génese [...] puramente antropomórfica,
Antes de mais nada.. já estava a dormir, está bem, pessoal?

e já corrigi

dizer que um aquecimento global leva à formação de uma tempestade é simplesmente não ter noção dos conceitos que se está a utilizar.
Concordo, mas é preciso salientar aqui que, como sabes certamente, "aquecimento global", é apenas uma das coisas das que se podem considerar como alterações climáticas, e digo isto porque não quero aqui que se possa dar aso a negacionismos, seja por falta de claridade, ou pura vil interpretação propositadamente (demasiado) literal do que foi dito (seja dito por ti ou por outros).
97 a 98% dos climatologistas em todo o planeta não concordam convosco.
Na mesma linha do que disse acima, é preciso também esclarecer que estamos a falar de 97 a 98% dos climatologistas que publicaram estudos que foram revistos (e confirmados por outros climatologistas), não de 97 a 98% de
todos os climatologistas, e acho que é importante também especificar de onde vieram os fundos para esses climatologistas poderem (ou quererem) fazer essas publicações, e onde foram formados esses climatologistas, e sob a alçada de quem, e aí entramos outra vez (infelizmente) na política. Também temos de entrar na política se quisermos referir os 2 a 3% que não concordam, mas, talvez mais importante, e menos relevante politicamente, é saber qual é a linha temporal em que a concordância em relação à antropogénese (agora sim

) sobe ou desce.
E mais importante de tudo, para mim pelo menos, é distinguir aqui o que
eu estou a argumentar, visto estares (em parte) a incluir-me quando dizes que não concordam "convosco". E o meu argumento é o seguinte:
As alterações climáticas não são antropogénicas, ponto final. A aceleração (edit para acrescentar: e o rumo) das alterações climáticas, pode-o ser, ou não (e, aparentemente, é).
No que toca ao resto do meu argumento, os efeitos futuros, aí não há consenso, e dificilmente alguma vez vai haver, porque é quase impossível, especialmente tendo em conta o facto de que nos é, também, quase impossível saber sem margem para erro, qual seria o comportamento do clima hoje em dia se não existissem seres humanos (ou a sua indústria).
Literalmente uma das razões que tem levado à escolha da Península Ibérica para a criação de data centers é o facto de o mercado de eletricidade ibérico ter tido preços no mercado relativamente baixos nos últimos anos, por dois motivos: a falta de conexões energéticas entre Espanha e França, o que isola o mercado ibérico do mercado europeu, e o enorme potencial nas renováveis que existe na Península e que tem levado a um enorme investimento nestes anos, aliado a uma diminuição brutal no custo das renováveis na última década.
Aqui vou ter de discordar contigo, mas, talvez só porque não especifiquei bem aquilo a que me estava a referir. Quando falei de data centers, queria-me referir apenas aos data centers que temos recebido recentemente, maioritariamente de IA, que são os data centers do futuro, e não os data centers "recauchutados" que temos montado por aí (já quase desatualizados), aí sim por causa da energia barata, enquanto os restantes países vão um pouco mais à frente.
Os data centers de vanguarda (de IA) que temos recebido, e vamos continuar a receber felizmente (por enquanto), e que vão ser fulcrais na nossa evolução, e mudar irreversivelmente o mundo (para bem ou para mal), não vêm para cá por termos energia barata (no que toca ao barato e que possa ter algum peso talvez seja só a mão de obra, e o lobbying). Vêm para cá sim por causa da nossa vantagem no que toca à abundância de fatores que permitem a utilização de certas energias renováveis (e isso não é exclusivo a nós, mas aliado à abundância e ao fácil acesso a água, é quase), mas não porque nós as usamos, vêm, porque querem ter independência energética e
eles as podem usar. Em suma, e simplificando, eles não querem pagar energia mais barata, eles querem poder gerar a sua própria energia.
Neste momento, interessa-lhes rapidez, e é muito rápido montar parques solares (que cá funcionam grande parte do ano, e bem), e é por isso que estamos a ver investimento cá num nível nunca antes visto. Futuramente, e aqui parto para a especulação, só vamos ver uma continuação deste investimento, ou no mínimo um não desinvestimento, (penso eu) se permitirmos a essas empresas que façam as suas próprias centrais (provavelmente nucleares) de geração de energia, porque vão precisar delas, e vão para onde lhas deixarem fazer. Estamos a falar dum ramo que vale triliões, e não olham (muito) a custos, olham maioritariamente a "onde é que eu posso meter isto a funcionar em grande escala,
ontem?".