Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Boa noite.

Sou novato nisto, mas já sigo há uns bons 2 anos este forum, e daí este ano ter comprado uma estação, nada daquelas melhorzitas (Davis)...mas uma LA Crosse WS-1501.

Instalei hoje a estação mas tive alguns problemas. A colocação foi feita da seguinte forma:

- Anemometro na clarabóia do telhado do edifício (equivalente a 4º andar);
- Pluviometro e Termo-Higro na parede virada a Norte num 1º andar.

Deparei-me com o problema do cabo que era curto entre o Anemómetro e o Termo-Higro. Explico desde já que esta opção foi tida em conta (separação tão longa entre o termo-higro e o anemómetro) por uma fácil troca de pilhas aquando estas acabem...

Para tal fui comprar uma extensão e adaptador entre cabos para alongar o fio...mas os dados do anemómetro não estão a ser recebidos...já percebi que não dá...

E então a opção que coloco é a seguinte:

Sem ter de adquirir ou construir um RS, só tenho a hipótese de colocar o Termo-Higro no telhado, mas na parede da clarabóia do telhado virada a Este (totalmemnte perpendicular). Esta parede tem uma "aba" que protege o mesmo da chuva directa e estou a pensar ainda afixar uma pequena chapa em alumínio de forma a evitar também o sol...visto que o termo-higro só a partir das 10h/10h30 é que fica totalmente à sombra o resto do dia...

EDIT: Verifiquei hoje, e por baixo da tal "aba" o sensor ficará sempre à sombra a partir das 8h15/8h15 por ser uma "aba" ainda com tamanho considerável... Tenho feito a comparação de valores com a Estação de Queluz do Sr. Mário Barros e estão em concordância com ligeiras diferenças na temepartura entre os 0,2 e 0,4 ºC...o que me parece natural..

A minha questão é se há a necessidade de tentar outra opção ou se não vale apena, pois os dados não serão tão influenciados...

Se me poderem ajudar agradecia.

Muito obrigado.

Cumprimentos
 


Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Isso são fichas RJ11?

Quantos pares tens na extensão? não serão preciso 4 e só tens 2 na extensão?

Sim, só tinha 2. Mas já consegui instalar o sensor termo-higro no telhado na parede virada a Este debaixo de uma "aba" grande e pelos valores aqui numa estação próxima (Queluz) estão muito próximos, neste momento em Queluz 12,8 ºC e aqui 12,3 ºC...foi assim durante o dia. E no local onde se encontra está à sombra quase durante todo o dia à excepção do período entre as 7h30-8h30...provavelmente...

Para já ficam assim, uma vez que todos os valores estão muito próximos dos valores da estação mais próxima..

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sem ter de adquirir ou construir um RS, só tenho a hipótese de colocar o Termo-Higro no telhado, mas na parede da clarabóia do telhado virada a Este (totalmemnte perpendicular). Esta parede tem uma "aba" que protege o mesmo da chuva directa e estou a pensar ainda afixar uma pequena chapa em alumínio de forma a evitar também o sol...visto que o termo-higro só a partir das 10h/10h30 é que fica totalmente à sombra o resto do dia...

No Verão vais começar a ter problemas com sol, e nem é preciso chegar ao verão, os dias já estão a crescer, o ideal para quem não tem rs, é tentar colocar o sensor numa parede virada a norte.

;)
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
No Verão vais começar a ter problemas com sol, e nem é preciso chegar ao verão, os dias já estão a crescer, o ideal para quem não tem rs, é tentar colocar o sensor numa parede virada a norte.

;)

Eu tenho mesmo a janela da sala virada a Norte e era ai que seria colocado. O problema foi mesmo a situação do comprimento do cabo e não tenho mais nada virado a norte a não ser a fachada do edifício, nem mesmo no telhado.

Ele até está num local bastante abrigado, tem ali um período de 1h30 que apanhará sol pela manhã cedo e mesmo no verão o período será maior mas penso que não irá exceder as 2h30/3h. Mas vou acompanhando isso, sempre que possível e verificar essa situação.

Tenho estado sempre a acompanhar os dados da sua estação, uma vez que nem é muito longe do local onde moro e os valores por isso não irão variar muito. A altura da minha está a cerca de 185 m de altura.

Obrigado pelo conselho. :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ele até está num local bastante abrigado, tem ali um período de 1h30 que apanhará sol pela manhã cedo e mesmo no verão o período será maior mas penso que não irá exceder as 2h30/3h. Mas vou acompanhando isso, sempre que possível e verificar essa situação.

Possivelmente será cerca de 1h de manhã e 1h30 ao final da tarde, isto depende claro está, de tudo o que tenhas há tua volta e da estrutura do prédio. Eu aqui nos primeiros tempos também tive o sensor numa parede virada a norte e era mais ao menos o regime que indiquei atrás, em que o sol incidia no sensor.

Na altura o meu estaminé meteorológico era assim:

p81446000jj5.jpg


qerjw0.png


Ignorar os pontos no RS, é sem pontos :D
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Possivelmente será cerca de 1h de manhã e 1h30 ao final da tarde, isto depende claro está, de tudo o que tenhas há tua volta e da estrutura do prédio. Eu aqui nos primeiros tempos também tive o sensor numa parede virada a norte e era mais ao menos o regime que indiquei atrás, em que o sol incidia no sensor.

