Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Pausa?? aqui ela só agora começou.:D Pede para parar depois vê lá se ficas arrependido. :inocente:



Lisboa, também aguenta 2 pingas se cai 3 pingas está afogada, acho que com 5 pingas fica submersa e com 10 pingas desaparece do mapa. :D

Vendo as imagens do fim de semana na região centro eu só jogava as mãos à cabeça! É quase ridiculo ver o espalhafate com 50mm em meio dia e aqui ao lado nostros hermanos com 100 numa hora e "no passa nada":malandro:

Aqui em baixo já não me assustam os 100:D mas sim que algum dia caem 200 em poucas horas e quero ver a
barracada! Albufeira é só um aperitivo:p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Vendo as imagens do fim de semana na região centro eu só jogava as mãos à cabeça! É quase ridiculo ver o espalhafate com 50mm em meio dia e aqui ao lado nostros hermanos com 100 numa hora e "no passa nada":malandro:

Aqui em baixo já não me assustam os 100:D mas sim que algum dia caem 200 em poucas horas e quero ver a
barracada! Albufeira é só um aperitivo:p

Diria, que nenhuma cidade algarvia está preparada para 100 mm, quanto mais 200 mm, essa é que é a realidade. Alguém lembra-se do Outono de 1989? Ou Dezembro de 1992? Claro que não.

Imagina, cair 400 mm numa semana no Algarve, a variante de Faro aqueles terrenos todos à volta, aquilo deve tornar-se num mar autêntico. Cada vez que passo por ali, lembro-me sempre disso. :lol:

Mas, lá está os dilúvios já não temos há quase 30 anos e o Algarve transformou-se completamente. Existe construções por todo o lado, as ribeiras muitas têm mais lixo que o aterro no Caldeirão.

Só, existe uma coisa que ninguém sabe é quando irá ocorrer, mas que vai ocorrer isso vai, seja daqui a uns meses, 5 anos, 10 anos ou 50 anos.
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Indica-me onde está o nome da depressão. A esse aviso fiz também eu a ligação.

Tabla resumen de las borrascas con gran impacto de la temporada 2018-2019


Nombre
Fecha de nombramiento Servicio Met. que puso el nombre Estudio del episodio
Adrian 28 de octubre de 2018 Météo-France
Beatriz 5 de noviembre de 2018 AEMET
Carlos 14 de noviembre de 2018 IPMA
Diana
Etiienne
Flora
Gabriel
Helena
Isaias
Julia
Kyllian
Laura
Miguel
Nicole
Oscar
Patricia
Roberto
Sara
Teo
Vanessa
Walid


http://www.aemet.es/es/conocermas/borrascas/2018-2019
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Tabla resumen de las borrascas con gran impacto de la temporada 2018-2019


Nombre
Fecha de nombramiento Servicio Met. que puso el nombre Estudio del episodio
Adrian 28 de octubre de 2018 Météo-France
Beatriz 5 de noviembre de 2018 AEMET
Carlos 14 de noviembre de 2018 IPMA
Diana
Etiienne
Flora
Gabriel
Helena
Isaias
Julia
Kyllian
Laura
Miguel
Nicole
Oscar
Patricia
Roberto
Sara
Teo
Vanessa
Walid


http://www.aemet.es/es/conocermas/borrascas/2018-2019

Relembro que critiquei a pouca informação no twitter do IPMA e a ausência do nome da depressão no aviso.

Que é Carlos, já eu tinha escrito :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Indica-me onde está o nome da depressão. A esse aviso fiz também eu a ligação.

