Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Qualquer coisa como:

IPMA - AVISO DE PÂNICO

Alerta-se para a patetice da malta que acha que está muito frio e chuva, e que o tempo de praia já devia ter chegado e nunca mais vai chegar!
O DRAMA !!! O HORROR!!!

:maluco:
Até é estranho acharem que isto é anormal quando em 2016, Abril e Maio foram extremamente chuvosos. Aqui na minha zona, por exemplo, ambos tiveram um acumulado total superior a 100mm e foram bastante frescos. Tal como já disse, há certamente gente aqui a queixar-se mas mais velha que eu e que já presenciou anos assim ou até piores porque já me falaram num ano em que até ao final de junho, a chuva sempre marcou presença e não foi assim em forma de restos como tem estado a ser.
Pelo menos, as pessoas mais velhas sempre me disseram que até ao S. João é normal ser assim em grande parte dos anos e realmente já presenciei isso muitas vezes. A minha terra comemora o S. João e já houve anos em que estava exatamente este tempo, ou até com trovoadas e nunca deixou de haver verão por isso.
Para mim, anormal foi aquilo que se passou no ano passado.
 


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Fazemos anos no mesmo dia, há 4 anos por exemplo o meu aniversário foi passado com chuva e trovoada.

Exacto! Eu distraí-me porque tinha gente em casa. Como estava um pouco abafado tinha tudo aberto para as varandas e quando dei por ela estava tudo molhado dentro de casa!
E lembro-me de um ano em que julgo ainda andava na primária (terá sido entre 86 e 89, pelas minhas contas) em que não só choveu imenso como estava frio. Frio do género de os adultos presentes na festa estarem de casaco.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
As primaveras (março, abril e maio) mais chuvosas das últimas duas décadas foram as de 2001, 2000, 2016 e 2013.
Desde que o IPMA tem registos: 1936, 1956 e 1946.
Aqui em Bragança esta Primavera ficou com um valor de precipitação próximo ao de 2001. Aguardo o relatório da Primavera para se conhecer a real dimensão dos quantitativos de precipitação deste ano.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
por mim não mexia mais, era temperaturas destas ou um pouco mais mas não muito no pico do verão.
e a respeito do seu nublado, a mim ao contrário de muita gente não causa aborrecimento ou melancolia, gosto bastante e é muito agradável.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.
Sim é verdade, aqui a minha fruta está a ir toda embora... demasiada humidade e pouco calor. E eu nunca vi um ataque de pulgões como este ano aos citrinos e macieiras!
 

PedroGPRO

Cumulus
Registo
22 Mai 2018
Mensagens
185
Local
Santa Maria da Feira, Aveiro , Portugal
A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.
Exatamente , é disso que falo , eu nao falo em termos de preferências, se prefiro o frio ou calor , apesar que pessoalmente prefiro o calor , mas em termos de temperatura para epoca as temperaturas estão abaixo do normal e tem estado dias muito humidos e o tempo um pouco frio , há frutas que precisam de calor , acho que devemos ter tudo de um pouco, frio e calor , mas tivemos um mês de março e abril muito chuvoso depois da seca , e agora em vésperas de verão está um tempo humido e as previsões indicam que pelo menos até ao dia 16 continuem assim .
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
A temperatura abaixo do normal nesta altura referir-me neste caso ao Baixo Alentejo. Estamos com menos 7 a 10 graus relativamente à temperatura máxima para a região. É a realidade, e quem comprova isso são as culturas e a vegetação da região que está com o ciclo bastante atrasado e algumas até com doenças e pragas devido a esta humidade e tempo frio. Está aqui em causa a produção de frutas e outras culturas como cereais. O trigo por exemplo enche melhor o grão com o tempo mais quente e seco e este ano o grão está falido devido ao frio. Outro aspecto desta atipicidade do tempo tem a ver com as pragas de insectos que atacam o gado, sobretudo vacas, ovelhas e cabras, como a mosca do gado, carraças, etc. Isto meus senhores sabem qual é a implicação deste tempo?! É irmos consumir as frutas, carnes, cereais, etc. mais envenenados, sim porque na agricultura e pecuária aumentam as aplicações de pesticidas para as culturas resistirem ao frio, fungos e outras pragas que surgem com o tempo húmido.

Nem é só a seca ou a muita chuva que prejudica a agricultura são mais factores, como a insolação, os ventos, a humidade do ar, e temperatura.

É claro que estamos só a 3 de Junho mas as previsões para a próxima semana apontam para a continuação de tempo húmido e temperatura abaixo do normal, são muitos dias seguidos com este tempo assim, este é o maior problema.
Este é que é o maior problema. O pessoal pensa que calor é mau e tal mas não é bem assim.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.