A tua Estação Meteorológica

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
1mm de chuva = 1 litro por metro quadrado.

1 metro quadrado = 10 000 centímetros quadrados.

Se tiveres um pluviómetro com uma superfície de 200 centímetros quadrados, tens de multiplicar a quantidade de água recebida por 50.
Se tiveres um pluviómetro com uma superfície de 500 centímetros quadrados, tens de multiplicar a quantidade de água recebida por 20.

Se estás a meter um balde com uma certa área superficial mas depois a conta é feita tendo em consideração outra área superficial, o balanço final vai ser diferente, certo?

Não entendo a ânsia de espalhar tantas estações meteorológicas se depois o rigor é zero (condições de instalação das estações meteorológicas, agora isto...). É preferível começar algo pequeno mas bem estruturado e depois sim, avançar para um projecto mais ambicioso, do que isto. Para quê colocar a carroça à frente dos bois? Para o inglês ver? ...
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Foi testado e nao deu Qualquer problema

O único teste a sério que podes (e deves) fazer, será colocar provisoriamente uma outra Davis Vantage Pro 2 ao lado dessa que modificaste, à mesma altura e afastada 1 a 2 metros, e esperas que chova. Depois, comparas os valores de precipitação medidos em cada estação. Daí retiras as tuas conclusões e partilhas connosco. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Toby e Duarte Sousa

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Deitei a mesma quantidade de água em ambos os "baldes" e o valor registado foi o mesmo

Luís, tens que ter a humildade de ouvir o que te dizem. Essa teimosia leva-se aos primeiros posts que fizeste no MeteoPT ainda com a outra conta, em que fazias registos e relatavas sem fiabilidade nenhuma. Essa adaptação que estás a fazer é como pores uma roda de bicicleta num carro e dizeres que está tudo bem. Se te estão a avisar é para o bem do teu projeto, que aliás tem bastante valor. ;)
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O único teste a sério que podes (e deves) fazer, será colocar provisoriamente uma outra Davis Vantage Pro 2 ao lado dessa que modificaste, à mesma altura e afastada 1 a 2 metros, e esperas que chova. Depois, comparas os valores de precipitação medidos em cada estação. Daí retiras as tuas conclusões e partilhas connosco. ;)

... desde que o 2º VP2 e calibrada (a seringa 3.92/3.98ml) ;)... senão andamos em círculos.
O primeiro e único teste válido é um pluviómetro manual da WMO:

spiea.jpg


Em muitas redes amadoras é obrigatório um controle manual.

Eu tenho isto:


IC-15000.000000.png

Eu já tinha oferecido uma compra em grupo a preços de fábrica, mas...:intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e WHORTAS

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
... desde que o 2º VP2 e calibrada (a seringa 3.92/3.98ml) ;)... senão andamos em círculos.
O primeiro e único teste válido é um pluviómetro manual da WMO:

spiea.jpg


Em muitas redes amadoras é obrigatório um controle manual.

Eu tenho isto:


IC-15000.000000.png

Eu já tinha oferecido uma compra em grupo a preços de fábrica, mas...:intrigante:


Sim.. claro..
Mas como o RedeMeteo tem várias estações, poderá ser-lhe mais fácil colocar ali provisoriamente uma Vantage Pro 2 (para ter 2 estações com área de recepção igual), que já dará valores fiáveis e que poderão ser comparados e dar a respectiva conclusão.
 
  • Gosto
Reactions: WHORTAS e Toby

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
"Problema" não dá... ele funciona e contabiliza a precipitação... o "problema" é mesmo estar a contabilizar de forma errada... 2 vezes a mais....
Por isso mesmo ja calibrei no software
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,
E após quase 10 anos a primeira avaria na minha pce... e na consola!!!! não consigo resetar a memoria, no canto inferior direito.
Alguma dica?
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boas,
E após quase 10 anos a primeira avaria na minha pce... e na consola!!!! não consigo resetar a memoria, no canto inferior direito.
Alguma dica?
Uma pergunta que nao tem haver com o problema: tens pilhas recarregáveis ou de litio na tua estação?
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa