O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O pai de Aguiar Branco e o pai de Paulo Portas a apoiarem publicamente Costa. Já não se fazem pais como antigamente, é o que é. :disgust:

E achas que o PSD teria sido eleito dizendo que ia aplicar austeridade porque era o caminho certo a ser tomado? :D

Foi eleito para cumprir o programa do memorando assinado entre o PS e a troika.

O que foi acordado no memorando, não é basicamente austeridade e mais austeridade? Ou será que em alguma parte no memorando, se fala em criação de emprego, ou em descida de impostos?

Não compreendo a dúvida.. Dpx de se tornar público o memorando, seria mesmo necessário anunciar austeridade, ou será que o conteúdo não é suficientemente revelador?

Não percebeste. O PSD chumbou o PEC IV dizendo que era austeridade a mais, que o povo não aguentava e assim que puseram as patas no poder, foi o que se viu. Os outros partidos chumbaram o PEC IV porque achavam (e continuam a achar) que o caminho não é a austeridade a que fomos sujeitos nos últimos anos. Isso, quer gostes quer não, faz do actual governo incoerente e mentiroso, mesmo que alguns achem que tenha razão. E dos outros partidos coerentes, mesmo que outros achem que a não tenham.

Não é bem assim a história..

1. Todos os partidos à exceção do PS chumbaram o PEC4.

2. Todos os partidos, sem exceção, desejam menos austeridade.

3. O memorando da troika assinado pelo PS, resultou muito mais austero que o PEC4. Porquê? Portugal em situação de pré-bancarrota. Qual PEC qual quê!

4. Participaram na apresentação final do memorando os únicos partidos interessados em governar. O BE e a CDU decidiram não participar, embora tenham sido elegidos pelo povo e os seus deputados ganhem um ordenado bem chorudo!

Há várias maneiras de ver as coisas!

Foi eleito para cumprir o programa do memorando assinado entre o PS e a troika.

O que foi acordado no memorando, não é basicamente austeridade e mais austeridade? Ou será que em alguma parte no memorando, se fala em criação de emprego, ou em descida de impostos?

Não compreendo a dúvida.. Dpx de se tornar público o memorando, seria mesmo necessário anunciar austeridade, ou será que o conteúdo não é suficientemente revelador?

Nunca houve propriamente uma vontade de poupar dinheiro em nenhum partido.do arco do poder. Os problemas do excesso de despesa no Estado já se falam desde o famoso «monstro» de Guterres. Depois disso o que foi feito?

- a MFL congelou salários e aumentou impostos;
- o Sócrates aumentou impostos quando já estava aflito;
- a máquina fiscal modernizou-se ao ponto de em termos de IVA ser das melhores da Europa.

Mas e poupanças? As despesas do Estado foram sempre subindo à medida que a receita aumentava. O PS esteve no Governo e supostamente uma das suas tarefas seria pôr as contas em ordem depois do défice superior a 6% de Pedro Santana Lopes. E o que fez Sócrates? Atacou os professores e fechou maternidades, e deu a ideia que iria reformar, mas depois passados dois anos caiu a máscara e começou a esconder dívida e mais dívida, e não se reformou nada.

Se falarem com polícias, professores, professores universitários, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, vão ouvir certamente muitas sugestões de poupanças que não passam por cortes de salários nem por despedimentos de funcionários públicos. Há muito desperdício de dinheiro.

Uma coisa que ninguém liga mas onde as autarquias poderiam poupar muitos milhões por todo o país, a iluminação pública. Já conduzi muitas vezes à noite em Espanha em visitas a cidades ou áreas protegidas, e na maior parte das regiões não há luzes fora das povoações, ora por cá sempre que há eleições locais lá se ilumina mais uma estrada municipal ou rural. Há países onde fora das povoações são os donos da casa os responsáveis pela iluminação externa. Nas auto-estradas os cruzamentos também não precisam de tantas lâmpadas. As pontes também não. A Ponte do Guadiana, por exemplo, não tem iluminação, nunca teve. Então e as casas dispersas que estão a cair, abandonadas, e lá têm ao lado a lâmpada ou as lâmpadas de iluminação pública? Justifica-se?

