Dúvidas

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde:). Já tenho esta pergunta há algum tempo mas tenho-me esquecido dela. No gfs, os mapas de movimento vertical indicam o quê? Que conclusões podem ser retiradas?

É a altura(geopotencial) até onde chega o ar?
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Tambem tenho essa duvida, mas com base numa rapida observaçao, parece.me que é um indicador de instabilidade atmosférica, devem ser correntes ascendentes e descendentes na atmosfera, convecçao. Isto é pura intuiçao e quase de certeza esta errado, por isso espero por uma resposta dos mais entendidos :D
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boa tarde:). Já tenho esta pergunta há algum tempo mas tenho-me esquecido dela. No gfs, os mapas de movimento vertical indicam o quê? Que conclusões podem ser retiradas?

É a altura(geopotencial) até onde chega o ar?

Tambem tenho essa duvida, mas com base numa rapida observaçao, parece.me que é um indicador de instabilidade atmosférica, devem ser correntes ascendentes e descendentes na atmosfera, convecçao. Isto é pura intuiçao e quase de certeza esta errado, por isso espero por uma resposta dos mais entendidos :D


Também concordo com o Meteofan.
Esses mapas mostram as zonas de ar ascendente (negativo) ou descendente (positivo) e a sua intensidade (hPa/h)

Quanto ao que é o geopotencial, o stormy já te respondeu a isso aqui:
->http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/significado-de-palavroes-6932.html#post366504 :p


Referência [EN]: www.weatheronline.co.uk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Também concordo com o Meteofan.
Esses mapas mostram as zonas de ar ascendente (positivo) ou descendente (negativo) e a sua intensidade (hPa/h)

Quanto ao que é o geopotencial, o stormy já te respondeu a isso aqui:
->http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/significado-de-palavroes-6932.html#post366504 :p


Referência [EN]: www.weatheronline.co.uk



Obrigado pelo esclarecimento:)

Então por exemplo na saída de hoje do GFS às 39h (movimento vertical 700hpa) as manchas mais rosas a contrastar com as verdes, indicam que existe alguma convecção? Porque geralmente numa depressão como é o caso o ar sobe...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Obrigado pelo esclarecimento:)

Então por exemplo na saída de hoje do GFS às 39h (movimento vertical 700hpa) as manchas mais rosas a contrastar com as verdes, indicam que existe alguma convecção? Porque geralmente numa depressão como é o caso o ar sobe...

Os vermelhos é velocidade vertical negativa (atenção que nestas unidades o negativo indica ascendente) e os azuis/verdes positiva.

Portanto onde está vermelho temos convecção e condições de instabilidade. A faixa vermelha corresponde à zona pré-frontal e à frente em si, onde o ar está a subir. Logo a seguir tem a faixa azul, a zona pós-frontal, onde há sempre alguma estabilidade e ar descendente. Numa depressão onde há frentes há sempre toda esta dinâmica, o ar não é ascendente em toda a região, e nas frentes frias irás sempre ver este padrão.
Claro que os vermelhos indicam zonas com condições para convecção, mas não é suficiente essa carta só por si. Se não houver qualquer humidade, não servirá de muito.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e CptRena

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Os vermelhos é velocidade vertical negativa (atenção que nestas unidades o negativo indica ascendente) e os azuis/verdes positiva.

Portanto onde está vermelho temos convecção e condições de instabilidade. A faixa vermelha corresponde à zona pré-frontal e à frente em si, onde o ar está a subir. Logo a seguir tem a faixa azul, a zona pós-frontal, onde há sempre alguma estabilidade e ar descendente. Numa depressão onde há frentes há sempre toda esta dinâmica, o ar não é ascendente em toda a região, e nas frentes frias irás sempre ver este padrão.
Claro que os vermelhos indicam zonas com condições para convecção, mas não é suficiente essa carta só por si. Se não houver qualquer humidade, não servirá de muito.

Então mas para haver convecção não tem que existir uma zona amarela, laranja vermelha ou rosa imediatamente seguida de uma zona verde, azul ou roxa.

Bom, fiquei também curioso relativamente ao seu último ponto da explicação. De que forma está relacionada a humidade com a convecção?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Então mas para haver convecção não tem que existir uma zona amarela, laranja vermelha ou rosa imediatamente seguida de uma zona verde, azul ou roxa.

Bom, fiquei também curioso relativamente ao seu último ponto da explicação. De que forma está relacionada a humidade com a convecção?

1- O modelo nao tem resolucao para ver conveccao á escala da nuvem...claro que uma nuvem convectiva tem areas de ascensao e de subsidencia, mas o modelo nao captura.

