Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,822
Local
Menorca
735 mm isso é o dilúvio do século. :D

:D É verdade, mas também na província de Valência não muito longe temos em 24 horas...:

1121mm. Casas del Barón..... 20-10-1982
817mm... Oliva........................ 03-11-1987
790mm... La Pobla del Duc.... 03-11-1987
720mm... Gandía..................... 03-11-1987

Na província de Alicante:

878 mm... Jávea....................... 02-10-1957

Isto é o que tenho apontado. Suponho que faltam alguns dados. Mas esses valores neste episódio actual são impossíveis.

De Portugal continental tenho os 337,4 mm de Junceda (1133 m, Serra do Gerês) do 3 de novembro de 1957. Dados compartilhados anos atrás pelo grande forero portugues GranNevada no fórum Meteored. Em Braga nesse mesmo dia caíram 107,0 mm.


Mudando de assunto:
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,822
Local
Menorca
Aqui em Portugal, não conheço valores tão «torrenciais», mas temos sim, boas médias anuais a nível de precipitação, sobretudo nas montanhas dos Açores, Madeira, Gerês, Estrela, etc...

Sim, eu sei. Do ponto de vista humano é sempre melhor ter boas médias, chuvas moderadas e melhor distribuídas que essas loucuras diluvianas. O episódio dos 1121 mm em 15 horas (outubro de 1982) causou o colapso da barragem de Tous, uma cheia de 15.000 m³/s em uma área do rio Júcar com um caudal médio normal de 49 m³/s (:cold:), a morte de 40 pessoas, a destruição completa de várias localidades de grande tamanho, 300.000 pessoas sem casa (eles perderam tudo porque não poderam levar nada, nem os veículos por falta de tempo e para minimizar o caos) e danos de mais de 400 milhões de euros da época. O rio subiu 13 metros de altura em 15 minutos, com uma subida total final de 20 metros.

Um vídeo:


P. S. 1: E poderia ter sido muito pior em termos de vítimas mortais se não tivesse sido avisado a tempo.

P. S. 2: Do ponto de vista meteorológico uma curiosidade: esse episódio foi a primeira vez que um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) foi detectado na Europa desde que as imagens de satélite estiveram disponíveis. Imagem infravermelha realçada do satélite Meteosat na madrugada do 20 de outubro de 1982:

smc1.jpg


Esse CCM esteve quase estacionário na área mais de meio dia, até praticamente a noite seguinte. Especialidade da casa.
 
Última edição:

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
O ECM das 00 e as continuas saídas do GFS Tirando esta das 12z metem bastante precipitação para amanha no litoral centro e sul e nomeadamente a zona lisboeta ... valores de 30 /40 mm dado a sinótica da situação é expectável outra vez alguns problemas ... lisboa neste momento nem aviso amarelo tem esperemos que mude e esperemos por as 12z do ECM e a 18z do GFS
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
quer dizer, uma estrada rodeada por uma pedreira.. em pedra.. imagino que com maquinas sempre a passar..
Pelo que parece nesta imagem e que já não é recente, com água por baixo da estrada ou ao lado.. estavam à espera do quê?
com imagens destas espanto-me não ter abatido mais cedo... e de certeza que a chuva deve ter contribuido

EGKsznh.jpg
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
quer dizer, uma estrada rodeada por uma pedreira.. em pedra.. imagino que com maquinas sempre a passar..
Pelo que parece nesta imagem e que já não é recente, com água por baixo da estrada ou ao lado.. estavam à espera do quê?
com imagens destas espanto-me não ter abatido mais cedo... e de certeza que a chuva deve ter contribuido

EGKsznh.jpg

Ainda este ano a Volta a Portugal passou aí.
Já está assim há muito tempo.
Aliás ambas as minas estavam a trabalhar
 
Estado
Fechado para novas mensagens.