Diversidade climática em Portugal

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
http://www.lusowine.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=85&meid=4

Gostaria de saber em que se baseiam na referência dos 450 mm para Barca d´Alva ( quando tenho visto sempre 385mm) os 19ºc de média anual para Pinhão ( ou será alguma região lá próxima?), os 18ºc para a Régua ( ponho a mesma questão que no caso anterior) e os 21ºc para Barca d´Alva ( idem)?
Vou tentar contactar alguém do site.

http://www.lusowine.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=85&meid=4

Gostaria de saber em que se baseiam na referência dos 450 mm para Barca d´Alva ( quando tenho visto sempre 385mm) os 19ºc de média anual para Pinhão ( ou será alguma região lá próxima?), os 18ºc para a Régua ( ponho a mesma questão que no caso anterior) e os 21ºc para Barca d´Alva ( idem)?
Vou tentar contactar alguém do site.

Em relação à precipitaçãoa diferença não é grande do que eu esperaria. Os valores de temperatura é que são de morrer a rir:lmao::disgust:...

deixo aqui a tal divisao de que falava ( a que eu fiz):

dividi o pais em 5 regioes com caracteristicas parecidas, o litoral norte e centro até sintra, o interior norte e centro, uma zona de tranziçao entre o norte e o sul ( com caracteristicas mistas), o litoral SW e o interior sul:thumbsup:
em termos microclimaticos há incontaveis maneiras de subdividir estas regioes;)

Esse divisão é bastante estranha. Meter no mesmo saco Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda... :rolleyes:

Continuo a preferir a minha :D

semttuloqae.jpg

Em relação à precipitaçãoa diferença não é grande do que eu esperaria. Os valores de temperatura é que são de morrer a rir:lmao::disgust:...

Eu nas regiões mais quentes do Douro até acredito que hajam sítios com valores próximos de temperatura média anual em relação aos apresentados, duvido muito é que fiquem nos locais mencionados.

Eu nas regiões mais quentes do Douro até acredito que hajam sítios com valores próximos de temperatura média anual em relação aos apresentados, duvido muito é que fiquem nos locais mencionados.

Sim, por exemplo a região do Vale do Côa poderá atingir esses valores e outras também poderão. Mas nunca Barca D'Alva, e principalmente, nunca a Régua ou o Pinhão.

A média anual da Régua é de 15,3ºC (1951-1980) e não de "cerca de 18ºC". 21ºC de média anual em Barca D'Alva? Pelo amor de Deus... :rolleyes:

Costa, a tua divisão também não está lá muito correcta. Por exemplo separaste a zona do Barroso do resto do Alto Trás-os-Montes, sendo estas muito semelhantes, e no entanto colocaste na mesma região o Alto Trás-os-Montes com o Alto Douro que são tão diferentes e em alguns aspectos quase antagónicas. E porquê separar aquela zona com a Guarda e Covilhã do resto e colocar a Beira Baixa junta com todo o Alentejo? A linha verde precisa definitivamente estar mais junta do litoral.

dourocidadessh2.jpg

Neste mapa são apresentadas as médias das máximas para os seguintes 3 meses: Junho, Julho, Agosto.
Vê-se locais abaixo dos 22 e acima dos 37,5!!
Surpreendente a forma como os valores disparam, em zonas relativamente próximas, devido sobretudo a diferenças no relevo e tipo de exposição.
4 regiões se destacam de forma clara:
1º- Uns kms a sudeste de Carrazeda.
2º- No lado Oeste de Moncorvo
3º- Vale junto a Cerejais ( perto do Rio Sabor).
4º- Vale a alguns kms sudeste de Bragança.

A região do Côa está só em parte representada, não dando para ver o todo seu potencial térmico. Mais alguns vales atingem bons valores ( algumas vezes junto ao topo da escala...)

Aspecto da zona de Cerejais:

http://img364.imageshack.us/i/imagemgoogleearthzv0.jpg/

http://img217.imageshack.us/i/imagemgoogleearthcu9.jpg/

A média anual da Régua é de 15,3ºC (1951-1980) e não de "cerca de 18ºC". 21ºC de média anual em Barca D'Alva? Pelo amor de Deus... :rolleyes:

Costa, a tua divisão também não está lá muito correcta. Por exemplo separaste a zona do Barroso do resto do Alto Trás-os-Montes, sendo estas muito semelhantes, e no entanto colocaste na mesma região o Alto Trás-os-Montes com o Alto Douro que são tão diferentes e em alguns aspectos quase antagónicas. E porquê separar aquela zona com a Guarda e Covilhã do resto e colocar a Beira Baixa junta com todo o Alentejo? A linha verde precisa definitivamente estar mais junta do litoral.

Obrigado pelos pertinentes esclarecimentos.
Logo vi que os valores estavam «algo» inflaccionados para as regiões em causa.

Esse divisão é bastante estranha. Meter no mesmo saco Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda... :rolleyes:

Continuo a preferir a minha :D

semttuloqae.jpg

acima de tudo isto nao é uma questao de preferencias.....
ha muitas mais semelhanças entre coimbra e viseu ( que estao numa zona de transiçao entre o interior e o litoral) do que entre lisboa e santarem ou lisboa e leiria....ha muitas mais diferenças entre santarem e leiria ou tomar do que entre santarem e beja ou evora...o que consideras em comum entre lisboa ou setubal e leiria ou tomar??...na minha opiniao a tua divisao apresenta algumas falhas...nomeadamente na regiao sul.

Por muito que goste de ler as vossas intervenções, é uma tarefa ingrata querer dividir o país assim com traços tão gerais. Teriam que ter em conta milhares de pormenores, desde diferenças de relevo, exposição, vegetação, etc...
E isso é um trabalho para anos a fio, acreditem! :)

Esse valor de 37,5ºC é extremamente elevado, mesmo se fosse do mês mais quente já era muito elevado, quanto mais do trimestre Junho, Julho e Agosto. Como termo de comparação, as estações climatológicas de Córdova e Sevilha apresentam, para o trimestre Junho, Julho e Agosto, um valor médio da temperatura máxima próximo de 34ºC.

Esse valor de 37,5ºC é extremamente elevado, mesmo se fosse do mês mais quente já era muito elevado, quanto mais do trimestre Junho, Julho e Agosto. Como termo de comparação, as estações climatológicas de Córdova e Sevilha apresentam, para o trimestre Junho, Julho e Agosto, um valor médio da temperatura máxima próximo de 34ºC.

São dados do IM da série 1960-1990. ;)
Pinhão tem 33ºc de média de máxima para Julho e 17ºc de mínima, dando 25,2 de média.
Alguém quer colocar Pinhão no mapa, para termos uma ideia das diferenças?
Como já me foi informado pelo IM, o Douro tem regiões com valores muito elevados, devido ao relevo que forma um escudo em relação aos ventos e exposições adequadas que permitem a conservação do calor.
Como muitas destas regiões são rochosas os valores de temperatura sobem facilmente. Córdoba e Sevilha, têm algum acidente de relevo, de tamanho considerável, que crie este «efeito de estufa»?
E quais as precipitações das regiões comparadas em causa?
No entanto, Hornachuelos em Córdoba, tem uma média para o trimestre de verão de 37,1:

2005110871216351179_fs.jpg

Moncorvo e Mirandela apresentam, na série 31-60, como valores médios de temperatura máxima para esse trimestre, 29,7ºC e 30,5ºC respectivamente. Mesmo contando com o aquecimento que ocorreu desde essa altura e considerando também que existem locais mais quentes, a diferença ainda é muito grande para 37,5ºC.