A foto era maior que o texto porque era a foto da primeira página do Expresso, que remetia para páginas interiores.
Agora, gente de mau aspecto" ?!??
Para mim parece-me um puto normal, um "rasta" como vários que tenho entre o meu grupo de melhores amigos. Parece que és tu que achas que ele tem mau aspecto... para mim é normalíssimo.
Era intenção óbvia ridicularizar o programa das Novas Oportunidades com esta foto. Mas este Expresso não passa no meu apeadeiro...
Quanto aos ciganos, é moda ? Não sabia. Se fizeres uma pesquisa no fórum por "cigano" estranhamente quase só aparecem mensagens tuas, já de finais de Agosto. A esquerda folclóricocaviar tem imensa necessidade destas coisas, dos ciganos ou quaisquer outros idiotas úteis que estejam à mão, mas caramba, é preciso mesmo ter uma grande lata para depois vir dizer que é "moda" aquilo que eles próprios lançam.
Os ciganos não são moda nem mercado eleitoral para a esquerda. São-no para a direita. Só assim se compreende a resignação e a indiferença perante a atitude de um dos países fundadores da Europa civilizacional, da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Haverá razão para expulsar cidadãos ciganos de França?
Por serem ciganos?
Pela mendicidade?
Pelo aspecto?
Quantos Franceses vivem hoje nas ruas de Paris que não trabalham, não querem trabalhar e há muito deixaram de percorrer os caminhos da sociedade dita normal?
Também serão expulsos?
E porquê a Roménia?
A Roménia é o país oficial dos ciganos?
A Roménia é um país pobre?
A Roménia pode impedir que cidadãos seus mesmo sendo Europeus viajem para outros países da Europa?
Os ciganos tem pátria, sítio ou lugar de esquecimento para onde os possamos enfiar?
Quem acha isto normal deve preparar-se porque ninguém saberá se pode vir a ser catalogado como expulsável. O conceito de «cigano» em crise económica é bastante abrangente. A Alemanha e a Itália também vão expulsar «ciganos».
Este tipo de discurso K7 e lavagem celebral ensinam-vos nos tais cursos de Verão? Tenho que dar a mão à palmatória, esse pessoal do bloco de esquerda é muito competente e profissional, a cabeça lavam-na de forma magistral, fica mesmo branca e limpa. Espero que na próxima semana o mesmo Bloco lance uma moção de condenação na Assembleia pelos 500 mil trabalhadores públicos que vão ser despedidos em Cuba, e que o Agreste venha aqui dar o recado dos que votaram contra...
Obviamente parto do princípio que umas duzias de ciganos expulsos de França sejam mais importantes para os rapazes da nossa esquerda caviar do que meio milhão de desempregados em Cuba.
Não há cassetes nem formatações cerebrais de verão. Pensar de forma diferente não deve preocupar as outras pessoas. A ausência de pensamento sim, diminui a consciência colectiva e a forma de agir.
E não se comparem coisas bastante diferentes. Podias ter usado como termo de comparação o escândalo fiscal em torno da enorme fortuna da herdeira da L’Oreal como termo de comparação com a mendicidade e o mau aspecto dos ciganos. Talvez porque a malta da direita ache que mendigar isenções fiscais nos gabinetes é socialmente mais aceitável que mendigar na rua. Tudo isto se passa na França de Sarkozy.
Um dia destes vou vos contar quanto caviar é esta esquerda folclórica que tive o privilégio de acompanhar desde os primeiros tempos, quando tudo funcionava numa andar merdoso em Lisboa próximo da Av. da Liberdade na "sede" da revista Kapa.
A minha esquerda tem a sua base na matriz rural do trabalho dos campos do Alentejo e do Algarve e identifica-se com o trabalho, da forma como ele é entendido numa sociedade mediterrânica e a solidariedade de todos com os que tem mais dificuldades, rejeitando a acumulação absurda de riqueza, permitindo que todos possam usufruir em partes semelhantes dos aspectos recreativos e contemplativos da vida.
Não me preocupa que este ou outro Bloco tenham começado num andar merdoso de Lisboa. Andares merdosos é o que não falta nas nossas cidades. São as ideias que fazem o caminho.