Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Desculpem lá mas para encerrar este assunto tenho de acrescentar uma coisa ao post do Vitamos:

Além da dualidade de critérios gritante, há um factor importantíssimo a ter sido em conta. Caso não tenham reparado, estão a criticar neste espaço (MeteoPT) como altamente irresponsável (de forma errada ou não) uma previsão/informação originalmente dada numa página pessoal de um membro e apenas depois apontada aqui mas nem pelo próprio!!!

Têm a noção disso???

Cada um pode fazer e dizer o que quiser por sua conta e risco nos seus espaços pessoais.

Uma coisa é a legitimidade ou não de o fazer num espaço moderado como este, com muita audiência e com todas as responsabilidades que acarreta, outra coisa é vir criticar e quase "humilhar" o que A ou B diz no seu espaço fora do fórum. O que realmente não deixa de ser irónico, quando são recorrentes aqui neste seguimento previsões tão ou mais alarmistas como essa, que acabam por ser elogiadas, e por vezes quase defendidas "até à morte"... Isso sim é irresponsabilidade, no ponto de vista da credibilidade do fórum e do seu interesse público!

Pensem bem na incoerência antes de certo tipo de "linchamentos públicos" a partir de agora sff.

Que se dê este assunto por encerrado a partir daqui agradeço, e da minha parte como moderador até sinto alguma necessidade de pedir desculpa ao membro em questão por ter sido atacado aqui da forma que foi por emitir a sua opinião de seu direito total num espaço fora do fórum.



----------------------


E para dar o mote a seguir a conversa em tons normais, de facto os modelos não apontam para uma ciclogénese explosiva, apontam sim para uma ciclogénese não muito intensa, embora como também disse o Vitamos, o tal limiar seja uma barreira "ténue", não é por uma depressão cavar 19 ou 20 hPa que passa de uma tempestadezinha a uma depressão apocalíptica, nem vice-versa. É apenas uma classificação como muitas outras...
De qualquer forma, a situação parece interessante em termos de aliviar bastante a falta de chuva no Sul do país, pois parece-me que será um sistema bastante "generoso".

Uma carta como a seguinte assim o mostra:

98HbrEJ.gif


Haverá também a "curiosidade" de ver a capacidade do centro da bolsa de ar frio em altitude fazer ou não descer cotas de neve um pouco abaixo dos 1000m, embora a relevância seja pouca, pois no seu trajecto desde a zona Oeste até ao Algarve não há grandes sistemas montanhosos. Apenas o "se..." de alguma surpresa no topo das serras algarvias, dado o GFS apontar cotas na ordem dos 800-900m na madrugada de Sexta.


Atenção é à próxima semana, pois apesar da falta total de consenso nos modelos, começam a aparecer alguns cenários mais extremos de actividade no Atlântico, como este por exemplo do ECMWF:

JOuU5fz.gif
 


AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Bom dia a todos
Participo pouco no forum mas consulte-o numa base quase diária, sou portanto um leigo apaixonado da meteorologia.
Acho este forum muito interessante e bem estruturado com vários membros experientes neste assunto.
Só não entendo por vezes as "guerras" entre alguns membros por questões de previsões erradas. No meu entender é esta a beleza da meteorologia, a incerteza, podendo portanto dar azo a várias intepretações. Quem quiser certezas que se dedique a forums de matemática.
Até os mais conceituados centros de meteorologia, com toda a tecnologia dísponivel, cometem as suas argoladas.
Por isso continuem a expor as vossas ideias e opiniões mas com respeito mutuo.
Eu irei acompanhar como sempre, obrigado a todos.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e blade

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Isto ora anda parado devido ao AA em cima de nós, ora anda tudo "aceso" por causa de depressões que cavam muito ou não nas nossas proximidades :).

Bom, de facto o "Inverno" vem aí. Não há já qualquer dúvida... Mais chuva menos chuva, mais vento menos vento, mais frio menos frio, a instabilidade está aí, e pelos vistos durante pelo menos uma semana, atendendo ao ECMWF e GFS e respetivos ensembles. Até o sul do país promete ser contemplado. Geopotenciais bem baixos a 500 hPa às nossas latitudes.

De facto Abril águas mil. Resta saber até quando o padrão se irá manter. Tenho as minhas dúvidas que dure muito mais que uma semana/semana e meia, ao fim ao cabo já não estamos no Inverno (mas também não estamos no Verão :)). O mês de Abril a começar como vai começar não me admirava muito que terminasse mais para o "quente" (para equilibrar a balança), o que não seria mau de todo (na minha opinião pessoal), com os feriados que aí vêm lá mais para o fim do mês :).

