Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Nasceram, o que nasce também morre ... e o que disse mantenho, pelo menos até dia 15 Novembro deverá ser mais ou menos assim, o que não quer dizer que não possa existir algum dia com precipitação fraca ....
Além disso a seca faz parte do clima, e eu ao contrário de outros não olhos apenas a modelos de curto prazo, olhando a sazonais, foruns, e inumeros sites de previsão....
O Anticiclone a norte é uma certeza, tenho dúvidas é no que respeita depois ao JetStream devido á posição do Anticiclone no Pacifico Norte (Nordeste)[/QUOTE]

Mas como pode ter tanta certeza que vai ser seco, é que nem os modelos sazonais tem assim tanta certeza:unsure:, estão constantemente a mudificar.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este Senhor é bruxo...só pode, só que aínda bem que raramente acerta!!!:lol:

Eu com o meu bruxedo prevejo que o Sr. este ano terá muitas chances de frio, agora a neve aí já não sei ....
Se bem que isto de ver se será mais frio ou mais quente para mim é bem mais dificil de analisar
A educação é algo que faz parte dos meus principios de vida, e por isso acho que um pedido de desculpas apenas lhe ficaria bem !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas como pode ter tanta certeza que vai ser seco, é que nem os modelos sazonais tem assim tanta certeza:unsure:, estão contantemente a mudificar.

Dizer que vai ser seco .. não quer dizer que não chova, pois cada região tem a sua média mensal e o que tenho poucas dúvidas é que a 1ª semana de Novembro pelo menos não seja quase completamente seca (neste caso sem chuva)!!
A primeira quinzena é que pode ser particularmente seca podendo recuperar mais pro final do mês !!
E sim os modelos tem estado constantemente a mudar mas é aquilo que já disse N e N vezes, as altas pressões a Norte são uma certeza, agora depende é da posição geográfico que tiverem, e este ano poderão estar ligeiramente mais a sul que o ano passado e ocorrer o que se tem visto esta semana que passou por exemplo (anomalia a norte mas algo mais a sul impedindo que subam até pelo menos á região do sul)....
Olhando ao z700 que é aquele que tem oscilado demasiado infelizmente, as altas pressões estão lá no norte só que do mesmo modo que em Outubro estão estendendo algo em crista até nós ... poderá acontecer o mesmo em Novembro !!
Todos os modelos que consultei dão altas pressões a Norte só que uns mais a sul e outros mais a norte e isso está baralhando tudo ....
Mas não me quero alongar mais ..neste assunto que isto está fugindo demasiado ao tópico já !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Dizer que vai ser seco .. não quer dizer que não chova, pois cada região tem a sua média mensal e o que tenho poucas dúvidas é que a 1ª semana de Novembro pelo menos não seja quase completamente seca (neste caso sem chuva)!!
A primeira quinzena é que pode ser particularmente seca podendo recuperar mais pro final do mês !!
E sim os modelos tem estado constantemente a mudar mas é aquilo que já disse N e N vezes, as altas pressões a Norte são uma certeza, agora depende é da posição geográfico que tiverem, e este ano poderão estar ligeiramente mais a sul que o ano passado e ocorrer o que se tem visto esta semana que passou por exemplo (anomalia a norte mas algo mais a sul impedindo que subam até pelo menos á região do sul)....
Olhando ao z700 que é aquele que tem oscilado demasiado infelizmente, as altas pressões estão lá no norte só que do mesmo modo que em Outubro estão estendendo algo em crista até nós ... poderá acontecer o mesmo em Novembro !!
Todos os modelos que consultei dão altas pressões a Norte só que uns mais a sul e outros mais a norte e isso está baralhando tudo ....
Mas não me quero alongar mais ..neste assunto que isto está fugindo demasiado ao tópico já !!

Ok, mas as coisas quase nunca são como eles dizem, podem estar a prever que a 1 semana será seca mas pode acontecer o contrario, que é isso que espero que aconteca:p.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu com o meu bruxedo prevejo que o Sr. este ano terá muitas chances de frio, agora a neve aí já não sei ....
Se bem que isto de ver se será mais frio ou mais quente para mim é bem mais dificil de analisar
A educação é algo que faz parte dos meus principios de vida, e por isso acho que um pedido de desculpas apenas lhe ficaria bem !!

