Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Amigos , o calor ainda está para vir , mas em termos de condições normais , estamos a ter temperaturas abaixo do normal , o que me espanta é que o IPMA na previsão de longo prazo diz nas semanas de 04/06 a 10/06 não é possivel identificar a existência de sinal estatisticamente significativo , nao consigo perceber , se estamos a ter precipitação acima do normal para epoca que estamos , deviam de mencionar , atenção que falo nas semanas que menciono em cima , nao da imagem do 3º trimestre julho,agosto e setembro .
iZzXlvm.png
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Amigos , o calor ainda está para vir , mas em termos de condições normais , estamos a ter temperaturas abaixo do normal , o que me espanta é que o IPMA na previsão de longo prazo diz nas semanas de 04/06 a 10/06 não é possivel identificar a existência de sinal estatisticamente significativo , nao consigo perceber , se estamos a ter precipitação acima do normal para epoca que estamos , deviam de mencionar , atenção que falo nas semanas que menciono em cima , nao da imagem do 3º trimestre julho,agosto e setembro .
iZzXlvm.png

Não me parece que a precipitação esteja acima da média normal para estes meses, nem a temperatura abaixo (nós é que estamos mal habituados com os últimos anos muito mais quentes que o normal).

O sinal estatisticamente significativo é sempre para o período da previsão, independentemente do que estiver a ocorrer no momento!
Quer dizer que não foi possível confirmar nenhuma tendência inequívoca a nível dos modelos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Mal habituados?!?!?! Estamos em Junho o normal é vir tempo mais quente, lá pode vir um dia ou outro mais fresco e até com precipitação como já tem feito, mas quantos dias vamos já com este tempo sombrio, fresco e húmido? Acham isto normal para a época em que estamos? No final da Primavera?!?!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Mal habituados?!?!?! Estamos em Junho o normal é vir tempo mais quente, lá pode vir um dia ou outro mais fresco e até com precipitação como já tem feito, mas quantos dias vamos já com este tempo sombrio, fresco e húmido? Acham isto normal para a época em que estamos? No final da Primavera?!?!

Ainda estamos só em dia 3 de Junho, é cedo para generalizações para o mês...
Mal habituados, porque o calor normal (médias de longo tempo), é muito abaixo do que esteve nos últimos anos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Esta discussão tem tanta lógica, como a discussão que havia neste tópico em Janeiro e Fevereiro que vinha aí o deserto e nunca mais ia chover. :lmao:

O contexto é o mesmo, o panorama é que é diferente. :huhlmao:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Sinceramente já cansa de tanto queixume. De que vale queixarmo-nos de algo que não nos é possível mudar? É assim que é, é assim que tem de ser. "Ah e tal mas nesta altura já costumam estar 25ºC e sol." A meteorologia é algo muito dinâmico e não está ao nosso alcance determinar se faz chuva ou se faz Sol, se estão 15 ou 40ºC. As normais climatológicas são médias de valor obtidos durante 30 ou mais anos. Médias. Por alguma razão são precisos pelo menos 30 anos para se fazer uma normal climatológica, precisamente porque este campo da ciência é tão dinâmico, tão imprevisível, pode ter tantos desvios. Para concluir, prefiro muito mais um desvio mais invernal do que um desvio tórrido, sobretudo tendo em conta o passado recente onde muita gente perdeu a vida, perdeu bens, teve enormes prejuízos devido a condições meteorológicas extremas (para não falar do deficiente ordenamento da floresta).
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
Não me parece que a precipitação esteja acima da média normal para estes meses, nem a temperatura abaixo (nós é que estamos mal habituados com os últimos anos muito mais quentes que o normal).

O sinal estatisticamente significativo é sempre para o período da previsão, independentemente do que estiver a ocorrer no momento!
Quer dizer que não foi possível confirmar nenhuma tendência inequívoca a nível dos modelos.
Sim tens razão , em termos de precipitação nao está acima do normal , estamos a ter um tempo humido , frio , aguaceiros e nublado , anos anteriores em Maio ja estava calor , apenas acho estranho o IPMA nao dizer nada sobre o tempo estar assim, ou seja para eles é normal em pleno 3 de junho ainda estar um tempo humido , frio , nublado e aguaceiros ? só me espanta eles nao dizerem nada , nao me digam que é ainda da ciclogénese DANA ...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Sim tens razão , em termos de precipitação nao está acima do normal , estamos a ter um tempo humido , frio , aguaceiros e nublado , anos anteriores em Maio ja estava calor , apenas acho estranho o IPMA nao dizer nada sobre o tempo estar assim, ou seja para eles é normal em pleno 3 de junho ainda estar um tempo humido , frio , nublado e aguaceiros ? só me espanta eles nao dizerem nada , nao me digam que é ainda da ciclogénese DANA ...

O que eles iriam dizer? Emitir um comunicado a dizer que o tempo está supostamente mais frio que o normal? Se calhar um aviso já agora..

Sinceramente

Já agora SIM é normal! Lembro-me de muitos anos sim... Agora só falta dizer, por exemplo, que até as orvalhadas de S.João são uma anormalidade...
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
O que eles iriam dizer? Emitir um comunicado a dizer que o tempo está supostamente mais frio que o normal? Se calhar um aviso já agora..

Sinceramente

Qualquer coisa como:

IPMA - AVISO DE PÂNICO

Alerta-se para a patetice da malta que acha que está muito frio e chuva, e que o tempo de praia já devia ter chegado e nunca mais vai chegar!
O DRAMA !!! O HORROR!!!

:maluco:
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
O que eles iriam dizer? Emitir um comunicado a dizer que o tempo está supostamente mais frio que o normal? Se calhar um aviso já agora..

Sinceramente

Já agora SIM é normal! Lembro-me de muitos anos sim... Agora só falta dizer, por exemplo, que até as orvalhadas de S.João são uma anormalidade...
Não , nao é isso que estou a dizer , nao estou a dizer para eles fazerem um comunicado, ate porque isto nao é algo de outro mundo , se muitos meteorologistas tem a decência de dizer que alguns paises as temperaturas estao altas devido a nao sei quê , porque nao falam de portugal ? se me vierem dizer que é normal as temperaturas estarem assim ? acho que nao , até porque antigamente era tudo certinho , as 4 estações correspondiam exatamente ao que era , e agora temos uma primavera com mais humidade , mais atipica para a estaçao de ano a que estamos ,a malta aqui que nao esta a compreender o que estou a dizer, eu nao estou a dizer que quero o calor ou bla bla, até porque estavamos numa seca enorme e sem duvida que isto é bom e a mim nao tem qualquer problema , agora lembro me de há 3 anos atras , em Maio ja estava 30 graus , mas sim muita coisa muda , mas ja agora quero saber o relatorio do IPMA de Maio e tambem a previsao de longo prazo do IPMA atualizado .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
...se muitos meteorologistas tem a decência de dizer que alguns paises as temperaturas estao altas devido a nao sei quê , porque nao falam de portugal ?...

Os meteorologistas falam porque o calor pode ser perigoso para a saúde e, muitas vezes, até têm que emitir avisos à população.
Este tempo que temos tido, que eu saiba, não faz mal a ninguém...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.