Biodiversidade

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Aqui que é uma zona de caça, vêem-se muitos cães abandonados e magros... a população vai alimentando e acolhendo alguns.

Quando a visão e o olfacto começam a falhar e os bichos deixam de servir para o 'trabalho', acontece uma de três coisas com frequência: pegam na caçadeira que normalmente serve para matar outros animais; amarram-nos a árvores e ficam lá para morrer ou simplesmente abandonam-nos. Claro está que não são todos, como em tudo na vida, mas quem está de alguma forma ligado à questão dos direitos dos animais sabe bem o drama dos chamados cães de caça. O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu é junto a uma grande zona florestal. Não é preciso eu dizer mais nada, julgo...
 
Última edição:


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Quando a visão e o olfacto começam a falhar e os bichos deixam de servir para o 'trabalho', acontece uma de três coisas com frequência: pegam na caçadeira que normalmente serve para matar outros animais; amaram-nos a árvores e ficam lá para morrer ou simplesmente abandonam-nos. Claro está que não são todos, como em tudo na vida, mas quem está de alguma forma ligado à questão dos direitos dos animais sabe bem o drama dos chamados cães de caça. O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu é junto a uma grande zona florestal. Não é preciso eu dizer mais nada, julgo...
Uma crueldade que os caçadores fazem por aqui é atirar os cães que já não servem para os algares que existem pela serra... :(
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Uma crueldade que os caçadores fazem por aqui é atirar os cães que já não servem para os algares que existem pela serra... :(

Eu podia dizer que isso me surpreende mas estaria a mentir.
O meu pai foi caçador durante algum tempo. Nunca foi caçador à séria, nunca teve cão ou foi em grupo, nada. Felizmente para os animais, penso que foi o pior caçador da história dos piores caçadores. Quando eu me queixava, a minha mãe dizia 'não ligues que ele não caça nada, vai passear a caçadeira". Há até a história engraçada que surge sempre nas festas de família em que se relembra que o único coelho que' caçou' foi um que atropelou no regresso de uma manhã de caça. True story. Praticamente desde que tenho noção de mim, aí a partir dos 5/6 anos, que sempre chateei o meu pai, chamando-lhe a atenção para a incongruência que é dizer-se que se ama a Natureza e os animais e andar aos tiros a eles. Quando tinha aí uns 18 anos, talvez menos, no dia do meu aniversário, a prenda que o meu pai me deu foi 'reformar-se' como caçador. Finalmente tinha resultado o meu massacre psicológico.
 
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quando a visão e o olfacto começam a falhar e os bichos deixam de servir para o 'trabalho', acontece uma de três coisas com frequência: pegam na caçadeira que normalmente serve para matar outros animais; amaram-nos a árvores e ficam lá para morrer ou simplesmente abandonam-nos. Claro está que não são todos, como em tudo na vida, mas quem está de alguma forma ligado à questão dos direitos dos animais sabe bem o drama dos chamados cães de caça. O Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu é junto a uma grande zona florestal. Não é preciso eu dizer mais nada, julgo...

Uma crueldade que os caçadores fazem por aqui é atirar os cães que já não servem para os algares que existem pela serra... :(

Eu sei bem o que voces falam, pois sempre morei no campo, rodeado de terrenos, onde aos domingos é impossível dormir depois das 8 da manhã.
Aliás se a casa não fosse mesmo minha, á muito que já me tinha ido embora, chega até a temer pela vida, quando sinto os chumbos a cairem no telhado, e nas árvores, quando estou na rua.
Chegou até muitas vezes a mandá-los embora, pois ás vezes já estão a caçar a menos de 50 metros de casa.
Á uns anos atrás o abandono dos caes era bem maior do que agora, ainda á uns 15 dias caiu um cão deles, dentro de um poço, aqui perto, mas lá o conseguiram retirar com umas cordas.
Também o que faz falta, é uma maior fiscalização, pois até fiquei admirado, pois no mes passado vi, uma patrulha do SEPNA, a fiscalizar os caçadoresm, foi a 1ª vez que vi aqui na zona.

@ClaudiaRM, foi a melhor coisa que o teu pai, podia fazer, conheço daqui um caçador, que já por várias vezes foi operado, e poucos dias depois já anda aqui aos tiros, sem o consentimento do médico.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Não sendo caçador, não deixo de compreender a importância económica e ambiental da atividade cinegética ou da criação de touros de lide, apesar de não gostar de touradas. Um hipotético fim da caça e das touradas irá ter consequências bem nefastas ao nível ambiental. Uma coisa é a utopia, outra a realidade.