Peço desculpa, pensei que fosse a questão da nomeação, porque eu recebi a informação do IPMA com nome:

logo_ipma_hp.png

Depressão Carlos

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2018-11-14 16:48 e 2018-11-16 16:48
Depressão Carlos
Prevê-se que a depressão Carlos, às 12 TUC de amanhã (15 de novembro) se encontre centrada em 50N 45W a noroeste do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 947 hPa, com deslocamento para estesueste, provocando um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região.
É esperado para o Grupo Ocidental a partir das 12 TUC de amanhã vento Forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 110 km/h durante a noite e madrugada de quinta-feira (16 de novembro) e, ondas de 6 a 7 metros; espera-se ainda para o Grupo Central a partir das 18 TUC vento Forte com rajadas da ordem dos 90 km/h.Na sexta-feira o vento irá soprar Forte com rajadas da ordem dos 90-100 km/h em todo o arquipélago, devendo ocorrer um aumento da agitação marítima, estando previstas ondas co m altura significativa de 9 a 11 metros no Grupo Ocidental, 7 a 9 metros no Grupo Central e 6 a 7 metros no Grupo Oriental. Qua, 14 Nov 2018 16:48:53
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
dJBASHa.png


Faltam menos de 24h para o landfall do CT 'Gaja' (:D).

Para os interessados, os avisos podem ser consultados aqui. O IM indiano utiliza nas suas previsões ventos sustentados em 3 minutos ao contrário do NHC/JTWC (1 minuto). Como tal, o ciclone pode aparentar ser mais fraco para os ocidentais.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Bom dia

De acordo com as previsões temos uma mudança radical na circulação atmosférica, com uma perspectiva de não - que trará um padrão mais instável com chuva intensa no sábado e domingo e depois um padrão ainda algo incerto mas com tendência para alguns aguaceiros e trovoadas intercaladas com boas abertas. Nada de muito especial mas com a perspectiva de vários dias assim.
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Mais um fim de semana com 30 a 40 mm previstos para a Caparica nas 12z do GFS, o ECM está fraco em termos de precipitação para esta zona, senão tivesse este "calor" durante a semaninha os terrenos estariam demasiado empapados ainda para aguentar mais 30 mm ... mais os mm que pelos vistos virão para a próxima semana.
Já agora, e motivo pela qual estou a postar no seguimento livre, a bestweather falou na degradação e colapso do vórtice polar, não foi essa a mesma situação do Inverno passado em fevereiro? Que foi responsável pelas chuvas intensas de março ? Uma situação destas no inicio do inverno será então potencialmente mais perigosa, derivado ainda a haver o resto do outono e inverno pela frente?
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Mais um fim de semana com 30 a 40 mm previstos para a Caparica nas 12z do GFS, o ECM está fraco em termos de precipitação para esta zona, senão tivesse este "calor" durante a semaninha os terrenos estariam demasiado empapados ainda para aguentar mais 30 mm ... mais os mm que pelos vistos virão para a próxima semana.
Já agora, e motivo pela qual estou a postar no seguimento livre, a bestweather falou na degradação e colapso do vórtice polar, não foi essa a mesma situação do Inverno passado em fevereiro? Que foi responsável pelas chuvas intensas de março ? Uma situação destas no inicio do inverno será então potencialmente mais perigosa, derivado ainda a haver o resto do outono e inverno pela frente?

Que vórtice polar???? Quando?
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Que vórtice polar???? Quando?
Estes próximos dias.
O vórtice polar basicamente é uma área grande de baixas pressões a volta dos polos, quando quebra, o ar frio polar tende a descer de latitude porque a jetstream mergulha em latitude, as depressões grandes que tem tendência a formar-se a latitudes superiores, por exemplo no atlântico, na Gronelândia ou a volta da Islândia, passam a formar-se mais a sul, pois um regime de altas pressões passa a existir nessa área
As complicações para ca tendem a ser tempo mais chuvoso/tempestuoso e frio, mas nunca é certo e nada de muito anormal xD
Desde que não se forme uma depressão de 940 mb aqui ao pé como elas costumam se formar a volta da islandia tudo bem ahahahah:p:p:p
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bom dia

De acordo com as previsões temos uma mudança radical na circulação atmosférica, com uma perspectiva de não - que trará um padrão mais instável com chuva intensa no sábado e domingo e depois um padrão ainda algo incerto mas com tendência para alguns aguaceiros e trovoadas intercaladas com boas abertas. Nada de muito especial mas com a perspectiva de vários dias assim.

Em que modelo viste isso? Podes colocar os mapas?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Estado
Fechado para novas mensagens.