Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bom dia ,
Alguém recomenda esse anenómetro?

TFA 42.6000.06 anemómetro
7e442fb8d93b62d643206f5a647754df.jpg


Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia!
No Ecowitt aparece agora uma nova variável: App Temp. A linha correspondente é a verde, enquanto que o ponto de orvalho é agora representado por uma linha azul-claro.
Alguém sabe que nova variável é esta?
IMG_20220426_113106.jpg
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Bom dia!
No Ecowitt aparece agora uma nova variável: App Temp. A linha correspondente é a verde, enquanto que o ponto de orvalho é agora representado por uma linha azul-claro.
Alguém sabe que nova variável é esta?
Ver anexo 1497
É a temperatura aparente
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

meteodi

Cirrus
Registo
29 Jul 2022
Mensagens
3
Local
Lisboa
Olá pessoal!

Tenho 2 estações meteorológicas compradas no Aldi.
O que eu queria saber era como posso adicionar sensores a elas.

Para a mais antiga, tenho este sensor (GT-WT-03):
https://teknihall.be/en/node/3634
E nesta loja em específico não enviam para Portugal

Mas para a nova, não encontro: WS 2105-2.
É uma ADE.
Link para o manual de instruções

Alguém me pode ajudar em como posso adicionar sensores a ambas?
Não entendo muito do assunto, admito :D

Obrigado!
 

meteodi

Cirrus
Registo
29 Jul 2022
Mensagens
3
Local
Lisboa
Sim, ambas as estações permitem ter até 3 sensores. E tanto os 2 sensores que tenho (um para cada estação) permite seleção do canal, como é dito no próprio (1,2,3 channel)
 

meteodi

Cirrus
Registo
29 Jul 2022
Mensagens
3
Local
Lisboa
Pois, era isso que queria perceber e se alguém me podia ajudar :)

Se forem, ok.
Mas mesmo que sejam, queria perceber se há uma maneira de emparelhar outros sensores que operem na mesma frequência. Isto se possível.
Se alguém já fez, ou que conseguiu mesmo arranjar sensores cá em PT (com estas estações, claro).
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite a todos!
Hoje reparei que o Wunderground está com problemas, pois o Dashboard, em vez de apresentar os dados em tempo real, com atualização de poucos em poucos segundos, como era normal no meu caso, agora aparece por exemplo "atualizado há 57 minutos", depois passa "atualizado há 9 minutos", e assim vai, mostrando números diferentes e completamente aleatórios.
Acontece-vos o mesmo?
 

panda

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2010
Mensagens
2,125
Local
Tortosendo(Bairro do Cabeço), Covilhã: [557m/alt]
Boa noite a todos!
Hoje reparei que o Wunderground está com problemas, pois o Dashboard, em vez de apresentar os dados em tempo real, com atualização de poucos em poucos segundos, como era normal no meu caso, agora aparece por exemplo "atualizado há 57 minutos", depois passa "atualizado há 9 minutos", e assim vai, mostrando números diferentes e completamente aleatórios.
Acontece-vos o mesmo?
Sim, aqui também esta igual
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
720
Local
Montijo
Boa noite. Alguém me consegue enviar uma estação meteorológica até 50€? Não precisa de ter pluviometro porque vai ser instalada na parede do prédio mas convinha ser wireless/wifi... O que acham desta? https://amzn.eu/d/eOpkRAm Aconselham outra parecida? Obrigado!
 
Última edição:

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa tarde. Tenho duas dúvidas, agradeço se puderem ajudar.

Eu tinha o sensor externo da minha Sainlogic WS3500 instalado num mastro na parede de um edifício algo abrigado, com um pequeno monte na sul/sudoeste (já publiquei fotos aqui anteriormente). No dia 9 deste mês, decidi mudar o sensor de sítio, e colocá-lo numa zona mais elevada, a poucos metros dali, mas com maior exposição, dentro do possível, para tentar captar melhor o vento. Como podem ver na foto, a estação tem a oeste uma fraga, e a sul existem algumas casas, estando o sensor instalado mais ou menos á mesma altitude a que passa o caminho público acima, apesar se estar livre a norte e este. Não consigo mexer mais porque senão o sinal não chega a minha casa.
Ora bem, as minhas perguntas são as seguintes:

1) Mesmo depois de ter instalado o sensor aqui, as velocidades do vento (rajada máxima) continuam a ser mais baixas, na maior parte das vezes, do que as registadas nas estações IPMA de Vila Real. Desconfio que possa ter que calibrar a velocidade do vento (pode ir até 150%) na consola, algo que nunca fiz.

2) Nestes dias tem ocorrido geada, e reparo que o valor da temperatura mínima acaba por ser sempre bem maior do que o valor previsto pelo IPMA e os valores registados pelas estações na cidade. Tenho um sensor mais abaixo, junto á estrada, que me mostra temperaturas muito iguais às mínimas previstas ou registadas na cidade. Apesar de este termohigrómetro nunca me ter desiludido, pois nunca inflacionou as temperaturas, acho um pouco estranho isto acontecer, talvez porque a partir de certa altura o sol começa a "bater" naquele sítio, pois é a zona mais alta da aldeia. Acham normal isto acontecer? Temperatura mínima acima do previsto e valor que sobe rapidamente com a incidência da luz do sol, enquanto que junto á estrada continua abaixo de zero?

Obrigado pela vossa atenção!


IMG_20230114_134252.jpg