Na atividade cinegética, a coisa que mais me custa é a chamada caça menor. Essas espécies não correm o risco de se tornarem uma praga porque existem predadores disponíveis para manterem as populações controladas. Agora, as espécies de grande porte não têm predadores e não há condições naturais e, principalmente, culturais para que possam ser introduzidos. Neste caso a caça acaba por ter alguma justificação.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
foi a melhor coisa que o teu pai, podia fazer

Venci-o pelo cansaço. Para além do óbvio, ficava sempre raladíssima quando ele saía de madrugada para ir passear a caçadeira: tiros de outros caçadores, quedas, poços, etc. Quando depois de anos a chagá-lo, ele deixou, nasceu-me uma alma nova.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não sendo caçador, não deixo de compreender a importância económica e ambiental da atividade cinegética ou da criação de touros de lide, apesar de não gostar de touradas. Um hipotético fim da caça e das touradas irá ter consequências bem nefastas ao nível ambiental. Uma coisa é a utopia, outra a realidade.

Na atividade cinegética, a coisa que mais me custa é a chamada caça menor. Essas espécies não correm o risco de se tornarem uma praga porque existem predadores disponíveis para manterem as populações controladas. Agora, as espécies de grande porte não têm predadores e não há condições naturais e, principalmente, culturais para que possam ser introduzidos. Neste caso a caça acaba por ter alguma justificação.

Sim, concordo em pleno contigo, os coelhos cada vez se vem menos, e quando a população está em recuperação, eis que começam logo a matá-los, perdizes e faisões em liberdade, também é coisa que já não existe, as poucas perdizes que se vem são as que ficam perdidas depois de serem largadas para o abate.
Os javalis, tem feito alguns pequenos estragos nas hortas do meu patrão, mas pelo que sei também já começaram a matá-los em força durante uma noite, no inicio de Dezembro, mas aí o que ele fez deixar o cão a guardar na horta, no final do verão, que é quando existe falta de alimentação para eles, e o problema fica resolvido.
Mas aí se caçarem alguns indíviduos de modo, a baixar o exemplares, tudo bem, e não precisam de acabar logo com eles numa noite.
As casotas que os caçadores usam para fazerem as esperas aos javalis tem aumentado muito no último ano, até mesmo em cima de sobreiros.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, concordo em pleno contigo, os coelhos cada vez se vem menos, e quando a população está em recuperação, eis que começam logo a matá-los, perdizes e faisões em liberdade, também é coisa que já não existe, as poucas perdizes que se vem são as que ficam perdidas depois de serem largadas para o abate.
Os javalis, tem feito alguns pequenos estragos nas hortas do meu patrão, mas pelo que sei também já começaram a matá-los em força durante uma noite, no inicio de Dezembro, mas aí o que ele fez deixar o cão a guardar na horta, no final do verão, que é quando existe falta de alimentação para eles, e o problema fica resolvido.
Mas aí se caçarem alguns indíviduos de modo, a baixar o exemplares, tudo bem, e não precisam de acabar logo com eles numa noite.
As casotas que os caçadores usam para fazerem as esperas aos javalis tem aumentado muito no último ano, até mesmo em cima de sobreiros.
Aqui a caça é bastante, quer sejam perdizes, coelhos ou raposas... há caçadores mas até não são muitos. Bem, é melhor calar-me! :lol:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui a caça é bastante, quer sejam perdizes, coelhos ou raposas... há caçadores mas até não são muitos. Bem, é melhor calar-me! :lol:

Aqui em terrenos com 1 ha, chego por vezes a contar 6 caçadores e mais de 15 cães.
Mas a caça, ou melhor os seus responsáveis, ou mesmo os caçadores parecem que vivem á parte, pois não existe comunicação entre os agricultores, e mesmo entre os proprietários dos terrenos, onde eles "passeiam" de arma em punho, e eu por vezes até evito eu aos meus próprios terrenos, porque parece lá um cenário de guerra, em dias de caça.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Aqui em terrenos com 1 ha, chego por vezes a contar 6 caçadores e mais de 15 cães.
Mas a caça, ou melhor os seus responsáveis, ou mesmo os caçadores parecem que vivem á parte, pois não existe comunicação entre os agricultores, e mesmo entre os proprietários dos terrenos, onde eles "passeiam" de arma em punho, e eu por vezes até evito eu aos meus próprios terrenos, porque parece lá um cenário de guerra, em dias de caça.