Na altura o meu estaminé meteorológico era assim:

p81446000jj5.jpg


qerjw0.png


Ignorar os pontos no RS, é sem pontos :D

No local onde o coloquei só apanhará mesmo sol de manhã...deixo abaixo um esquema feito agora com o circulo a indicar a colocação do sensor...

http://img51.imageshack.us/img51/4869/30228704.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
No local onde o coloquei só apanhará mesmo sol de manhã...deixo abaixo um esquema feito agora com o circulo a indicar a colocação do sensor...

http://img51.imageshack.us/img51/4869/30228704.jpg

Pois, isso está extremamente abrigado, o que é mau, mesmo que as diferenças de temperatura seja relativamente pequenas entre mim e ti, isso não pode estar assim, tens que arranjar um sitio mais simpático pro sensor :p se uma simples parede a barrar já é dor de cabeça, um "telheiro" mais a parede ainda é pior.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Pois, isso está extremamente abrigado, o que é mau, mesmo que as diferenças de temperatura seja relativamente pequenas entre mim e ti, isso não pode estar assim, tens que arranjar um sitio mais simpático pro sensor :p se uma simples parede a barrar já é dor de cabeça, um "telheiro" mais a parede ainda é pior.

Para já ficará assim, mas sim, é um local a ser mudado, apesar das diferenças mínimas. No telhado não arranjo outra forma senão essa ou com o RS, claro. Tenho sempre a opção de trocar esta pela Oregon WMR-86, de forma a colocar assim o sensor na parede a Norte, que suponho este seja sem fios, assim como o anemómetro dessas estação, mas não tenho a certeza...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Para já ficará assim, mas sim, é um local a ser mudado, apesar das diferenças mínimas. No telhado não arranjo outra forma senão essa ou com o RS, claro. Tenho sempre a opção de trocar esta pela Oregon WMR-86, de forma a colocar assim o sensor na parede a Norte, que suponho este seja sem fios, assim como o anemómetro dessas estação, mas não tenho a certeza...

O ideal, é que da próxima vez tentes arranjar uma estação ela seja sem fios, os fios resultam quando não vivemos em apartamentos (não sei qual é o caso), agora quando se vive, é uma dor de cabeça. A wmr-86 parece interessante, assim que puderes aconselho-te a mudar. Ainda tás no inicio por isso não te aflijas se ainda não está tudo perfeito, é normal ir aprendendo aos poucos e ir mudando a instrumentação de sitio.

;)
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
O ideal, é que da próxima vez tentes arranjar uma estação ela seja sem fios, os fios resultam quando não vivemos em apartamentos (não sei qual é o caso), agora quando se vive, é uma dor de cabeça. A wmr-86 parece interessante, assim que puderes aconselho-te a mudar. Ainda tás no inicio por isso não te aflijas se ainda não está tudo perfeito, é normal ir aprendendo aos poucos e ir mudando a instrumentação de sitio.

;)

Exacto! É um apartamento... Não calculava mesmo que fosse com fio a transmissão dos dados entre o anemómetro e o termo-higro...

Para já a ver como corre, caso contrário é muito provável que vá trocar pela WMR-86, que suponho que seja totalmente sem fios.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acredita que as diferenças são mesmo mínimas, por exemplo neste momento (18h42) sigo com 11,7 ºC, 73% Hr e a sua com 12,0 ºC, 74 % Hr. E assim foi ao longo do dia havendo apenas uma diferença maior de 0,8 ºC o que também poderá ser normal visto ser um local com características topográficas diferentes...

Deixo a localização:

http://img69.imageshack.us/img69/3533/semttulonj.jpg

Brutal, tu vives ao pé de uma encosta, isso no verão deve ser bem ventoso e húmido, quando há regimes de nortada deve voar tudo (como aqui). Sim, as diferenças podem ser mínimas como podem ser maiores, tendo em conta que tu vives numa área que tem algum campo aberto e altitude superior, ao contrário de mim que estou num centro urbano, e tenho a estação num 9º andar (telhado do prédio) e estou numa altitude inferior. Mas não te preocupes em ter valores parecidos aos meus, tenta é obtê-los de forma correcta, porque na meteorologia uma diferença de 50 m entre sensores chega pra fazer diferença, quanto mais +/- 2 km.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Brutal, tu vives ao pé de uma encosta, isso no verão deve ser bem ventoso e húmido, quando há regimes de nortada deve voar tudo (como aqui). Sim, as diferenças podem ser mínimas como podem ser maiores, tendo em conta que tu vives numa área que tem algum campo aberto e altitude superior, ao contrário de mim que estou num centro urbano, e tenho a estação num 9º andar (telhado do prédio) e estou numa altitude inferior. Mas não te preocupes em ter valores parecidos aos meus, tenta é obtê-los de forma correcta, porque na meteorologia uma diferença de 50 m entre sensores chega pra fazer diferença, quanto mais +/- 2 km.

Conheço bem também a tua zona, aqui também faz bastante vento, e quando vêm aqueles eventos, aqui costuma mesmo estar muito muito ventoso.

Para já vou ficar assim a ver como tudo corre e depois logo se verá! ;)

Sou um amante de meteorologia já há alguns anos, apesar de não estudar nem ser a minha área de estudo (como deve acontecer com muitas pessoas deste forum), estou numa área que por vezes também é importante alguns conhecimentos, ainda que mínimos de meteorologia (Arquitectura)...lol :)

Agradeço a atenção e disponibilidade.

Cumprimentos