2- As velocidade verticais modeladas sao essencialmente de origem sinoptica, ou seja, estimuladas por mecanismos sinopticos que geram movimentos verticais ( convergencia, divergencia, adveccao de vorticidade...).

3- A previsao da VV deve ser tida em conta de forma geral...ou seja, numa area de subsidencia á escala do modelo podes ter na mesma conveccao se houver muita instabilidade termodinamica, ou se houver ascensao isso nao implica necessariamente conveccao e chuva ( o ar pode estar seco, ou ser elevado numa camada restrita..)...pelo que a VV é apenas uma das ferramentas de diagnostico de uma situacao.

4- O ar humido é menos denso do que o ar seco á mesma temperatura, porque ao acresceres ao ar vapor de agua tens de respeitar a lei dos gases perfeitos.
Como o ar humido é menos denso, ascende ou é inestabilizado mais facilmente do que o ar seco.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e CptRena

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A que podemos associar as nuvens mammatus de hoje? Ou porque é que elas se estão a formar, no wikipédia há uma panóplia de causas... Fiquei curioso em saber mais acerca deste assunto porque geralmente é raro ver estas nuvens em Potugal, ou pelo menos não é tão comum.:)

Obrigado pela atenção.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
A que podemos associar as nuvens mammatus de hoje? Ou porque é que elas se estão a formar, no wikipédia há uma panóplia de causas... Fiquei curioso em saber mais acerca deste assunto porque geralmente é raro ver estas nuvens em Potugal, ou pelo menos não é tão comum.:)

Obrigado pela atenção.

Penso que terá sido pelo facto de as nuvens quererem crescer para cima, mas como o ar está seco impediu-as de crescerem para cima, então o ar foi empurrado para baixo, originando estas fantásticas formações :)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Gostaria de perceber porque é nos últimos dias o vento se tem tornado sempre moderado a forte de madrugada, depois de um dia estático.

Obrigado pela atenção
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Uma vez criei um tópico sobre o mesmo assunto, que inclui uma resposta simples: http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/ventos-fortes-em-portalegre-6000.html

Apesar de ser um fenómeno mais local devido à existência da serra de S. Mamede, acaba por acontecer também nas terras altas do norte e centro. Desde que o AA esteja estendido em crista, seja ele Verão ou Inverno, o vento intensifica muito de madrugada devido ao gradiente térmico, mais notável no Inverno devido ao arrefecimento noturno versus o litoral. No Inverno posso ter uma noite inteira de velocidades de 70 km/h apenas devido a isso. E também com o efeito de não deixar a temperatura descer, ou mesmo aumentá-la, o que provoca também as mínimas altíssimas no verão aqui e nalgumas terras altas. :)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, como já foi dito, durante a noite forma-se a a brisa de terra, devido ao gradiente terra mar, soprando do interior para o litoral.
Sempre que a sinóptica está aproxidamente na mesma direção desta brisa de terra, esta será ampliada. Naturalmente, em situações destas de tempo quente com fluxo sinóptico do quadrante Leste, a brisa de terra soprando em direção ao mar no interior Norte e Centro tem aproxidamente a mesma direção (de Leste para Oeste). O mesmo acontece por vezes com fluxo de N/NE no Sotavento algarvio, com grandes vendavais nocturnos p.ex..

Também durante a noite, temos as brisas de montanha, devido ao arrefecimento diferencial entre a encosta e o vale, soprando encosta abaixo.
Desta forma (e isto já é mais local) podem-se até aliar as 3 coisas! Em vales ou encostas de montanhas, em que a brisa de montanha nocturna seja do quadrante Leste também, é mais um factor a somar, e podemos acabar por ter durante condições sinópticas de Levante grandes vendavais nocturnos em certas regiões.
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boas,

Bem queria saber se alguém do forum já alguma vez comprou um datalogger, daqueles baratos, caso tenham comprado, ficaram satisfeitos com a leitura dos dados?

link: http://www.ebay.com/itm/USB-IMD100-...9638?pt=US_Weather_Meters&hash=item2a3ad0a8b6

Obrigado,
Cumprimentos.

Boas, jonas_87.

O projecto "Jous nos Picos de Europa" http://foro.tiempo.com/proyecto-jous-en-picos-de-europa-t135556.0.html e bastantes "foreiros" recomendam este em particular: http://www.pce-instruments.com/espanol/default-det_95943.es.htm.

Os resultados, características e relação preço/qualidade deste produto (pelo que comentam) são excelentes, como poderás comprovar.

Este mesmo Data logger já registou temperaturas abaixo dos -30 ºC nos Picos de Europa.

Estou a pensar adquiri-lo na segunda fase de um projecto que tenho em mente e que gostaria de colocar em prática (1ª fase a começar em Novembro). Mais novidades em breve... :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87