Mas há muito mais, nem vou mencionar o exemplo da Saúde para não atiçar polémicas, pois o fórum é público e não quer criar inimigos na área.

Contudo posso referir exemplos escandalosos de desperdício na Educação, caso dos livros escolares, dos passes de autocarro quando há a alternativa do comboio ou do autocarro da câmara, zonas com escolas a mais...

O Baixo Guadiana tem cerca de 25 000 habitantes e tem 6 escolas até ao nono ano, o concelho de Tavira para a mesma área e habitantes tem 2! Nada justifica a existência de 2 escolas no concelho de Alcoutim e 4 no litoral, pelo menos uma em Alcoutim deveria fechar, e duas no litoral, a saber, a de Castro Marim e a de Monte Gordo. Ficariam 3, e a de Martinlongo só se justifica pelo factor distância, com o IC 27 rapidamente se chega a Vila Real.

Exemplos destes não faltam, mas há muitos mais.

Os ajustes directos prejudicam o erário público e continuam, o Estado nunca quis taxas as mais valias imobiliárias, o Estado continua a encomendar legislação a escritórios em vez de ter juristas próprios, o que como se sabe gera legislação que beneficia interesses e prejudica as contas públicas...

Ninguém fala destas coisas na campanha eleitoral, é este o nível a que chegámos.

O Costa se quisesse tinha muito por onde argumentar contra este Governo, poderia arranjar argumentos para reformar o Estado Social, baixar impostos e baixar a despesa do Estado.

Infelizmente até agora o Costa só disse uma coisa de jeito, que o modelo das cantinas sociais lesa o Estado, eu já o tinha dito aqui no fórum há meses, as IPSSs são uma negociata muito mal escrutinada e sairia mais barato ao Estado aumentar o RSI e aumentar os apoios a doentes do que andar a financiar intermediários. Há muito para escrutinar nas IPSSs e há muitos esqueletos no armário, esquemas e outras coisas, curiosamente muitas têm à frente gente ligada ao PS, a própria Maria de Belém esteve à frente da União das Misericórdias.

Por tudo isto acho este Governo muito mau, mas é nele que vou votar, pois o que o Costa propõe é desastroso. Neste momento o consumo está a níveis pré-crise, para quê aumentar mais? Para aumentar a dívida externa? Para aumentar as exportações? Depois nada propõe para reduzir a despesa do Estado, que permitiria o alívio fiscal das famílias e empresas. É um modelo igual ao que já tivemos e não funcionou, será mais tarde ou mais cedo desastroso.

Não temos cultura nenhuma de poupança, de austeridade e de organização, por isso nem tão cedo seremos ricos, pois só se enriquece um país acumulando riqueza e não dívidas ao exterior.

o PaF não fez campanha no Algarve... tal como já não tinha feito nas eleições europeias...

É fazer as contas. O PSD o CDS obtiveram somados 50% em Faro em 2011 (mais ou menos o mesmo que obtiveram a nível nacional). Caso se mantenha a relação vai obter entre 35 e 42% em Faro, o mínimo e o máximo que as sondagens nacionais lhes dão. Com a distribuição esperada de votos nas outras forças elege sempre 4 deputados, sem grandes hipóteses de um 5º e sem grande risco de perder o 4º. Há círculos eleitorais mais decisivos.

Espero que a direita não cometa o erro de avançar para um governo de minoria se por acaso surpreendentemente vencer as eleições. Eu espero há imensos anos por uma oportunidade histórica destas, de ver a esquerda coligada, todo o saco de gatos coligado, para finalmente caírem as máscaras da demagogia.