Peço deculpa se ficou ofendido, no entanto sinto-me no direito de interpretar como futurologia previsões sazonais é essa a minha convicção, no entanto quem afirma com toda a certeza o que irá acontecer daqui a mês em termos metereológicos se não é bruxo então é vidente, que me parece realmente o termo mais adequado. Já agora fica a minha previsão para o Inverno em Bragança: Vai ser frio, vai chover, em principio deve nevar alguma coisa, geadas também vão acontecer e de certeza que não vai estar calor! Agora isto é o que acontece todos os Invernos em Bragança...já agora em Faro não deverá nevar! Espero não me enganar muito!:D
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Peço deculpa se ficou ofendido, no entanto sinto-me no direito de interpretar como futurologia previsões sazonais é essa a minha convicção, no entanto quem afirma com toda a certeza o que irá acontecer daqui a mês em termos metereológicos se não é bruxo então é vidente [...]

Peço desculpa aos moderadores, mas acho que devo dizer o seguinte: chega de conversas trocistas neste forum. A imagem dele é seria, para se andar aqui neste tipo de conversa barata. Educação e respeito são valores que cabem em qualquer lado.

Peço desculpa pelo off topic
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Peço desculpa aos moderadores, mas acho que devo dizer o seguinte: chega de conversas trocistas neste forum. A imagem dele é seria, para se andar aqui neste tipo de conversa barata. Educação e respeito são valores que cabem em qualquer lado.

Peço desculpa pelo off topic

O que dá credibilidade a este tópico são previsões fundamentadas e não futurologia ou afirmações do tipo o "AA vai-se manter todo o mês do Novembro". Em relação à educação e respeito concordo que deverá haver e tenho consciência que em nenhum momento deixei de praticar esses valores no Fórum, no entanto peço desculpa se feri susceptibilidades...:inocente:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos a factos concretos tendo em conta a análise ao GFS das 12h:

Temperatura média prevista:



Pressão:



Uploaded with ImageShack.us

Precipitação:



Uploaded with ImageShack.us

Que dizer respeitante a isto:
- as temperaturas médias terão uma tendencia de subida, ainda que não muito acentuada;
- todos os membros da saida apontam um tempo muito uniforme pelo menos até ás 300 horas, sendo muito uniforme como se pode ver no 2º gráfico;
- a precipitação apenas um ou outro membro tende a colocar lá acima das 300 horas e mesmo assim residual....

A mim quando os membros apontam todos no mesmo sentido garantem-me sem dúvida tempo estável durante pelo menos os próximos 10 ou 12 dias !!
Portanto estamos conversados para este mês !!

PS: Sim eu sei que este é apenas o Ensemble para Lisboa !!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Ou seja este Outono em termos de mau tempo vai-se suportar na depressão Paula :D
:sad::sad:

o Outono vai até meados de Dezembro, portanto ainda é cedo para afirmar tal coisa.
Por agora e por aquilo que mostram os modelos, nada de interessante parece querer se desenhar, pelo menos até inícios de Novembro. Vamos aguardar;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Faz-me confusão o que se passa neste tópico vai na volta.

Thazouk:

"Peço desculpa aos moderadores, mas acho que devo dizer o seguinte: chega de conversas trocistas neste forum. A imagem dele é seria, para se andar aqui neste tipo de conversa barata. Educação e respeito são valores que cabem em qualquer lado."


Ora aqui está um participante do fórum que felizmente percebe o que se passa. Nada de mais, está cá quase há um ano. Confusão faz-me que participantes mais antigos ainda não tenham assimilado isso e estejam constantemente com uma sede de protagonismo que sabe-se lá porquê a procuram aqui.

Este fórum é visitado, mesmo em alturas monótonas com a actual por milhares de pessoas e é claro como a água que a conversa nos post's anteriores não interessam a ninguém.

Aqui fala-se de ciência e não no oculto. Para isso existem tantos outros espaços onde podem testar as vossas facetas de "adivinhos".

Aqui não se diz "acho que", diz-se "na previsão e nos modelos está lá que".
Aqui não se diz "acho que ganha o modelo tal", diz-se "o modelo tal pode estar mais correcto porque...e explicar o porquê"

Quem não sabe participar neste tópico simples...não participe.

:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ou seja este Outono em termos de mau tempo vai-se suportar na depressão Paula :D
:sad::sad:

Ninguem disse isso ....a tendência é para se manter o AA mais ou menos na posição onde está durante o mês de Novembro!!
Ninguém garante que não se intrometa por exemplo uma cutoff e que em 4 dias despeje o mesmo que num mês!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Peço deculpa se ficou ofendido, no entanto sinto-me no direito de interpretar como futurologia previsões sazonais é essa a minha convicção, no entanto quem afirma com toda a certeza o que irá acontecer daqui a mês em termos metereológicos se não é bruxo então é vidente, que me parece realmente o termo mais adequado. Já agora fica a minha previsão para o Inverno em Bragança: Vai ser frio, vai chover, em principio deve nevar alguma coisa, geadas também vão acontecer e de certeza que não vai estar calor! Agora isto é o que acontece todos os Invernos em Bragança...já agora em Faro não deverá nevar! Espero não me enganar muito!:D

As previsões sazonais valem o que valem. Mas costumam acertar, principalmente quando quase todos os modelos estão de acordo. E se acertarem, em Portugal continental, a lotaria sairia em dois locais:

- No Algarve, que seria provavelmente a região do país continental onde choveria mais, com as depressões a localizarem-se maioritariamente a sul do país.
- E em Bragança, cujos grandes nevões ocorrem maioritariamente com entradas de nordeste.

_____________________________

É normalíssimo este estado do tempo nesta altura do ano, e geralmente quando o AA estaciona na posição onde os modelos o estão a colocar é muito difícil de o tirar de lá. Mas estamos em Outubro ainda, o ano passado chegámos a Dezembro em pior situação, vamos esperar.

Não deverão haver grandes chuvadas (se calhar nenhuma) nem grandes entradas frias até final de Outubro, é praticamente consensual, se bem que a fazer fé na última saída do ECMWF (completamente desfasada das anteriores e de outros modelos, e portanto pouco provável de estar certa) não seria de descartar a queda de neve no alto da Serra da Estrela na noite de Sábado para Domingo, devido a uma entrada de norte originada por uma depressão no Golfo da Biscaia. Mas o mais provável é que não aconteça nada de relevante até final do mês, salvo algumas mínimas bem interessantes. E dias muito suaves e confortáveis, com temperaturas agradáveis e humidade baixa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... o que nos diz os modelos hoje?

162h:



Uploaded with ImageShack.us


240h:



Uploaded with ImageShack.us

Acima das 300h:



Uploaded with ImageShack.us


E as temperaturas:



Uploaded with ImageShack.us


E o que diz todos os membros da saida gerada: (precipitação)


Uploaded with ImageShack.us

Bem os membros no inicio de Novembro já mostram uma possivel mudança de padrão, pelo menos no que a Lisboa diz respeito...
Vamos analisando as saídas .....
Mas para já até lá prás 180h, o Anticiclone vai andar entre em cima ou a oeste de nós, depois tende para ficar a Leste (mas apanhando aí Portugal) e aí sim as depressões ficam a oeste e o resto depende da interacção destes dois ...
Uma análise cientifica corroborada entre os modelos GFS e ECM que estão bastante coincidentes mesmo a longo prazo embora o ECM seja sempre mais confuso de analisar a longo prazo:D
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Boa análise Aurélio, finalmente "strictly to the facts";).

Estamos todos de acordo, dificilmente até ao final do corrente mês de Outubro o AA deixará de exercer a sua influência, com tempo ensolarado.

Terá lugar a mudança no padrão logo no início de Novembro? Penso que ainda é cedo para o afirmarmos...