Seguimento Meteorológico Livre 2018

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2018 às 14:05.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. cepp1

cepp1
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jul 2017
    Local:
    Leiria
  2. c0ldPT

c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Out 2017
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Altitude média muito superior. Mais chuva derivada da orografia e mais neve, óbvio.

Tiagolco gostou disto.
  3. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Exato.

4. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Então e qual foi a parte que não percebeste de "Argélia"? Não falei em Marrocos.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Torto 21

Torto 21
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Dez 2017
    Local:
    Alvarrões, Marvão
    Fazemos um pé de meia e vamos a Marrocos ou a Argélia ver neve.
    Até é perto e tudo, assim já não precisamos de ir aos himalaias.

6. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras/ Sta Mta de Penaguião, Vila Real
    Vamos lá ter calminha, né?
    Citei o post errado, desculpa.
    Mas mesmo assim, obviamente que algumas zonas de Marrocos vão acumular mais do que o noroeste português.

#51 Tiagolco, 2 Jan 2018 às 18:52
    Última edição: 2 Jan 2018 às 19:03
    joralentejano gostou disto.
  7. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Peço desculpa eu! Mas penso que tinha sido bem explicito.
    Sim, é verdade. Apenas referi isso porque é algo que não costuma ser muito comum.

António josé Sales gostou disto.
  8. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Confesso que estava à espera do título do post dos companheiros do BestWeather no Face para este evento que nos está a por à beira de um ataque de nervos... Não me decepcionaram... :lmao::lmao::lmao:

:::: Tempo CHUVOSO e INSTÁVEL, com fortes trovoadas e nevões, em especial, 6ª e sábado ::::

Acompanhamento das situações mais gravosas, previsões gerais e outros artigos, TODOS OS DIAS no BestWeather e BestWeather Ilhas ;)

A partir da noite de 5ª feira, teremos um agravamento substancial das condições meteorológicas, devido à aproximação de uma perturbação polar que vai interagir com uma massa de ar húmida subtropical presente sobre a Península Ibérica.

Esperamos que até, pelo menos, domingo de manhã, ocorram precipitações INTENSAS e GENERALIZADAS, de norte a sul (em especial na 6ª), com TROVOADAS, pontualmente, FORTES, junto das áreas litorais, e queda de NEVE ABUNDANTE nas terras altas do Norte e Centro (cota mínima deverá rondar os 600-800 metros).

O vento será, por vezes, FORTE à passagem de áreas de instabilidade mais ativas, mas até agora não há indícios que as rajadas ultrapassem os 80-100 km/h.

As condições marítimas também vão manter-se alteradas durante este período, com ondulação especialmente significativa na fachada ocidental, passando frequentemente os 8 metros.

Assim que tivermos mais certezas, iremos publicar, tanto relativamente às áreas e alturas dos dias mais sensíveis, como na precisão dos diferentes parâmetros/variáveis.

Rui R., miguel, Davidmpb e 2 outras pessoas gostaram disto.
  9. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Como adorava viver no Portugal do BestWeather!!! Não estou a ser irónico...mais sincero impossível!

c0ldPT, miguel, RedeMeteo e 2 outras pessoas gostaram disto.
  10. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    E que tal esta automática aqui para o buraco, é para rir?! :lmao::lol:

Cá estarei pacientemente sentado à espera:lol: Eu estou a rir-me mas o ECWF até ainda mete frio jeitoso a rondar os -31ºC/-32ºC aos 500hPa e alguns núcleos de -2ºC e -1ºC aos 850hPa, pode ser que o São Pedro ouça as minha preces e me mande umas nuvensitas, mas ainda tenho que negociar isto muito bem com ele, que é para a temperatura descer bem com o céu limpo antes dele enviar alguma coisa:pray:. Agora falando a sério duvido que se a temperatura descer aqui (sendo que a descida é provocada por inversão), não haja imediatamente acima e em altura temperaturas bem superiores, mas pior que isso é o S. Pedro não me arranjar as nuvens:p

#55 Mr. Neves, 2 Jan 2018 às 19:27
    Última edição: 2 Jan 2018 às 19:55
    Mike26, luismeteo3, dahon e 2 outras pessoas gostaram disto.
  11. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Se as previsões do Bestweather já se tivessem concretizado, já estaríamos inundados desde Setembro:lmao::rain:

12. jamestorm

jamestorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2010
    Local:
    Lisboa e Alenquer
    Para algumas pessoas este é o melhor clima do mundo. Um dia destes choveu e a quantidade de gente que eu ouvi a refilar só pq não estava calor e o sol a brilhar! :facepalm::shocking: O clima assim estável e solarengo português tb tem feito muito mal as inteligências desta terra, quantidade de inergumes que ha por aí....

13. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Após o evento do final da semana, o ECM insiste num cenário bastante interessante mas o GFS é um desmancha prazeres. Enormes diferenças:
    ECM
    É um belo sonho, acumulados destes por todo o país é que era de valor :D

GFS
    Que monstro:

Olhos postos no evento de sexta feira. Depois logo se vê, fica apenas um registo.

Rui R., Mike26, Thomar e 3 outras pessoas gostaram disto.
  14. MipsUc

MipsUc
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Nov 2017
    Local:
    Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
    @Mr. Neves bem pode esperar sentado :lol:
    A minha experiência diz me que estes eventos não são bons para ver neve na nossa zona. Dos anos que tenho (são poucos) nunca vi acontecer.
    Na minha opinião, para haver neve na nossa zona tem que haver muito frio instalado e, depois tem que surgir precipitação. Foi o que aconteceu naquele Carnaval que nevou nas nossas zonas. No dia anterior tinha assistido ao carnaval de Canas de Senhorim e estava frio e muito vento. No dia seguinte, pela manhã começou a nevar e acumulou bastante (durou pouco tempo), mas foi excelente ver neve cair onde não é comum (ou será que dantes era?). O IPMA não previa neve e depois alterou a previsão já a meio do dia (não tenho a certeza disto).

Desculpem o offtopic: consegue arranjar as cartas desse dia?

c0ldPT, dahon e Mr. Neves gostaram disto.
  15. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    A Argélia também tem cotas razoáveis bem próximas do mar (cerca de 1000m). E tem uma enorme vantagem, o lake-effect do Mediterrâneo em entradas frias de Norte ou Nordeste, que devido ao posicionamento habitual do AA tendem a acontecer algumas vezes todos os anos. Nós só temos neve muito raramente porque frio a sério só vem de Norte ou de Este, e com fluxo dessa direcção fica toda a humidade em Espanha, somos o país da Europa com piores condições para haver nevões.

Neste momento o GFS está menos frio que o ECMWF, mas este último é muito mais fiável. O output do ECMWF mete neve no litoral entre Peniche e Cascais na manhã de sábado em ambas as saídas de hoje. Parece-me um pouco absurdo, tendo em conta o fluxo marítimo e a temperatura/humidade a 925 hpa, mas por alguma razão estará lá. Deixem de seguir o GFS como sendo o único modelo do mundo, actualmente o ECMWF e o UKMO são muito mais fiáveis e até o canadiano por vezes é melhor.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página