A tua Estação Meteorológica

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Viva,

A minha PCE está “no ar” (http://www.penteadoweather.altervista.org/wxindex.php?lang=en), através do WView, à cerca de 5 anos, com resultados positivos.
No entanto existem 2 (ou 3...) problemas crônicos que pretendo resolver a curto prazo.

- Gráficos sem valores

De “tempo a tempo” o WView deixa de receber valores para atualizar os gráficos, deparando-me com os mesmos vazios (desde o ultimo dado recebido).
Nestas situações a consola apresenta o buffer de histórico cheio e a opção “Clear” deixa de estar disponível.

De forma a repor a funcionalidade é necessário reiniciar a consola.


- Rajada a Zero

Por vezes (com alguma frequência), após reiniciar a consola (ou o WView) o valor do parâmetro rajada fica a zero. Sendo necessário reiniciar o WView até que o valor seja atualizado.
Ainda não consegui identificar um padrão para o problema.


- Read block failure

É frequente a consola apresentar áreas de memória que não se conseguem ler, com consequente perda de dados. Normalmente não é muito visível, mas quando acontece durante um fenómeno onde a resolução dos dados é importante chateia...


- Dados inconsistentes

Algumas vezes (não muito frequente) a consola regista valores inconsistentes (ex. Vento ou temperatura muito elevada), sendo necessário remover os respetivos registos da BD para não afetar as estatísticas.


Existem mais algumas “características” na solução implementada, mas estes são os mais significativos.


Alguém com experiências similares? Alguma forma de ultrapassar as mesmas?


Tenho ponderado a aquisição de outra estação (provavelmente Davis VantageVue), mas quando penso no “investimento” necessário para igualar a flexibilidade que tenho com a PCE (dataloggers e afins), torna-se um pouco desmotivador!


Muito obrigado





Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Eu quando esta avariar (PCE), vem outra igual....barata e nunca me deixou ficar mal....
As pilhas para o exterior serão as mesmas, estão a durar para cima de 5 anos....
 
  • Gosto
Reactions: lserpa


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eu quando esta avariar (PCE), vem outra igual....barata e nunca me deixou ficar mal....
As pilhas para o exterior serão as mesmas, estão a durar para cima de 5 anos....

O bom da pce é que as pilhas são recarregáveis e a fotocelula recarrega-as durante o dia. São quase que uma fonte infinita de energia :) tenho uma e adoro-a. Foi mais barata que a minha Oregon e consegue ser mais precisa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O bom da pce é que as pilhas são recarregáveis e a fotocelula recarrega-as durante o dia. São quase que uma fonte infinita de energia :) tenho uma e adoro-a. Foi mais barata que a minha Oregon e consegue ser mais precisa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Boas,
A minha tinha esse carregador solar, mas cheguei à conclusão que aquilo não fazia nada, meti pilhas energizer ultimate lithium, aguenta temperaturas baixas e mesmo negativas e duram no exterior mais de 5 anos sem verter...um pouco caras mas compensam...

Vi agora a minha PCE já tem mais de 8 anos...:D:D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e wheel18

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
O bom da pce é que as pilhas são recarregáveis e a fotocelula recarrega-as durante o dia. São quase que uma fonte infinita de energia :) tenho uma e adoro-a. Foi mais barata que a minha Oregon e consegue ser mais precisa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Funciona bem quando à Sol! Mas já tive alguns dissabores em semanas criticas... Desde alguns anos que utilizo pilhas 'normais'.
Pelo baixo custo (duração sempre bem acima de 1 ano), prefiro reduzir o risco de perda de dados e assegurar o seguimento 24/7.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, estou com um problema na minha PCE.
Portanto, como é do saber de todos, a semana que passou foi bastante invernal para os Açores, e pelos vistos, invernal demais para a minha estação.
Então é o seguinte. A estação deixou de comunicar com a consola interior. Já desmontei e troquei as baterias, e mesmo assim apenas trabalha por breves horas até se voltar a desligar... alguém já teve algo parecido?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
"Transformação" de PCE em DAVIS
DDoCkTW.jpg

7NFCrSy.jpg
 
  • Gosto
Reactions: rick80 e lserpa

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
"Transformação" de PCE em DAVIS
DDoCkTW.jpg

7NFCrSy.jpg

Bom dia,

Eu acho que você está trabalhando para nada: as superfícies receptoras não são idênticas (DAVIS 214cm2).
A razão Davis 214 cm2/volume dos baldes de 4ml (calibrar em 3,92ml) para uma resolução de 0,2mm = Inclinar um balde, não são iguais para um PCE (resolução 0,1mm = Inclinar um balde, volume do balde (?), área de superfície (?).
É um pouco como montar um pneu de 17" numa jante de 14".
Sorry
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos e lserpa

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Agora sim uma adaptação mais perfeita
Esta irá para Marvão substituindo a que la está que apresenta problemas nomeadamente na precipitação devido ao vento forte que se faz sentir lá a mais 80o metros de altitude
6GRsD1l.jpg

T9ttFiO.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Eu acho que você está trabalhando para nada: as superfícies receptoras não são idênticas (DAVIS 214cm2).
A razão Davis 214 cm2/volume dos baldes de 4ml (calibrar em 3,92ml) para uma resolução de 0,2mm = Inclinar um balde, não são iguais para um PCE (resolução 0,1mm = Inclinar um balde, volume do balde (?), área de superfície (?).
É um pouco como montar um pneu de 17" numa jante de 14".
Sorry

T9ttFiO.jpg

Também me parece que adaptar um "balde" da Davis, (cuja área de recepção de chuva corresponderá à calibração dos copos de contagem (balancim) da Davis), ao balancim da PCE, resultará em valores errados na contabilização da precipitação.
Ao menos houve algum teste para verificação dos resultados obtidos?
 
  • Gosto
Reactions: Toby e MSantos

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
T9ttFiO.jpg

Também me parece que adaptar um "balde" da Davis, (cuja área de recepção de chuva corresponderá à calibração dos copos de contagem (balancim) da Davis), ao balancim da PCE, resultará em valores errados na contabilização da precipitação.
Ao menos houve algum teste para verificação dos resultados obtidos?
Foi testado e nao deu Qualquer problema
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Isto já ultrapassa a meteorologia, é matemática. O valor de cada balanço do pluviómetro tem em conta o diâmetro da abertura deste, se o modificas, vai entrar muito mais água e assim dar valores de precipitação errados porque o valor precisa de ser compensado. Geralmente quem faz modificações nos pluviómetros das suas estações, tem de recalcular o valor de cada balanço com a área nova do pluviómetro e ajustar no software.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Foi testado e nao deu Qualquer problema

"Problema" não dá... ele funciona e contabiliza a precipitação... o "problema" é mesmo estar a contabilizar de forma errada... 2 vezes a mais....
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
"Problema" não dá... ele funciona e contabiliza a precipitação... o "problema" é mesmo estar a contabilizar de forma errada... 2 vezes a mais....
Deitei a mesma quantidade de água em ambos os "baldes" e o valor registado foi o mesmo