Biodiversidade

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No sotavento algarvio havia tantas centenárias mas estão a dar cabo delas com podas radicais, uma desgraça.

Em Portugal nas ditas limpezas retirar as árvores que constituem sebes ou galerias, é curioso mas em França ou Inglaterra isto não ocorre.

As copas das oliveiras ou alfarrobeiras centenárias paulatinamente vão desaparecendo e trata-se de um fenómeno que não compreendo.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No sotavento algarvio havia tantas centenárias mas estão a dar cabo delas com podas radicais, uma desgraça.

Em Portugal nas ditas limpezas retirar as árvores que constituem sebes ou galerias, é curioso mas em França ou Inglaterra isto não ocorre.

As copas das oliveiras ou alfarrobeiras centenárias paulatinamente vão desaparecendo e trata-se de um fenómeno que não compreendo.

Por aqui também acontece o mesmo, não vejo qualquer tipo de respeito pelas oliveiras centenárias, com podas radicais, onde até por vezes chegam a secar, os carvalhos tem levado da mesma "receita". As alfarrobeiras acho uma excelente árvore, apesar de por este lados não se verem praticamente, aliás só conheço aqui dois vizinhos que tem 4 árvores já com mais de 3 metros de altura, e pelo que me tenho apercebido, elas já estão completamente adaptadas, pois o pior o é o gelo.
No Algarve pelo que vou lendo cada vez mais estão a arrancar as alfarrobeiras centenárias, para dar lugar a novas plantações, como os abacateiros.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Morcegos atormentam moradores junto ao Hospital de Santarém

A presença de morcegos junto à Praceta Augusto Brás Ruivo, em Santarém, junto ao hospital da cidade, está a dar dores de cabeça aos moradores da zona. A situação tem vindo a piorar nas últimas semanas e as queixas sucedem-se, porque os animais aproveitam as janelas abertas para se introduzirem nos apartamentos. Alguns moradores já deixaram de dormir de janela aberta para prevenirem visitas indesejadas durante a madrugada.


Fátima Rodrigues tem 54 anos e reside na zona há três décadas. Já tinha sido avisada por uma vizinha para essa situação mas só acreditou quando viu. Numa madrugada de sábado estava no seu quarto a dormir quando ouviu um barulho de algo que tinha batido na persiana. Abriu a luz e foi nessa altura que viu um morcego a voar por cima da sua cama.


https://omirante.pt/sociedade/2018-10-11-Morcegos-atormentam-moradores-junto-ao-Hospital-de-Santarem

Daqui a pouco já só faltam dizer que é uma praga de morcegos, o facto é que eu por aqui também nunca vi tantos morcegos como agora, a "caçarem", debaixo dos candeeiros das estradas sem medo dos carros e de pessoas, o meu tio, ainda a semana passada entrou-lhe uma para dentro de casa.
Do meu ponto de vista é uma espécie auxliar, pois consome muito insectos nefastos para a agricultura biológica, e é uma espécie que se deve preservar.
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Boa noite. Tenho esta "amiga" no terraço. O meu marido tem pânico e nem se chega perto. É uma comum aranha de jardim certo?
e5a0448cf6f835ae243bf3ee2158f518.jpg
4537e34b3648411c8df762200d3215cf.jpg


Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Vi esta foto no facebook, que retrata bem a destruição que o Leslie provoucou no património arbóreo, ontem no nosso país, mas ao mesmo tempo, olhei para o tronco desta árvore, e não corresponde o seu tamanho ás suas raízes, ou seja explicando melhor, as árvores que estão nestas pequenas caldeiras nas cidades, estão muito enfraquecidas, aliás esta parece mais que estava dentro de uma vaso, e depois são logo as primeiras a sofrerem as consequecias, não quero com isto desvalorizar também a intensidade do vento, pois sei que a cima de 100 km/h, já exerce muita força, e ainda para mais numa altura em que a árvores ainda tem muitas folhas, logo aí o atrito é muito maior.
As suas raizes são poucas para suportar a árvore e também já estão em estado avaçado de decomposição.
O cenário numa floresta seria diferente pois, é mais fácil exister quedas de ramos, do que queda total da arvore, pois a concentração de árvores é muito maior, o que ajuda a criarem uma verdadeira "teia", de raizes debaixo do solo.

Em Vila Real



 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
CORREDOR PARA A VIDA SELVAGEM EM PORTUGAL RECEBE 2,6 MILHÕES DE EUROS

Um corredor com 120.000 hectares, entre a Serra da Malcata e o Canhão Fluvial do Douro, vai ser criado no Vale do rio Côa para ajudar a trazer de volta lobos, linces, veados, corços e abutres.

Os 2,6 milhões de euros serão disponibilizados pelo Endangered Landscapes Programme (ELP), entre 2019 e 2023, foi revelado na semana passada.

“Queremos ampliar aquilo que já estamos a fazer na Reserva da Faia Brava a toda a área do Côa”, explicou hoje à Wilder Pedro Prata, líder da equipa do Rewilding Western Iberia.

A Reserva da Faia Brava, com cerca de 1.000 hectares nos concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, é uma das nove áreas piloto do projecto europeu Rewilding Europe – Making Europe a Wilder Place.

