Irpst: Eu compreendo a tua manifestação. Percebo o teu gesto sincero e livre de preconceitos.
Desde 1860 a temperatura do planeta subiu (vamos pela mais extravagante 1ºC) nenhum cientista pode negar isto (e realmente não há um cientista no planeta que negue este fato).
Nenhum cientista nega que CO2 é um gás de efeito estufa.
Nenhum cientista nega o efeito ilha de calor urbano.
bom:
Nenhum cientista sabe reconstruir o clima do planeta.
Nenhum cientista sabe com será o clima do planeta em 10 anos.
certo:
Todos cientistas sabem que não temos uma fonte de energia para substituir globalmente os combustiveis fósseis.
Então qual o problema? O Aquecimento global antropogênico agora é uma questão política. E isto acarreta que nós cientistas não temos a resposta correta para a questão. Eu penso que é universal: Político de qualquer tendência adora falar (sem compromisso com a realidade) e gastar dinheiro público para o "bem comum" sem ter que dar muitas explicações.
E agora muitos dinheiros são gastos em toda sorte de pesquisa sobre o tal de aquecimento global antropogênico ( raios cósmicos, múons, píons, carbono 14, berílio10, satélites para medir tudo, aceleradores de partículas para nucleação de nuvens, bóias monitorando a temperatura dos oceanos, supercomputadores, programas de milhões de linhas, análise sofisticada em gelo, radiossondagem sofisticada e muita coisa extra). Infelizmente com recursos financeiros retirados de outros campos de pequisa que não colocam as palavras aquecimento global antropogênico na pesquisa. Temos exemplos bizarros (aquecimento global provoca cálculo renal).
Infelizmente não concordo quanto a bondosa mãe natureza sabendo que mais de 90% das espécies que este planeta habitaram estão extintas.
Explico. Se os dinossauros tivessem um bom sistema para monitorarem asteroides/cometas/e outros corpos celestes a história seria diferente.
Só tem uma solução: trabalhar sério e trocas de informações, como esta espaço permite. Um dia acharemos a resposta correta.
Abraços:
