Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Tinha de partilhar isto... a homogeneidade desta frente é fantástica... até dava gozo estar num avião e ir percorrendo o pós-frontal paralelamente à nebulosidade da frente...
MSMjBDL.jpg

Apesar da aparência, esta frente pecou muito pela falta de precipitação... seca, seca!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Última edição:
A próxima entrada de ar frio, está em muito dependente do pequeno anticiclone a sul do arquipélago... está um tanto ou quanto suscetível a mudança...

Será que vai ser mesmo!
Ontem enviei um e-mail para a SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO, Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, a perguntar para quando seria disponibilizado o acesso on-line, através da RHMA, das estações do Faial. A resposta foi: "para a próxima semana" (já vai com quase 2 meses de atraso) mas, mais vale tarde do que nunca. :)

Quase a fazer o aniversário :hehe:

1LUbA5d.png

Um resumo dos avisos da altura:

https://www.meteopt.com/forum/topic...adeira-fevereiro-2014.7540/page-5#post-418188

E observações:

https://www.meteopt.com/forum/topic...deira-fevereiro-2014.7540/page-18#post-419348

Será que vai ser mesmo!
Ontem enviei um e-mail para a SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO, Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, a perguntar para quando seria disponibilizado o acesso on-line, através da RHMA, das estações do Faial. A resposta foi: "para a próxima semana" (já vai com quase 2 meses de atraso) mas, mais vale tarde do que nunca. :)

Esperar para ver :D

Paralelamente:

http://www.acorianooriental.pt/noti...es-vao-ter-novos-equipamentos-de-meteorologia

Última edição:
Ou muito me engano, ou o IPMA está a puxar as mínimas de amanhã um pouco para cima! A iso 0 só a agora começa a avançar pelo grupo central e já tenho 13°...

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Ou muito me engano, ou o IPMA está a puxar as mínimas de amanhã um pouco para cima! A iso 0 só a agora começa a avançar pelo grupo central e já tenho 13°...

A nível do mar a temperatura andou-se pelos 10°C em praticamente toda a região.

Nota para a estação do SRPCBA instalada no parque industrial de AH (centro de formação do SRPCBA) a 329mt de elevação, registou uma mínima de 7.6°c.

Na Horta, desta vez na minha estação NETATMO, registei 9.7c de mínima e na OREGON 9.6°c de mínima.

O Curral das Freiras tem uma localização única na ilha da Madeira, pois situa-se num vale profundo que se assemelha à cratera de um vulcão, mas que deve o seu aspeto apenas à forte erosão.
O nome desta localidade nasce de uma curiosa situação que se calcula ter acontecido por volta de 1560.

O Curral das Freiras tem uma localização única na ilha da Madeira, pois situa-se num vale profundo que se assemelha à cratera de um vulcão, mas que deve o seu aspeto apenas à forte erosão.
O nome desta localidade nasce de uma curiosa situação que se calcula ter acontecido por volt

O que é que isto tem a ver com seguimento meteorológico Açores e Madeira?:intrigante:
Se quer falar de geografia física ou promoções turísticas gratuitas penso que que para isso já existe um tópico direccionado nessa ordem.

Tem sido um bom evento para as regiões altas de S. Miguel.

Nos modelos a depressão cavada esfumou-se. Pode ainda haver trovoadas. Isto se o CAPE não for quase todo pós-frontal :lmao:

Última edição:
Boa noite, colegas... :)
A situação do dia de hoje foi de verdadeiro inverno. Aqui pela lagoa, a manhã e o início de tarde foram marcados por vento forte contínuo com rajadas, o que justificou o lançamento de aviso amarelo para vento no grupo oriental. A acompanhar o vento, chuva durante quase todo o dia, geralmente fraca.
Impossível sair à rua para fazer alguma atividade interessante para quem está de férias...:angry:
De qualquer modo, as próximas horas serão algo interessantes. Pelo satélite e confrontando com o GFS, vê-se em aproximação uma área de alguma instabilidade, que deverá afetar o tempo até ao meio dia de amanhã.
Gostava de saber o que acham, mas parece haver instabilidade suficiente para chuva moderada contínua, pontualmente intensa, em especial na ilha de São Miguel, onde a componente orográfica tem sido muito relevante neste evento (interessante analisar as imagens de satélite das últimas horas, onde se nota a formação de manchas nebulosas em maior altitude aquando da passagem pelas ilhas). Não sei até que ponto não se justifica a emissão de um aviso amarelo para o grupo oriental. :rain:
Pessoalmente, também não retiro a possibilidade de ocorrência de trovoada :trovao:, apenas esporádica, durante a próxima madrugada, devido ao surgimento de algum LI negativo juntoa o grupo oriental. Situações destas são algo complexas, e julgo ser muito incerta a formação daquele núcleo de LI (tanto a área de abrangência como os valores associados).
Espero surpresas, que nós, Açorianos, também merecemos alguma coisa :cheers:

Um abraço!

Pessoalmente, também não retiro a possibilidade de ocorrência de trovoada :trovao:, apenas esporádica, durante a próxima madrugada, devido ao surgimento de algum LI negativo juntoa o grupo oriental. Situações destas são algo complexas, e julgo ser muito incerta a formação daquele núcleo de LI (tanto a área de abrangência como os valores associados).

Porque é que não ocorrem muitas trovoadas nos Açores? :p

• Gosto
Reactions: lserpa