Fala-se muito de acordos parlamentares, da aprovação do programa de governo e do OE, mas todos se esquecem de um pormenor: é o PR quem dá posse ao governo. E ninguém parece levar isso em linha de conta. Em 2013, quando Paulo Portas se demitiu irrevogavelmente, o PR lançou um apleo para a formação de um governo de bloco central. Na altura o PS não quis, e o PR "meteu a viola no saco", uma vez que ainda havia maioria absoluta parlamentar de apoio ao governo.

E agora? Alguém acha que o PR dará posse a um governo sem maioria absoluta na AR? Eu acho isso praticamente impossível, só mesmo em último recurso, acho até mais provável um governo de iniciativa presidencial do que esse cenário. Por outro lado alguém acha que CDU e BE entrariam para um governo liderado pelo PS, e que ainda tem de tomar algumas medidas impopulares? Deixando o PSD e o CDS a capitalizarem o descontentamento? Seria um erro crasso, que nenhum dos dois vai cometer. Agora, em campanha, têm de deixar essa porta em aberto, caso contrário perdem votos úteis para o PS, mas isso não irá acontecer.

Na minha opinião nestas eleições vai eleger-se o Primeiro Ministro do próximo governo de bloco central. É isso ou teremos eleições assim que o próximo PR possa dissolver a AR.

O pai de Aguiar Branco e o pai de Paulo Portas a apoiarem publicamente Costa. Já não se fazem pais como antigamente, é o que é. :disgust:

O pai do Paulo Portas anda a derivar para a direita, dantes votava Bloco. O irmão do Paulo Portas, se fosse vivo, também votaria Bloco.

Não é bem assim a história..

1. Todos os partidos à exceção do PS chumbaram o PEC4.

2. Todos os partidos, sem exceção, desejam menos austeridade.

3. O memorando da troika assinado pelo PS, resultou muito mais austero que o PEC4. Porquê? Portugal em situação de pré-bancarrota. Qual PEC qual quê!

4. Participaram na apresentação final do memorando os únicos partidos interessados em governar. O BE e a CDU decidiram não participar, embora tenham sido elegidos pelo povo e os seus deputados ganhem um ordenado bem chorudo!

Há várias maneiras de ver as coisas!

Por mais que essa seja a tua vontade, o governo mentiu, mentiu e mentiu e voltou a mentir. Uma coisa é tu achares que isso é justificado ou não te importares. Outra, muito diferente, é não o admitires. Foi exactamente isso que aconteceu. O PEC IV era austeridade a mais, diziam eles. Os Portugueses não aguentavam. E depois foi o que se viu. Já os outros partidos chumbaram o PEC IV dizendo que o caminho não era o da austeridade desenfreada e hoje continuam a dizer o mesmo. Nem está aqui em causa quem tem razão. Se for essa a questão, eu até acho que ela está no meio.

O pai do Paulo Portas anda a derivar para a direita, dantes votava Bloco. O irmão do Paulo Portas, se fosse vivo, também votaria Bloco.

É uma pouca vergonha. Anda um filho a mimar um pai para isto. :lmao:Pelo menos calam-se, ao contrário do pai do PPC que na sua ingenuidade algo comovedora já nos disse que o filho é bom a mandar poupar os outros mas que a gerir as suas próprias finanças, nem por isso. :)

Gosto deste gajo. Tem umas ideias porreiras! O que será feito dele?

Six EU states slash food aid for Syria refugees

https://euobserver.com/migration/130400

Austria, Estonia, Greece, Hungary, Portugal, and Slovakia made the most drastic cuts.

All sliced their contributions by 100 percent this year, compared to last year.

Sweden’s contribution dropped by 95 percent, followed by Lithuania at 69.5 percent, and Belgium at 54.7 percent. The UK also dropped by 29.5 percent. Others like Croatia, Latvia, Poland, and Romania gave nothing in the past two years.

The Netherlands stands alone as the only member state, at plus 5.8 percent, which has increased contributions.

It means member state contributions went from €895 million in 2014 to €675 million this year, a 38 percent drop.

