Biodiversidade



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Vejo muitas por aqui, às vezes andam em bando, todos os dias ouço o seu canto.

São cada vez mais comuns! Colonizaram praticamente todo o país nos últimos 20 anos, lembro-me quando começaram a aparecer em maior número no final do anos 90 do século passado, rapidamente se adaptaram a viver e meios urbanos e em zonas rurais.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Também existem por aqui!
Na realidade já existem por todo o país. Ainda me lembro do tempo em que só existiam nas áreas metropolitanas, nem foi há muitos anos (20, no máximo). :surprise:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
São cada vez mais comuns! Colonizaram praticamente todo o país nos últimos 20 anos, lembro-me quando começaram a aparecer em maior número no final do anos 90 do século passado, rapidamente se adaptaram a viver e meios urbanos e em zonas rurais.
Verdade, andei a pesquisar e há 20 anos eram raras em Portugal e agora abundam.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sobre as rolas-turcas...

Os meus pais têm uma horta com galinhas e patos à solta. No Verão passado andava na zona um grande bando destas rolas-turcas. Devo dizer que muita gente detesta estas aves, ora porque pousam nas árvores e defecam em cima dos carros que estão à sombra, ora porque comem o milho e o trigo que deixam para as aves de capoeira. Subitamente, começaram a aparecer rolas-turcas mortas por todo o lado. Os animais de capoeira dos meus pais também morreram quase todos. Provavelmente o que aconteceu foi isto. Alguém deu trigo envenenado às rolas. Tanto as rolas como os pombos quando consomem veneno tentam regurgitar para a água. As rolas devem ter regurgitado para a água dos bichos dos meus pais e estes morreram ao consumir a água envenenada. É uma hipótese. O boato circulou na zona, de que alguém tinha envenenado as rolas. Tive pena de não ter estado nessa altura em Portugal, pois teria recolhido os animais mortos e feito uma queixa.

EDIT:

os portugueses têm um problema cultural com a Natureza que não se vê noutros povos do Norte. Tudo faz mal. As folhas das árvores sujam as ruas, logo toca a abater árvores. Os pardais fazem barulho. As rolas fazem barulho. Os peneireiros comem a caça. Etc, etc, etc.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Sobre as rolas-turcas...

(...)

EDIT:

os portugueses têm um problema cultural com a Natureza que não se vê noutros povos do Norte. Tudo faz mal. As folhas das árvores sujam as ruas, logo toca a abater árvores. Os pardais fazem barulho. As rolas fazem barulho. Os peneireiros comem a caça. Etc, etc, etc.

Completamente de acordo! :sad:
 

Meninodasnuvens

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
410
Local
Carvalhais de Baixo, Coimbra
Alguém me consegue dizer o nome deste inseto.
99774abad2a36ff7386f855b66f55860.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o problema da rola-turca é o mesmo de sempre. Foi introduzida porque uns bacanos gostam de andar aos tiros para depois comer uns passaritos como petisco. A nossa rola já andava pelas ruas da amargura e são ultrapassadas pelas turcas mais adaptáveis provavelmente por terem menos medo dos humanos
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sobre as rolas-turcas...

Os meus pais têm uma horta com galinhas e patos à solta. No Verão passado andava na zona um grande bando destas rolas-turcas. Devo dizer que muita gente detesta estas aves, ora porque pousam nas árvores e defecam em cima dos carros que estão à sombra, ora porque comem o milho e o trigo que deixam para as aves de capoeira. Subitamente, começaram a aparecer rolas-turcas mortas por todo o lado. Os animais de capoeira dos meus pais também morreram quase todos. Provavelmente o que aconteceu foi isto. Alguém deu trigo envenenado às rolas. Tanto as rolas como os pombos quando consomem veneno tentam regurgitar para a água. As rolas devem ter regurgitado para a água dos bichos dos meus pais e estes morreram ao consumir a água envenenada. É uma hipótese. O boato circulou na zona, de que alguém tinha envenenado as rolas. Tive pena de não ter estado nessa altura em Portugal, pois teria recolhido os animais mortos e feito uma queixa.

EDIT:

os portugueses têm um problema cultural com a Natureza que não se vê noutros povos do Norte. Tudo faz mal. As folhas das árvores sujam as ruas, logo toca a abater árvores. Os pardais fazem barulho. As rolas fazem barulho. Os peneireiros comem a caça. Etc, etc, etc.

E até existe gente supostamente bem informada, que acusa a rola-turca de ser uma invasora (como se de uma exótica se tratasse).
Tudo um perfeito disparate, pois a expansão desta espécie no nosso país, foi completamente natural.
E também há quem diga que prejudica a rola-brava, mas até hoje ainda não li um estudo que fosse a provar tal coisa.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
o problema da rola-turca é o mesmo de sempre. Foi introduzida porque uns bacanos gostam de andar aos tiros para depois comer uns passaritos como petisco. A nossa rola já andava pelas ruas da amargura e são ultrapassadas pelas turcas mais adaptáveis provavelmente por terem menos medo dos humanos

Ena, juro que quando escrevi o que escrevi, nem tinha lido o teu post. lol
É que opiniões como essa existem em muitos foruns e páginas do facebook.
Então, por favor, vê a coisa pelo lado positivo: aprendestes hoje algo novo e sem precisar de sair do forum que mais frequentas (penso eu de que).
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Ena, juro que quando escrevi o que escrevi, nem tinha lido o teu post. lol
É que opiniões como essa existem em muitos foruns e páginas do facebook.
Então, por favor, vê a coisa pelo lado positivo: aprendestes hoje algo novo e sem precisar de sair do forum que mais frequentas (penso eu de que).
então porque só no sec 20 começaram a expandir o seu território e a rola comum continua a desaparecer estando já classificada com vulnerável e tal começou com a colonização por parte da rola turca, só porque não existem estudos não impede que seja a rola turca a principal causa da diminuição da rola comum e continuo com a ideia de que com ajuda humana.