Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Acho que não podemos comparar. ;)
1173px-Morocco_Topography.png
Altitude média muito superior. Mais chuva derivada da orografia e mais neve, óbvio.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Vamos lá ter calminha, né?
Citei o post errado, desculpa.
Mas mesmo assim, obviamente que algumas zonas de Marrocos vão acumular mais do que o noroeste português.
Peço desculpa eu! Mas penso que tinha sido bem explicito.
Sim, é verdade. Apenas referi isso porque é algo que não costuma ser muito comum.
 
M

Membro excluído 274

Confesso que estava à espera do título do post dos companheiros do BestWeather no Face para este evento que nos está a por à beira de um ataque de nervos... Não me decepcionaram... :lmao::lmao::lmao:

:::: Tempo CHUVOSO e INSTÁVEL, com fortes trovoadas e nevões, em especial, 6ª e sábado ::::

Acompanhamento das situações mais gravosas, previsões gerais e outros artigos, TODOS OS DIAS no BestWeather e BestWeather Ilhas ;)

A partir da noite de 5ª feira, teremos um agravamento substancial das condições meteorológicas, devido à aproximação de uma perturbação polar que vai interagir com uma massa de ar húmida subtropical presente sobre a Península Ibérica.

Esperamos que até, pelo menos, domingo de manhã, ocorram precipitações INTENSAS e GENERALIZADAS, de norte a sul (em especial na 6ª), com TROVOADAS, pontualmente, FORTES, junto das áreas litorais, e queda de NEVE ABUNDANTE nas terras altas do Norte e Centro (cota mínima deverá rondar os 600-800 metros).

O vento será, por vezes, FORTE à passagem de áreas de instabilidade mais ativas, mas até agora não há indícios que as rajadas ultrapassem os 80-100 km/h.

As condições marítimas também vão manter-se alteradas durante este período, com ondulação especialmente significativa na fachada ocidental, passando frequentemente os 8 metros.

Assim que tivermos mais certezas, iremos publicar, tanto relativamente às áreas e alturas dos dias mais sensíveis, como na precisão dos diferentes parâmetros/variáveis.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
E que tal esta automática aqui para o buraco, é para rir?! :lmao::lol:
6etukjt.png


Cá estarei pacientemente sentado à espera:lol: Eu estou a rir-me mas o ECWF até ainda mete frio jeitoso a rondar os -31ºC/-32ºC aos 500hPa e alguns núcleos de -2ºC e -1ºC aos 850hPa, pode ser que o São Pedro ouça as minha preces e me mande umas nuvensitas, mas ainda tenho que negociar isto muito bem com ele, que é para a temperatura descer bem com o céu limpo antes dele enviar alguma coisa:pray:. Agora falando a sério duvido que se a temperatura descer aqui (sendo que a descida é provocada por inversão), não haja imediatamente acima e em altura temperaturas bem superiores, mas pior que isso é o S. Pedro não me arranjar as nuvens:p
 
Última edição:

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Para algumas pessoas este é o melhor clima do mundo. Um dia destes choveu e a quantidade de gente que eu ouvi a refilar só pq não estava calor e o sol a brilhar! :facepalm::shocking: O clima assim estável e solarengo português tb tem feito muito mal as inteligências desta terra, quantidade de inergumes que ha por aí....

diria do Mundo mesmo, quanto a sexta ate está bom, uma frente fria razoável com chuva em todo o lado e nao só no NW que é o único local que tem sido beneficiado.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Após o evento do final da semana, o ECM insiste num cenário bastante interessante mas o GFS é um desmancha prazeres. Enormes diferenças:
ECM
j6qusNR.gif

É um belo sonho, acumulados destes por todo o país é que era de valor :D
TuQiVFJ.png


GFS
Que monstro:
0W6kDYj.png


Olhos postos no evento de sexta feira. Depois logo se vê, fica apenas um registo.
 

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
E que tal esta automática aqui para o buraco, é para rir?! :lmao::lol:
6etukjt.png


Cá estarei pacientemente sentado à espera:lol: Eu estou a rir-me mas o ECWF até ainda mete frio jeitoso a rondar os -31ºC/-32ºC aos 500hPa e alguns núcleos de -2ºC e -1ºC, pode ser que o São Pedro ouça as minha preces e me mande umas nuvensitas, mas ainda tenho que negociar isto muito bem com ele, que é para a temperatura descer bem com o céu limpo antes dele enviar alguma coisa:pray:. Agora falando a sério duvido que se a temperatura descer aqui (sendo que a descida é provocada por inversão), não haja imediatamente acima e em altura temperaturas bem superiores, mas pior que isso é o S. Pedro não me arranjar as nuvens

@Mr. Neves bem pode esperar sentado :lol:
A minha experiência diz me que estes eventos não são bons para ver neve na nossa zona. Dos anos que tenho (são poucos) nunca vi acontecer.
Na minha opinião, para haver neve na nossa zona tem que haver muito frio instalado e, depois tem que surgir precipitação. Foi o que aconteceu naquele Carnaval que nevou nas nossas zonas. No dia anterior tinha assistido ao carnaval de Canas de Senhorim e estava frio e muito vento. No dia seguinte, pela manhã começou a nevar e acumulou bastante (durou pouco tempo), mas foi excelente ver neve cair onde não é comum (ou será que dantes era?). O IPMA não previa neve e depois alterou a previsão já a meio do dia (não tenho a certeza disto).

Desculpem o offtopic: consegue arranjar as cartas desse dia?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Tem chovido mais no deserto do que por cá, agora só falta nevar. Até ali na Argélia vai acumular mais do que na Serra da Estrela segundo esse mapa :huhlmao:
Tal como já disseram, se há climas deprimentes no Planeta, o nosso é um deles. Mesmo no verão, as montanhas do Rife, são fantásticas para eventos convectivos.

A Argélia também tem cotas razoáveis bem próximas do mar (cerca de 1000m). E tem uma enorme vantagem, o lake-effect do Mediterrâneo em entradas frias de Norte ou Nordeste, que devido ao posicionamento habitual do AA tendem a acontecer algumas vezes todos os anos. Nós só temos neve muito raramente porque frio a sério só vem de Norte ou de Este, e com fluxo dessa direcção fica toda a humidade em Espanha, somos o país da Europa com piores condições para haver nevões.

Neste momento o GFS está menos frio que o ECMWF, mas este último é muito mais fiável. O output do ECMWF mete neve no litoral entre Peniche e Cascais na manhã de sábado em ambas as saídas de hoje. Parece-me um pouco absurdo, tendo em conta o fluxo marítimo e a temperatura/humidade a 925 hpa, mas por alguma razão estará lá. Deixem de seguir o GFS como sendo o único modelo do mundo, actualmente o ECMWF e o UKMO são muito mais fiáveis e até o canadiano por vezes é melhor.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.