---

EU data chief says passenger information bill is unjustified

https://euobserver.com/justice/130430

Se for proprietário de um dos veículos que circula nas estradas com o ‘kit' fraudulento do grupo Volkswagen (VW) saiba que poderá pedir o dinheiro de volta aos concessionários entregando o seu carro, segundo a Associação de Defesa do Consumidor (DECO). "O cliente tem direito a anular o negócio uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado. Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo", explica ao Económico Jorge Morgado, secretário-geral da DECO.

A associação realça ainda para a importância de se fazer uma "avaliação justa" do valor a retribuir ao cliente de um carro VW caso este queria anular o negócio. "Se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude", explica o mesmo responsável.

http://economico.sapo.pt/noticias/d...eceber-o-valor-comercial-do-carro_230064.html

Se for proprietário de um dos veículos que circula nas estradas com o ‘kit' fraudulento do grupo Volkswagen (VW) saiba que poderá pedir o dinheiro de volta aos concessionários entregando o seu carro, segundo a Associação de Defesa do Consumidor (DECO). "O cliente tem direito a anular o negócio uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado. Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo", explica ao Económico Jorge Morgado, secretário-geral da DECO.

A associação realça ainda para a importância de se fazer uma "avaliação justa" do valor a retribuir ao cliente de um carro VW caso este queria anular o negócio. "Se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude", explica o mesmo responsável.

http://economico.sapo.pt/noticias/d...eceber-o-valor-comercial-do-carro_230064.html

Não deve ser lá muito fácil de conseguir o dinheiro de volta...

Lembro-me perfeitamente que há uns anos atrás surgiram várias reclamações, em relação ao Citroen C4. Diziam que dançava, e afinal não!

Esta DECO só tem ideias luminosas. :maluco: Mas, alguém no seu perfeito juízo, vai entregar o seu carro só porque as emissões de gases estão falseadas, só se for algum louco, vou entregar o carro recebo o dinheiro que ele vale, mas com esse dinheiro não compro um novo da mesma gama quer seja VW ou de outra marca. :maluco: Ou seja, entrego o carro e venho a pé. é que é já amanhã. :rolleyes:

Por acaso, só tenho excelentes razões da VW, tenho um VW não a gasóleo e mesmo que fosse, não era por isto que a minha confiança ia ser menor, cá em casa existe um VW com 22 anos e nunca deixou ninguém a pé, o meu tem mais de 7 anos e até agora 0 problemas, tirando as revisões de 2 em 2 anos, fora isso nada.

O que a marca vai fazer, é chamar às oficinas todos os carros que foram falseados e retirarem o aparelho dos carros. Quantas marcas é que não chamam os seus carros às oficinas com problemas, quer seja do airbag, dos bancos, do sistema de travagem, esses sim são problemas bem mais graves e que podem colocar em risco as vidas das pessoas que circulam neles.

Se hoje, fosse comprar um carro iria comprar VW, o resto não importa.

Já agora, não acredito que seja só o Grupo VW a falsear as emissões de gases e vamos ver se não são é todas as marcas.

http://www.rtp.pt/noticias/economia...-40-superiores-ao-indicado-nos-testes_n861829

