Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2017

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Tinha de partilhar isto... a homogeneidade desta frente é fantástica... até dava gozo estar num avião e ir percorrendo o pós-frontal paralelamente à nebulosidade da frente...
MSMjBDL.jpg

Apesar da aparência, esta frente pecou muito pela falta de precipitação... seca, seca!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
A próxima entrada de ar frio, está em muito dependente do pequeno anticiclone a sul do arquipélago... está um tanto ou quanto suscetível a mudança...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Será que vai ser mesmo!
Ontem enviei um e-mail para a SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO, Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, a perguntar para quando seria disponibilizado o acesso on-line, através da RHMA, das estações do Faial. A resposta foi: "para a próxima semana" (já vai com quase 2 meses de atraso) mas, mais vale tarde do que nunca. :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Quase a fazer o aniversário :hehe:

1LUbA5d.png


Um resumo dos avisos da altura:

https://www.meteopt.com/forum/topic...adeira-fevereiro-2014.7540/page-5#post-418188



E observações:

https://www.meteopt.com/forum/topic...deira-fevereiro-2014.7540/page-18#post-419348

Será que vai ser mesmo!
Ontem enviei um e-mail para a SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO, Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, a perguntar para quando seria disponibilizado o acesso on-line, através da RHMA, das estações do Faial. A resposta foi: "para a próxima semana" (já vai com quase 2 meses de atraso) mas, mais vale tarde do que nunca. :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esperar para ver :D

Paralelamente:

http://www.acorianooriental.pt/noti...es-vao-ter-novos-equipamentos-de-meteorologia
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ou muito me engano, ou o IPMA está a puxar as mínimas de amanhã um pouco para cima! A iso 0 só a agora começa a avançar pelo grupo central e já tenho 13°...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ou muito me engano, ou o IPMA está a puxar as mínimas de amanhã um pouco para cima! A iso 0 só a agora começa a avançar pelo grupo central e já tenho 13°...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A nível do mar a temperatura andou-se pelos 10°C em praticamente toda a região.

Nota para a estação do SRPCBA instalada no parque industrial de AH (centro de formação do SRPCBA) a 329mt de elevação, registou uma mínima de 7.6°c.

Na Horta, desta vez na minha estação NETATMO, registei 9.7c de mínima e na OREGON 9.6°c de mínima.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O Curral das Freiras tem uma localização única na ilha da Madeira, pois situa-se num vale profundo que se assemelha à cratera de um vulcão, mas que deve o seu aspeto apenas à forte erosão.
O nome desta localidade nasce de uma curiosa situação que se calcula ter acontecido por volta de 1560.

 
W

Windmill

O Curral das Freiras tem uma localização única na ilha da Madeira, pois situa-se num vale profundo que se assemelha à cratera de um vulcão, mas que deve o seu aspeto apenas à forte erosão.
O nome desta localidade nasce de uma curiosa situação que se calcula ter acontecido por volt


O que é que isto tem a ver com seguimento meteorológico Açores e Madeira?:intrigante:
Se quer falar de geografia física ou promoções turísticas gratuitas penso que que para isso já existe um tópico direccionado nessa ordem.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Tem sido um bom evento para as regiões altas de S. Miguel.

Nos modelos a depressão cavada esfumou-se. Pode ainda haver trovoadas. Isto se o CAPE não for quase todo pós-frontal :lmao:
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa noite, colegas... :)
A situação do dia de hoje foi de verdadeiro inverno. Aqui pela lagoa, a manhã e o início de tarde foram marcados por vento forte contínuo com rajadas, o que justificou o lançamento de aviso amarelo para vento no grupo oriental. A acompanhar o vento, chuva durante quase todo o dia, geralmente fraca.
Impossível sair à rua para fazer alguma atividade interessante para quem está de férias...:angry:
De qualquer modo, as próximas horas serão algo interessantes. Pelo satélite e confrontando com o GFS, vê-se em aproximação uma área de alguma instabilidade, que deverá afetar o tempo até ao meio dia de amanhã.
Gostava de saber o que acham, mas parece haver instabilidade suficiente para chuva moderada contínua, pontualmente intensa, em especial na ilha de São Miguel, onde a componente orográfica tem sido muito relevante neste evento (interessante analisar as imagens de satélite das últimas horas, onde se nota a formação de manchas nebulosas em maior altitude aquando da passagem pelas ilhas). Não sei até que ponto não se justifica a emissão de um aviso amarelo para o grupo oriental. :rain:
Pessoalmente, também não retiro a possibilidade de ocorrência de trovoada :trovao:, apenas esporádica, durante a próxima madrugada, devido ao surgimento de algum LI negativo juntoa o grupo oriental. Situações destas são algo complexas, e julgo ser muito incerta a formação daquele núcleo de LI (tanto a área de abrangência como os valores associados).
Espero surpresas, que nós, Açorianos, também merecemos alguma coisa :cheers:

Um abraço!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Pessoalmente, também não retiro a possibilidade de ocorrência de trovoada :trovao:, apenas esporádica, durante a próxima madrugada, devido ao surgimento de algum LI negativo juntoa o grupo oriental. Situações destas são algo complexas, e julgo ser muito incerta a formação daquele núcleo de LI (tanto a área de abrangência como os valores associados).

Porque é que não ocorrem muitas trovoadas nos Açores? :p
 
  • Gosto
Reactions: lserpa