Esta é uma região com escarpas íngremes, florestas de sobreiro e azinho, matagal mediterrâneo e olival e amendoal tradicional. Ao abandono da terra pelo Homem tem-se seguido o regresso da vida selvagem, como abutres, águias-reais, águias-de-bonelli, corço e javali.


https://www.wilder.pt/historias/cor...CuzNh0fwu18ZP49g_8YxUiA9F0kAz3W7nt5Z4P8K6Wa2E

Excelente iniciativa, de louvar mesmo, esperemos que corra tudo da melhor forma nesta iniciativa.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
CORREDOR PARA A VIDA SELVAGEM EM PORTUGAL RECEBE 2,6 MILHÕES DE EUROS

Um corredor com 120.000 hectares, entre a Serra da Malcata e o Canhão Fluvial do Douro, vai ser criado no Vale do rio Côa para ajudar a trazer de volta lobos, linces, veados, corços e abutres.

Os 2,6 milhões de euros serão disponibilizados pelo Endangered Landscapes Programme (ELP), entre 2019 e 2023, foi revelado na semana passada.

“Queremos ampliar aquilo que já estamos a fazer na Reserva da Faia Brava a toda a área do Côa”, explicou hoje à Wilder Pedro Prata, líder da equipa do Rewilding Western Iberia.

A Reserva da Faia Brava, com cerca de 1.000 hectares nos concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, é uma das nove áreas piloto do projecto europeu Rewilding Europe – Making Europe a Wilder Place.

Esta é uma região com escarpas íngremes, florestas de sobreiro e azinho, matagal mediterrâneo e olival e amendoal tradicional. Ao abandono da terra pelo Homem tem-se seguido o regresso da vida selvagem, como abutres, águias-reais, águias-de-bonelli, corço e javali.


https://www.wilder.pt/historias/cor...CuzNh0fwu18ZP49g_8YxUiA9F0kAz3W7nt5Z4P8K6Wa2E

Excelente iniciativa, de louvar mesmo, esperemos que corra tudo da melhor forma nesta iniciativa.

Orgulho em ter feito parte deste projecto durante o ano de 2016 em que fiz parte da equipa da ATN! :thumbsup:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Orgulho em ter feito parte deste projecto durante o ano de 2016 em que fiz parte da equipa da ATN! :thumbsup:

Parabéns @MSantos, eu sigo de perto, através do facebook o trabalho da Reserva da Faia Brava, e é de facto um excelente trabalho de preservação, quer de fauna, quer de flora.
 
Última edição:

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa noite. Tenho esta "amiga" no terraço. O meu marido tem pânico e nem se chega perto. É uma comum aranha de jardim certo?
e5a0448cf6f835ae243bf3ee2158f518.jpg
4537e34b3648411c8df762200d3215cf.jpg


Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk
É uma araneus didadematus, mais conhecida como aranha de jardim ou aranha de cruz. São bastante comuns nesta altura do ano e completamente inofensivas ;)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Morcegos atormentam moradores junto ao Hospital de Santarém

A presença de morcegos junto à Praceta Augusto Brás Ruivo, em Santarém, junto ao hospital da cidade, está a dar dores de cabeça aos moradores da zona. A situação tem vindo a piorar nas últimas semanas e as queixas sucedem-se, porque os animais aproveitam as janelas abertas para se introduzirem nos apartamentos. Alguns moradores já deixaram de dormir de janela aberta para prevenirem visitas indesejadas durante a madrugada.

Fátima Rodrigues tem 54 anos e reside na zona há três décadas. Já tinha sido avisada por uma vizinha para essa situação mas só acreditou quando viu. Numa madrugada de sábado estava no seu quarto a dormir quando ouviu um barulho de algo que tinha batido na persiana. Abriu a luz e foi nessa altura que viu um morcego a voar por cima da sua cama.


https://omirante.pt/sociedade/2018-10-11-Morcegos-atormentam-moradores-junto-ao-Hospital-de-Santarem

Daqui a pouco já só faltam dizer que é uma praga de morcegos, o facto é que eu por aqui também nunca vi tantos morcegos como agora, a "caçarem", debaixo dos candeeiros das estradas sem medo dos carros e de pessoas, o meu tio, ainda a semana passada entrou-lhe uma para dentro de casa.
Do meu ponto de vista é uma espécie auxliar, pois consome muito insectos nefastos para a agricultura biológica, e é uma espécie que se deve preservar.
lol...
A generalidade da população portuguesa está tão afastada da Natureza que dói...
Se lhes dissessem que os morcegos comem parte do seu peso em insetos todas as noites, mosquitos incluídos, se calhar já deixavam as janelas abertas. Por mim podem vir cá comer os que continuam a importunar-me todas as noites! :huhlmao:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite. Tenho esta "amiga" no terraço. O meu marido tem pânico e nem se chega perto. É uma comum aranha de jardim certo?
e5a0448cf6f835ae243bf3ee2158f518.jpg
4537e34b3648411c8df762200d3215cf.jpg


Enviado do meu Redmi 3 através do Tapatalk
Sim, é uma das várias "aranhas-de-jardim" que temos em Portugal. Parece-me uma tecedeira-angulosa (Araneus angulatus) por causa dos dois altos no abdómen; "tubérculos" como lhes chamam os experts :D

Vêem-se bem na terceira foto:
http://naturdata.com/Araneus-angulatus-13052.htm