Última edição:
  • Gosto
Reactions: nelson972
Tenho de admitir que estou um bocado desapontado com a prestação do pessoal deste partido, que testemunhei hoje, pela primeira vez, pessoalmente.
Estava eu, muito sossegadamente a ir para casa (Coimbra) encontrei o pessoal do BE ao pé duma rua de acesso à dita cuja. Abordam-me, e mostrei-me interessado. Embora não seja um partido que eu queira ver a governar, sei que fazem a sua parte na Assembleia, e portanto lá falei com um homem, que me pareceu bastante acessivel, e combinei com ele que em 30 minutos me ia encontrar no mesmo sítio com o pessoal do partido.
E assim fiz.
Eram 17:30 estava eu ali com uma bandeirinha na mão a fazer figura de urso só porque nunca tinha estado numa campanha antes e não sabia muito bem o que esperar. Pois muito bem.
Vou resumir o que acontecia quando as câmeras estavam desligadas: ninguém falava com ninguém, ninguém dizia nada, o grupo ("grupo" quer dizer que erámos uns 12, sendo generoso) estava sempre separado e a conversa existia apenas entre pessoas já conhecidas. Pouco a pouco o pessoal que não fazia mesmo parte do partido ia-se embora porque se estava a sentir excluido e/ou aborrecido (menos eu que estava a achar certa piada à brincadeira).
Ligam-se as câmeras, mete-se um gajo aos berros para o pessoal se unir à volta da Catarina a abanar as bandeiras. Como a maior parte não abana as bandeiras, os líderes locais pegam em duas, uma em cada mão, e pronto. Contam por dois.
As pessoas com quem a Catarina falou para as câmeras foram +/- escolhidas. Deu-me a impressão que só falava com aquelas que mostravam um certo apoio. O grupo foi confrontado com pessoas que passaram por nós a gritar "Ide trabalhar" e afins, mas nessa altura as câmeras estavam a apontar para o chão. Na maioria das lojas a Catarina não falou com ninguém, e deixou para o resto do grupo a distribuição de pápeis. Tirando isso, só falava com o pessoal identificado como sendo do partido.
Os cânticos que se ouvem são ditos por 2 ou 3 gajos, a maioria do grupo está calada ou a falar baixinho entre si.
Por fim, eis a estratégia de agrariação de votos: abordar todo e qualquer grupo de jovens; quanto pior aspeto, melhor. Passámos por dois grupos onde os comentários eram "Olha, esta é aquela gaja que vai legalizar a erva. Pimba tem o meu voto". Era nestas pessoas que o pessoal estava a investir mais.
Um pouco à parte, a Mortágua é muito mais bonita em pessoa, e a Catarina é mesmo mesmo mesmo pequena. A maioria do pessoal das câmeras tem de as levantar com as duas mãos e apontar para baixo para a conseguir apanhar. Mas não consegui ver muito bem nenhuma porque assim que dei conta as câmeras tinham desparecido, e elas também, só ficou o pessoal do partido.
A maioria do pessoal do Bloco pareceu-me até bastante fria. Não falava com ninguém, so distribuia papeis. Mesmo quando confrontados, mandavam um berro pa responder, viravam costas, e seguiam (ex. "Ide mas é trabalhar para as obras" - "Que obras? Não há obras pah"). Mas secalhar é sempre assim, não sei.
Achei a experiência bastante aborrecida. A única parte que achei piada foi quando o Simão (o cão do partido, na parte em que se fala da defesa dos direitos animais) fugiu da Catarina em frente às câmeras e começou a andar à nossa volta.
Fui a única pessoa de fora do partido que passou 1 hora com eles a dar a voltinha à Baixa de Coimbra, e mesmo assim não me deixaram ficar com a bandeirinha.
Mas pronto. Não sei porquê pensei em partilhar aqui a experiência. Sei que a minha tendência para BE diminuiu um bocadinho depois desta hora. Vou ter de pensar mais um bocado.

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3mqkse/hoje_fiz_campanha_com_o_bloco/

Embora não seja um partido que eu queira ver a governar, sei que fazem a sua parte na Assembleia, e portanto lá falei com um homem, que me pareceu bastante acessivel, e combinei com ele que em 30 minutos me ia encontrar no mesmo sítio com o pessoal do partido.
E assim fiz.
Eram 17:30 estava eu ali com uma bandeirinha na mão

Valha-me Deus, a facilidade com que a malta confessa a sua instrumentalização. Que falta de dignidade e amor próprio. Não conheço a pessoa em causa mas se tiver mais de 20 anos, torna-se particularmente deprimente. Não só admite que apesar de não se identificar particularmente com a política do partido, 30 minutos depois está disposto a abanar uma bandeirinha do mesmo e ainda fica aborrecido por não poder ter ficado com ela. Resta-nos esperar que com a descoberta da existência de água em Marte, outras, mais promissoras, se sigam...

Estado
Fechado para novas mensagens.