Para já, muita instabilidade se avizinha...
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bons dias :).

Isto ora anda parado devido ao AA em cima de nós, ora anda tudo "aceso" por causa de depressões que cavam muito ou não nas nossas proximidades :).

Bom, de facto o "Inverno" vem aí. Não há já qualquer dúvida... Mais chuva menos chuva, mais vento menos vento, mais frio menos frio, a instabilidade está aí, e pelos vistos durante pelo menos uma semana, atendendo ao ECMWF e GFS e respetivos ensembles. Até o sul do país promete ser contemplado. Geopotenciais bem baixos a 500 hPa às nossas latitudes.

De facto Abril águas mil. Resta saber até quando o padrão se irá manter. Tenho as minhas dúvidas que dure muito mais que uma semana/semana e meia, ao fim ao cabo já não estamos no Inverno (mas também não estamos no Verão :)). O mês de Abril a começar como vai começar não me admirava muito que terminasse mais para o "quente" (para equilibrar a balança), o que não seria mau de todo (na minha opinião pessoal), com os feriados que aí vêm lá mais para o fim do mês :).

Para já, muita instabilidade se avizinha...

As previsões dos dois principais modelos nem apos as 200h apontam para a mudança de padrão e regresso da estabilidade ou do AA, isto para dizer que poderá durar mais!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As previsões dos dois principais modelos nem apos as 200h apontam para a mudança de padrão e regresso da estabilidade ou do AA, isto para dizer que poderá durar mais!


E se compararmos com o que normalmente ocorre em anos anteriores , no Norte entao temos instabilidade para o mes de abril todo ou quase . . .
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
E se compararmos com o que normalmente ocorre em anos anteriores , no Norte entao temos instabilidade para o mes de abril todo ou quase . . .

Caro James, as estações de transição significam isso mesmo este é um dos pontos que caracterizam um clima temperado, no Norte isso ainda é mais evidente como as normas o demonstram apenas Julho e Agosto são meses secos. O Litoral Norte irá ter sempre muito potencial para ter bons acumulados, mas neste cenário a percipitação irá ser mesmo generalizada.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Caro James, as estações de transição significam isso mesmo este é um dos pontos que caracterizam um clima temperado, no Norte isso ainda é mais evidente como as normas o demonstram apenas Julho e Agosto são meses secos. O Litoral Norte irá ter sempre muito potencial para ter bons acumulados, mas neste cenário a percipitação irá ser mesmo generalizada.

Eu estava a referir - me a possibilidade da instabilidade ser mais duradoura no Norte , nao estava a referir - me aos acumulados . Alias , penso que abril e um mes favoravel a cut -offs no Sul , nao me admirava que os acumulados nos proximos tempos sejam ate superiores no Centro - Sul e Sul .
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Para amanhã a partir da tarde, e até 6f pela madrugada, um novo período de instabilidade deverá afectar em especial o sul.

Sinóptica/Análise

Uma forte perturbação polar desce desde o Atl. N e isola-se numa cut off de 540Dam a W de Lisboa.

Na circulação da cut off, um forte mid/upper jet deverá lentamente avançar sobre a metade sul de PT continental durante o período, gerando um ambiente dinâmico de shear forte.

Divergencia devido á advecção de vorticidade deverá criar um ambiente de forçamento dinâmico particularmente impressionante.

Nos níveis baixos uma ciclogénese processa-se, com cavamento até 995-1000hpa.
Uma linha de convergência muito activa associada á depressão cruza o sul durante a tarde e noite...no seio da linha uma pluma de maior humidade deverá gerar instabilidade com CAPE marginal a atingir até 300-500J/Kg segundo o mesoescalar WRF.


Ao longo da linha, instabilidade/forçamento deverão gerar focos convectivos dispersos...não se espera apesar de tudo convecção muito intensa porque a massa de ar nos níveis baixos não é instável o suficiente para criar CAPE robusto.
No entanto o forçamento dinâmico e a convergência ao longo da linha deverá compensar em parte a falta de energia.

Como a linha se move em sincronia com o máximo de shear e forçamento, qualquer célula que surja poderá beneficiar de um ambiente propicio a alguma organização.
Caso alguma célula discreta surja um pouco adientada relativamente á linha, fluxo forte de SE á superfície, rodando a SW aos 850hpa criarão forte shear rotacional com risco de tromba/tornado fraco.

O forçamento dinâmico com ascensão forçada, e o movimento repetitivo de focos convectivos a chegar ao longo da linha deverão criar condições para precipitação localmente excessiva.

