Arquivo de eventos históricos

Tópico em 'Eventos Meteorológicos' iniciado por Aurélio 28 Nov 2007 às 17:40.

1. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto

caractrerizada por Anticiclone dos Açores mais intenso e Depressão da Islândia também mais intensa ambos mais a norte e que provoca Invernos chuvosos e amenos no Norte da Europa e secos no Mediterrâneo,
    se este Oscilação tivesse predominado sempre assim, se os Invernos em que o deste ano é um bom exemplo tivessem continuado assim, talvez a ponte ainda lá estivesse e com obras anunciadas para o ano....

2. Seavoices

Seavoices
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Out 2005
    Local:
    Odivelas
    Não me esqueco desse dia, 8 de Janeiro de 1996.

Estava em Colares, perto de Sinta e frequentava o 11º Ano. Tinha tido uma aula das 11h30 às 12h20 onde a professora nos de oportunidade de sairmos um pouco depois das 12 horas. Essa manhã tinha sido nublada mas não tinha chovido.

Pouco depois das 12 horas, quando me preparava para pegar na minha acelera e fazer os 2 Km que distavam da escola até casa, começou a chover. Pensando que seria uma chuva breve (como tinha acontecido nos dias anteriores) aguardei um pouco porque não me fazia acompanhar da necessária protecção para não me molhar.

Rapidamente uma chuva fraca vai gradualmente aumentando de intensidade até que subitamente começa uma chuva copiosa que dura aproximadamente 1 hora. Chovia como se não houvesse amanhã. As linhas de água aumentavam a olhos vistos e os primeiros rios começavam a aparecer em sítios nunca vistos. As estradas tornaram-se rios e claro, a minha escola inundou quase todos os pavilhoes e algumas salas (era um pré-fabricado que na altura tinha quase 20 anos)

Certa altura e dado que a chuva copiosa não abrandava, decidi pegar na mota e ir para casa. Só vos digo que tive a minha maior molha que alguma vez senti. A estrada estava cheia de lixo, rios de água e de terra. A cada passagem por um desses rios, sentia um brusco abrandar de velocidade. Quando chegei a casa, parou de chover.

Nesse dia, o rio da Várzea (que nasce na Serra de Sintra e desagua na Praia das Maçãs) alagou a zona da Várzea de Colares, desde a Bomba de Gasolina até à Adega Regional de Colares, a zona agrícola entre a Praia Grande e a Praia das Maças e uma zona de terrenos de uma grande quinta em Galamares, bem junto à estrada nacional. Lembro-me também de ver notícias da Calçada de Carriche e de algumas zonas de Lisboa inundadas pelo súbito descarregar de chuva.

Nesse mesmo dia morreu François Mitterrand, o antigo presidente da França (a minha mnemónica para esta data)

O link com a imagem de satélite daquela hora

3. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Bem Seavoices, o meu muito obrigado! Pela descrição que fazes e pelo ano referido, parece ser exactamente essa a situação que referi! :thumbsup::thumbsup:

Mais uma vez OBRIGADÃO! Dei voltas e voltas até na imprensa e não encontrei mesmo nada!

4. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Relatos interessantes sobre neve, e a chegada mais cedo das andorinhas:

Diário de Notícias - Madeira 11-02-1886
    Vilar de Perdizes com 2m de neve:eek:

Já agora, os carros aqui referidos, são os puxados por bois, e não os actuais puxados pelos "cavalos"...:D

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Cá fica mais uma tempestade histórica 28 de Janeiro de 1937.

Legenda da figura:
    A multidão na Praça do Comércio em Lisboa, assite a um violento temporal que atinge o país em Janeiro de 1937.

#35 Mário Barros, 26 Jun 2008 às 22:09
    Última edição: 2 Jul 2010 às 12:52
  6. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    bons dias

não sei se já tinha referido aqui, mas lembro-me quando tinha prai uns 5 anos (deve ter sido entre outubro de 1991 e janeiro 1992) que houve uma violenta trovoada durante a noite, inclusive houve falta de luz. Foi semelhante ao que ocorreu a 28 de outubro de 2001. Nunca mais me esqueço desse dia, apesar de ja não me recordar do dia ao certo, se pudessem ajudar agradecia.:thumbsup::thumbsup:

cumps.

7. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    ninguém me consegue ajudar???:(

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Squidward, trovoadas é trabalhoso tentar saber, só havendo alguém que se recorde mais ou menos da data exacta.
    Em alternativa, só vendo os mapas diários entre Outubro de 1991 e Janeiro 1992 um a um para tentar encontrar os dias com condições eventualmente favoráveis e mesmo assim concluir que era o dia X é capaz de não ser fácil, só verificando depois as várias imagens de satélite por cada um desses dias "supeitos" e ver se havia células convectivas na tua região. Acresce o problema de que os satelites dessa altura têm pouca resolução, pelo que não é brincadeira a tarefa :hehe: Uma trabalheira para muitas horas sem resultados garantidos :hehe: Se quiseres posso explicar-te de que forma podes fazer tu essa pesquisa.

Se fosse por exemplo um temporal de vento seria mais fácil, pesquisando bases de dados à procura de baixas pressões, mas com trovoadas não dá. De qualquer forma, seguindo a lógica, provavelmente seria em Outubro ou Novembro, mas também pode não ter sido.

9. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Obrigado na mesma Vince :thumbsup::thumbsup:

10. cm3pt

cm3pt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:
    Vila Real (Pombal nas ferias)
    Ora, se a memória não me falha (nessa altura eu ja não vivia em Lisboa) foi no dia 9 de Janeiro de 1996. Nesse dia cairam em Lisboa 42 mm de chuva :rain:numa hora. Não vi, mas ouvi nas noticias, e deve ter sido uma coisa impressionante. Aliás, ruiu um muro e penso que até, infelizmente, morreu uma pessoa nesse dia. Aqui está carta meteorológica desse dia:

11. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Muito obrigado pelo testemunho, desse dia que ficou marcado na minha memória.

Fica a dúvida se terá sido o dia 8 ou o dia 9, uma vez que já temos dois testemunhos com data não coincidente! Mas para mim era mais importante lembrar-me do ano e saber se mais gente se lembrava!

Mais uma vez agradecido pelos testemunhos e cartas colocadas :)

12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Não sei se terá interesse recuperar imagens de satélite dos dias 6-7-8 de Dezembro de 2000... Sobretudo um depressão em cavamento desde o oeste dos Açores com 1000hpa até menos de 975hpa sobre Reino Unido...

Não é que tenha sido igual ao Klaus, mas é o mais parecido e recente que encontro, digamos um primo afastado. Ainda a frente fria tinha acabado de passar pelo Algarve, já o centro da depressão estava no Reino Unido. Foi rápido, ventoso e também com muita chuva...

13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Informação muito vaga ... explica o que te lembras para aqui o pessoal ficar elucidado, porque através das imagens não se vê assim nada de especial !!

14. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    "In 1744, the winter was again very cold. The Mayne was covered seven weeks with ice; and at Evora, in Portugal, people could not creep out of their houses for heaps of snow."

The Wonders of Nature And Arte (Página 487)

15. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Curioso sem dúvida :thumbsup:

Partilhar esta Página