Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Coitados ainda por cima com aquela armadura, e ninguém os tirou dali ? :(
LOL eles nesta foto até parecem de papel ou de plástico mas não, são de ferro e estão bem presos :p

Bem o rio aqui começa a preocupar, já ouvi rumores que nos próximos dias vai mesmo entrar pelas casas dentro.. Mas podem ser só rumores.

Recorde que a última grande cheia foi em 2001, quando a baixa de Ponte de Lima foi submersa pelo rio Lima, já com a barragem do alto Lindoso construída.
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por cá hoje acumulou 111,00mm:rain::rain:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O mar chegou á Serra?

Looolll ... ah bom eu no outro dia encontrei uma conquilha (a casca) aqui num caminho, com um aspecto bastante velho deve ter sido quando o mar chegou aqui ..... Enfim mas que grande hiperbolização !
E como isto já há uns grandes Invernos ....

As pessoas mais velhas de Tavira dizem isso. Sabemos bem que é lenda mas a História diz que Faro escapou ao maremoto graças à ria. A ilha de Faro tem andado na corda bamba em anos mais problemáticos. Até que um dia as coisas poderão correr mal. Aquele cordão dunar é tão estreito... não deveria ter ali uma única casa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não podes ter esse valor ... nem lá perto todos os dados que vi por aqui hoje da zona e mesmo do IPMA, nenhum deles passam dos 30 mm.

Lamento mas esse valor hoje é impossivel, com a ventania oscilou e deu cabo do teu valor. Existem imensas estações em que isso acontece.

De certeza que valor máximo que terás tido por aí será uns 30 mm !
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
LOL eles nesta foto até parecem de papel ou de plástico mas não, são de ferro e estão bem presos :p

Bem o rio aqui começa a preocupar, já ouvi rumores que nos próximos dias vai mesmo entrar pelas casas dentro.. Mas podem ser só rumores.

Recorde que a última grande cheia foi em 2001, quando a baixa de Ponte de Lima foi submersa pelo rio Lima, já com a barragem do alto Lindoso construída.

Com a precipitação que ainda se aproxima não seria de descartar essa hipotese. Domingo vou aí em viagem. Parece que o areal não vai ser desta vez opção para estacionar temporariamente o autocarro da excursão...
 
  • Gosto
Reactions: 1337

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

Por aqui 30.6 mm acumulados até ao momento. :rain:

8.7 ºc actuais.

De momento não chove.

Vento:W 25 Km/h
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Por acaso, não acho estranho, nessa altura o vento nem era muito forte e a coisa está bem agarrada...posso por fotos, ah e tenho uma EM;)
A essa hora não estava em casa, mas por falar em chuva, a essa hora uma bomba viu-se incapaz de retirar, só o que chovia em 10M2s, daí inundação:(
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
LOL eles nesta foto até parecem de papel ou de plástico mas não, são de ferro e estão bem presos :p

Bem o rio aqui começa a preocupar, já ouvi rumores que nos próximos dias vai mesmo entrar pelas casas dentro.. Mas podem ser só rumores.

Recorde que a última grande cheia foi em 2001, quando a baixa de Ponte de Lima foi submersa pelo rio Lima, já com a barragem do alto Lindoso construída.


Os rumores não serão do S. Pedro, mas das barragens de Touvedo e do Lindoso.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por acaso, não acho estranho, nessa altura o vento nem era muito forte e a coisa está bem agarrada...posso por fotos, ah e tenho uma EM;)
A essa hora não estava em casa, mas por falar em chuva, a essa hora uma bomba viu-se incapaz de retirar, só o que chovia em 10M2s, daí inundação:(

Mostra o teu registo diário da precipitação, desculpa mas não estão correctos esses valores, nem preciso de estar aí sequer.
Há uns tempos atrás passou-se o mesmo na Praia da Luz em Lagos, durante a noite toda foi somando precipitação chegou a registar 50 mm em 20 minutos, e fez isso durante umas 4 horas. Olhei ao satélite e ao radar e nem sequer choveu lá. Foi o efeito muito vento e provavelmente a espuma do mar a aterrar em cima da estação ....

Qualquer membro te vai dizer o mesmo ... ainda por cima não és o único aí dessa zona.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Impossível Filipe, o teu pluvi está a abanar com o vento com toda a certeza, que na tua zona o vento sopra bastante forte...

Lembras-te quando no ano passado, eu aqui, a 15/20kms de Ponte de Lima, por cá muitas vezes nem 1/5 tinha do que chovia aí....tambem achava estranho aí chover tanto;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Mostra o teu registo diário da precipitação, desculpa mas não estão correctos esses valores, nem preciso de estar aí sequer.
Há uns tempos atrás passou-se o mesmo na Praia da Luz em Lagos, durante a noite toda foi somando precipitação chegou a registar 50 mm em 20 minutos, e fez isso durante umas 4 horas. Olhei ao satélite e ao radar e nem sequer choveu lá. Foi o efeito muito vento e provavelmente a espuma do mar a aterrar em cima da estação ....

Qualquer membro te vai dizer o mesmo ... ainda por cima não és o único aí dessa zona.

Sempre visiveis aqui http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IVIANADO4
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

Ás 7h00 tinhas 9,9 mm
Ás 8h00 tinhas 25,4 mm (cairam 16 mm nessa hora)
Ás 9h00 tinhas 39,4 mm (cairam 14 mm nessa hora)
Ás 10h00 tinhas 88,9 mm (cairam 50 mm nessa hora, sendo que 25 mm cairam em 10 minutos) !!!!!!!!
Ás 11h00 tinhas 97,3 mm (cairam 9 mm passou a frente e o vento )

Lamento mas nos queres convencer mesmo que cairam 50 mm numa hora aí na tua zona