Compra uns petardos. Pode ser que os assustes...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Estas temperatura amenas de inverno, durante o dia, fazem com que as aves se deixem observar com muita facilidade, algumas delas que são muita raras ver aqui nas minhas proximidades.
Mas no seu todo tenho notado um aumento de aves, bem como dos seus ninhos, aqui nas árvores á volta, seria um bom trabalho, fazer o levantamento de espécies que vou observando.
Mas isto de ser apicultor, agricultor, observador de aves,e de fazer o seguimento aqui no fórum, ás vezes dou por mim, e precisava de um dia com 48 horas.;)

A tal ave, que á muito que não via aqui era a pega-rabuda(Pica pica), deixo uma foto ilustrativa, o seu cantar, também é bonito.
Outra ave que aparece muito é o rabiruivo-comum, o pisco-de-peito-ruivo, entre tantas outras.

pic-pic.gif


E já agora deixou aqui um bem-haja, a todos os obseravdores de aves de Portugal e do mundo, que todos os dias nos brindam com "presentes", como este.

 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,200
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Estas temperatura amenas de inverno, durante o dia, fazem com que as aves se deixem observar com muita facilidade, algumas delas que são muita raras ver aqui nas minhas proximidades.
Mas no seu todo tenho notado um aumento de aves, bem como dos seus ninhos, aqui nas árvores á volta, seria um bom trabalho, fazer o levantamento de espécies que vou observando.
Mas isto de ser apicultor, agricultor, observador de aves,e de fazer o seguimento aqui no fórum, ás vezes dou por mim, e precisava de um dia com 48 horas.;)

A tal ave, que á muito que não via aqui era a pega-rabuda(Pica pica), deixo uma foto ilustrativa, o seu cantar, também é bonito.
Outra ave que aparece muito é o rabiruivo-comum, o pisco-de-peito-ruivo, entre tantas outras.

pic-pic.gif


E já agora deixou aqui um bem-haja, a todos os obseravdores de aves de Portugal e do mundo, que todos os dias nos brindam com "presentes", como este.


Curioso falares do aparecimento da pega-rabuda, pois aqui pelo Porto e arredores a sua população "explodiu" neste último ano. Estão por todo o lado, nunca tinha visto tantas como agora. Adoro vê-las passar aqui em frente às janelas de casa, ou a saltitar pelos telhados :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,671
Local
Aveiras de Cima
O que eu disse em cima, é pelo menos o que eu vejo acontecer em todos os dias de caça, que cada vez mais está mais massiva, e quanto a conservação de espécies na minha localidade é zero, aliás eles nem devem de saber o que é isso.
A única coisa que eles se lembram de fazer é colocarem bebedouros para os coelhos no Verão, para poucos depois os matarem.

A caça não está mais massiva, cada vez há menos caçadores e mais restrições à caça, as licenças são caríssimas e se a nova lei das armas for aprovada vai ser ainda mais difícil ser caçador.

Esses bebedouros que os caçadores colocam no Verão é conservação da natureza, não só só os coelhos que dizes que os utilizam, mas sim toda a fauna incluindo espécies protegidas, achas que sacrificar meia dúzia de coelhos é assim tão grave pelo "serviço" que consiste em disponibilizar água e alimento à fauna em tempos de escassez?

A nova geração de caçadores (onde me incluo) é muito mais atenta e preocupada com a conservação da natureza, muitos erros e atrocidades foram feitos no passado e alguns grunhos continuam com armas na mão a fazê-los hoje em dia, mas os novos verdadeiros caçadores são muito mais respeitadores e conscientes e sabem que se querem continuar a ter espécies para caçar têm que manter e criar condições para que estas se mantenham. ;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,671
Local
Aveiras de Cima
Nunca vi um cão a ser abandonado ou maltratado por um caçador, já vi sim cães perderem-se durante uma caçada e é triste quando isso acontece. Muitos dos cães que dizem ser abandonados estão na verdade perdidos, correm atrás de uma presa, dispersam e não conseguem encontrar o dono. Já trouxe cães para casa encontrados no mato visivelmente desorientados, quase sempre cães novos que se perdem ou assustam-se com os tiros. Não digo que não haja gente sem escrúpulos que os abandone ou maltrate, há gente estúpida em todo o lado, mas não são a maioria, disso podem ter a certeza! Os verdadeiros caçadores adoram os seus cães, falo por mim e jamais abandonaria um cão no mato.

A caça para além de uma forma de gestão e conservação de espécies e habitats é ainda fonte de riqueza e emprego em meios rurais, em muitas terras do Interior a caça é das poucas atividades económicas que faz mexer a economia. O fim da caça seria o fim destas terras e destas gentes, as pessoas estão cada vez mais urbanas e afastadas do Mundo rural e há coisas que simplesmente não conseguem compreender.

Para quem quiser deixar as ideias urbanistas e preconcebidas, bem como os facciosismos de lado aconselho a seguirem a página de uma jovem caçadora que representa a nova geração de caçadores.que referi, ou seguirem a página da Associação de Biodiversidade e Cinegética.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: bandevelugo