrica. Aliás a geração hídrica de albufeira tem e terá um papel determinante na integração da cada vez maior capacidade instalada de fontes renováveis intermitentes. No caso da fotovoltaica esse papel da hídrica é ainda mais expressivo, exemplo de ontem:

Captura de ecrã 2022-01-29 112359.jpg


Na geração por fontes renováveis, a fotovoltaica não responde a picos de consumo, sendo a eólica também intermitente sobra a hídrica.
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Porque nao usar paineis nos telhados das casas? Aqui na Bélgica sem sol, vejo casas e casas com paineis solares nos telhados.
Meu caro , se a edp quisesse eu e mais condonimos alugavamos todo o telhado do prédio para instalar paineis solares na totalidade do telhado .

Se todos os predios fizessem isso ajudava muito .

Claro esta que tinha de haver beneficios para os predios.

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Meu caro , se a edp quisesse eu e mais condonimos alugavamos todo o telhado do prédio para instalar paineis solares na totalidade do telhado .

Se todos os predios fizessem isso ajudava muito .

Claro esta que tinha de haver beneficios para os predios.

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Além disso, as empresas colocariam mais painéis solares nos telhados das suas instalações. Não só para autoconsumo, mas para injetar na rede.

E nesse sentido existe duas enormes vantagens: não é necessária uma rede de transporte de energia, nem é necessário ocupar os solos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Os riscos ambientais que representam essas mega centrais solares serão vistos a médio-longo prazo, depois não se queixem.

Porque nao usar paineis nos telhados das casas? Aqui na Bélgica sem sol, vejo casas e casas com paineis solares nos telhados.
Aqui, basta ver as moradias e contam-se aquelas que têm painéis para autoconsumo ou para AQS, os estrangeiros têm muito mais iniciativa em colocarem painéis do que propriamente os portugueses.

Além disso, as empresas colocariam mais painéis solares nos telhados das suas instalações. Não só para autoconsumo, mas para injetar na rede.

E nesse sentido existe duas enormes vantagens: não é necessária uma rede de transporte de energia, nem é necessário ocupar os solos.
As empresas estão interessadas, mas quando olham para os valores simplesmente, não querem, porque faltam incentivos para isso, o PRR prevê apoios para isso e pode ser uma boa alavanca, mas lá está o preço e o retorno desse investimento ainda é algo que mexe com os bolsos das empresas.
Injectar na rede pagam uma miséria. :D
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Além disso, as empresas colocariam mais painéis solares nos telhados das suas instalações. Não só para autoconsumo, mas para injetar na rede.

E nesse sentido existe duas enormes vantagens: não é necessária uma rede de transporte de energia, nem é necessário ocupar os solos.
Nem sempre assim é. Muitas empresas quando tem espaço preferem que a instalação seja no solo.

Nem todas as coberturas estão preparas para levar uma estrutura PV. As cargas aerodinâmicas provocadas pelo vento nos painéis levam a que seja necessário reforço ou mesmo a substituição da cobertura.

Além disso no chão é muito mais fácil implementar ângulos de inclinação de 30° que favorece muito uma maior produção.

Quanto ao retorno, nunca esteve tão bom como agora. A maioria das empresas paga tarifas indexadas ao mercado grossista, muitas delas viram os valores no ano passado duplicar em relação a 2020. Já a energia injetada na rede, no caso das empresas é paga a 90% do preço do mercado grossista, também nunca esteve tão bom como agora. Por isso incentivo não falta, haja capital.

Outra questão aqui abordada, no caso das redes de baixa tensão, se houver excedente na rede ligada a um PT podem ocorrer sobretensões, que por sua vez levam a que os inversores se desliguem, levando a uma grande instabilidade na rede.

Isto tudo para dizer que na teoria parece muito simples. Mas a implementação na prática não é assim tão fácil.
 
Última edição:

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Fontes renováveis intermitentes (eólica e fotovoltaica) não substituem geração hídrica. Aliás a geração hídrica de albufeira tem e terá um papel determinante na integração da cada vez maior capacidade instalada de fontes renováveis intermitentes. No caso da fotovoltaica esse papel da hídrica é ainda mais expressivo, exemplo de ontem:

Ver anexo 1048

Na geração por fontes renováveis, a fotovoltaica não responde a picos de consumo, sendo a eólica também intermitente sobra a hídrica.

Como refere, a produção solar não cobre os picos de consumo...
Não se pode aumentar a produção eólica sem aumentar a capacidade de bombagem, caso contrário teremos excesso de energia na rede...
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

O exemplo da Bélgica não é um bom exemplo.
A fotovoltaica belga é o resultado de uma decisão de um político belga que não sabe usar uma calculadora ou não é bom em matemática!
Isto levou a uma catastrófica "bolha financeira": empresas faliram e indivíduos contraíram empréstimos bancários (20000~30000 euros) que estão agora a perder dinheiro.
https://www.rtl.be/info/magazine/c-est-pas-tous-les-jours-dimanche/photovoltaique-1061844.aspx
https://www.lecho.be/economie-polit...avec-la-bulle-du-photovoltaique/10003748.html

Em Portugal, existe apenas uma falta de vontade/informação da população.
Não é financeiramente inacessível:

2022-01-30_07-38-17.jpg


Custo líquido para 1000w 740 euros painéis garantidos 25 anos pela EDP (são LG de excelente qualidade)
Para aqueles que querem melhorar o seu conforto e poupar dinheiro, tudo é possível:
https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx
Agora é preciso ter cuidado com a qualidade dos produtos e dos instaladores, pois em todo o lado há bons e maus.
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
@Toby Considero as ofertas da EDP (e outras energéticas similares) um roubo para os consumidores.
Penso que existem melhores alternativas. Vou dar o meu exemplo, onde faço as minhas compras regulares e até hoje sem problemas nos materiais que vendem.
P.S- Tenho instalado ~4.5kWh de sistema offgrid
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Portugal precisa urgente de parques solares de 1GW, o que está previsto para a zona de Sines, tem contestação, mas em Portugal tudo é contestado.
Tem que se ter alguns cuidados, mas vai ter que ser, apesar das contestações, não temos outra solução.
É claro que estes parques gigantes vão ter um impacto forte na zona, mas Portugal não pode desperdiçar o Sol que tem.
Portugal precisa de ter +20% da sua energia a vir das fotovoltaicas, e urgente, pois esta seca é o prenuncio de que a hídrica vai ter as suas limitações.
Não concordo.

Parques solares gigantes tem impactos enormes no ecossistema.

1000 painéis solares num campo produzem exactamente a mesma coisa que 10 painéis solares no telhado de 100 casas.


Devemos apostar muito mais no auto-consumo solar.

Se eu tiver painéis solares na minha casa vou ser muito mais cuidadoso na utilização da electricidade, e escolher os períodos em que posso usar electricidade "sem pagar" melhorando fortemente a eficiência do sistema.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Meu caro , se a edp quisesse eu e mais condonimos alugavamos todo o telhado do prédio para instalar paineis solares na totalidade do telhado .

Se todos os predios fizessem isso ajudava muito .

Claro esta que tinha de haver beneficios para os predios.

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Já o podem fazer, e dividir os valores da produção entre os condóminos.

Através de uma comunidade de energia renovável (CER)

Infelizmente ainda não é muito simples.

Eu por exemplo quis instalar painéis no meu telhado e partilhar energia com a casa dos meus pais onde é inviável instalar paineis.

Mas como os locais distam 2 km e não dependem do mesmo PT é impossível ( mesmo que eu queira pagar a E-redes pelo transporte da energia)


Sorry pelo off-topic