Após a passagem da linha de instabilidade, durante a madrugada de 6f, a evolução do sistema depressionário levará ao acopolamento da circulação á sfc com a circulação em altura, originando um perfil de fluxo unidirecional.

Shear de caracter unidirecional, mais forte quanto mais afatado do centro de circulação, deverá continuar a afectar o sul de PT continental.

A entrada de ar cada vez mais frio em altura, em interacção com o mar relativamente tépido, deverá criar CAPE eventualmente próximo a 500J/Kg.

Algumas bandas convectivas deverão desenvolver-se neste ambiente, beneficiando de algum shear, que deverá favorecer ciclos de vida mais longos.

Algumas das células poderão interagir com algum máximo de helicidade que surja na circulação, podendo gerar alguma tromba de agua.

No entanto, o perfis frios e mais secos nos níveis médios favorecem especialmente a ocorrência de granizo.

Por estes motivos coloco um nível amarelo de risco baixo, limitado ao litoral, onde o CAPE é mais razoável, nomeadamente por precipitação excessiva, granizo e em menor grau uma tromba/tornado.
Um nível mais alto está fora de questão devido a duvidas relativamente ao ambiente termodinâmico/falta de CAPE.


YYF7zT9.png



Cinzento
-Aguaceiros/possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros/possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Tromba
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Para terminar o assunto da "Ciclogénese explosiva":

Obrigado pelas palavras do vitamos e do rozzo. Peço desculpa na mesma por possivelmente ter exagerado na minha previsão, mas todos sabemos o que vai na alma de um meteorologista (Amador ou não). A felicidade e exaltação é tal que acabamos por nos descontrolar nas previsões. Mas de facto foi um equívoco, apesar da depressão ter uma acentuada descida na pressão atmosférica não será uma Ciclogénese explosiva.

Apesar de tudo queria agradecer o facto do MeteoMontijo ter cada vez mais seguidores (Atingidos ontem os 7 mil), visto que foi aqui neste fórum que toda esta aventura e projectos meteorológicos começaram. Errei ontem na minha previsão, mas acho que acontece a todos.

Termino por aqui o assunto.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Eu estava a referir - me a possibilidade da instabilidade ser mais duradoura no Norte , nao estava a referir - me aos acumulados . Alias , penso que abril e um mes favoravel a cut -offs no Sul , nao me admirava que os acumulados nos proximos tempos sejam ate superiores no Centro - Sul e Sul .

Serão sempre superiores no litoral Norte por norma, poderá haver um ano ou outro em que haja uma excepção.
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
De facto houve aqui uma grande confusão, a não repetir. Outras páginas de meteorologia amadoras quer portuguesas quer espanholas.

No entanto, o GFS modela uma diferença de -18hPa em 24 horas aqui para a minha região. Não se considera ciclogénese :confused: ?

Como eu expliquei no vídeo. Ciclogénese explosiva é quando a pressão no centro da depressão baixa 24 mb em 24h. Repito, o conceito refere-se à pressão no centro da baixa e não num determinado ponto. Reforço: a menos que esse ponto do globo esteja no centro da baixa e sempre em movimento com a mesma :D
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,467
Local
Olhão (24 m)
Esta é a previsão do GFS em termos de precipitação para as próximas 192 horas:

16759912_n0mmD.jpeg


Maldito GFS tudo a norte. :angry:

Prefiro mais o ECM do que ao GFS, parece-me que beneficia mais o Sotavento algarvio do que o GFS, e já levavámos com uma boa enxurrada que desde de Outubro isto só tem sido chuva fraca por aqui. Aguardar para ver, não vá a coisa passar a norte ou a sul em direcção a Cádiz, aqui existe sempre uma escapatória para ela fugir. :lmao:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Desculpem os moderadores voltar à questão, mas fiquei a dever um pedido de desculpas ao André Frade. Nem sabia que tinha sido ele a fazer a tal previsão. Mas claramente exagerei nas críticas, como ele exagerou na previsão e também já se retratou sobre isso. Ciclogénese explosiva é um termo muito forte que está associado a eventos extremos de vento e isso levou-me igualmente ao exagero na repreensão.

Fecho o assunto dizendo que todos nós estamos sempre a aprender (eu também aprendi uma lição com este "conflito", mesmo que "não meteorológica"), e incentivo o André a continuar com o seu projecto de divulgação daquilo que todos nós gostamos, a meteorologia.

Vamos é todos disfrutar então de um evento que promete ser bastante interessante :rain::cold: