Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Uma coisa não percebo!!!

Tanta conversa, tantos avisos, tantos alertas, tanta análise de modelos meteorologicos...e tão pouca chuva!
Isto é desmotivante.
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Uma coisa não percebo!!!

Tanta conversa, tantos avisos, tantos alertas, tanta análise de modelos meteorologicos...e tão pouca chuva!
Isto é desmotivante.

Pouca chuva???
Só se for por aí, por aqui, já há mais inundações do que se previa!

E, como sabes, a meteorologia é muito volátil, principalmente em situações de instabilidade (como decorre da própria característica de ser instável).

Acho que se devia abrir um tópico "Lamentações e outras choradeiras irreflectidas"... :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pouca chuva???
Só se for por aí, por aqui, já há mais inundações do que se previa!

E, como sabes, a meteorologia é muito volátil, principalmente em situações de instabilidade (como decorre da própria característica de ser instável).

Acho que se devia abrir um tópico "Lamentações e outras choradeiras irreflectidas"..

Também se devia abrir um tópico para "ironias e brincadeiras não percebidas", o Aristocrata está na brincadeira ou a ironizar como é óbvio..:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sou membro deste forum desde 2010. Mais ou menos interactiva aqui mas fui sempre seguindo o que se escreve. Desculpa a minha lata mas as tuas lamurias não trazem nada de útil ao forum. Será assim tão complicado entenderes que, zonas como a minha por exemplo, chove com muita mais frequência que no sul? Opa, há que simplesmente aceitar. Infelizmente ainda não conseguimos ser nós a alterar o clima como queremos. A tua zona é seca, chove muito pouco, mas é mesmo assim.

Acho que devias tirar proveito da tua participação no forum de outra maneira que não a atual. É só uma sugestão :thumbsup:

Ao início parece-me que o RedeMeteo era um entusiasta do calor da região dele, ainda que por vezes, de forma algo exagerada e isso na altura deu alguma polémica, pois baseava-se numa estação com valores inflacionados, que entretanto ele depois (muito bem) corrigiu.
Após a correção, os valores caíram um bocado, mas ainda assim são elevados e interessantes, e Serpa a meu ver, tem zonas quentes quanto baste (e a do RedeMeteo nem é sequer uma das mais quentes).
Por isso a atitude mais realista, deu os seus frutos e granjeou o respeito de muita gente (nestas coisas, por vezes não é possível estar 100% certo em tudo, por isso devemos é tentar estar sempre mais perto da realidade).
Entretanto ausentou-se cá do forum por uns tempos, e reapareceu com uma atitude bem diferente, tipo de quem anda nos «maus vinhos», como diria o meu avô...Aparece muitas vezes (senão na maioria das vezes) a lamentar-se da falta de chuva e quase sempre com um tom derrotista e exagerado...
Eu cá preferiria uma participação mais diversa, sem tanto alarmismo, mas este é o RedeMeteo atual que temos... Já sabemos que Serpa é seca, e se calhar, sobretudo irregular a nível de precipitação.
E localmente é possível, que algumas zonas de Portugal estejam a ficar algo mais secas (talvez também ajudadas pela mão humana, através da alteração dos solos, dos lençóis freáticos, etc...), mas tudo pode mudar... Pessoalmente, duvido que o Sul se vá tornar num deserto como alguns dizem (nem sequer durante a última grande Idade do Gelo, que foi muito mais seca do que a fase que vivemos, o Sul de Portugal continental era um deserto (apenas uma pequena faixa aparentava ser subárida). E as zonas mais secas de Portugal, nem são no Alentejo ou no Algarve.
Se as pessoas mantiverem uma conduta responsável no uso do solo e da vegetação, situações como as que vemos (infelizmente) tão frequentemente em Espanha, não se reproduzirão no nosso país,
Um acompanhamento das condições naturais gerais (flora, fauna, clima, solos, etc...) da região, é na minha opinião, o que o RedeMeteo (ou MeteoAlentejo) devia fazer, caso esteja tão preocupado com a questão da seca, nem que seja apenas de forma momentânea (mas algo regular). Podia comparar dados atuais com antigos e abrir um tópico sobre o assunto. É uma região com interesse de sobra e completamente merecedora de uma abordagem deste tipo. E assim aliviava também o ambiente aqui no «Seguimente Livre»...
Mas bom, isto é apenas uma opinião/sugestão.
Pessoalmente gostava mais da versão RedeMeteo, pouco antes de deixar este forum.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pois, peço desculpa, não apanhei, como havia umas série de lamentações anteriores... :o
Eh, eh!
Ja levo mais de 50 mm.
Estava a brincar.
Parece-me que todo o país terá a sua fatia, uns mais, outros menos como é natural.
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
E continua, pelo menos nas próximas horas.
Off tópic
Lastimo que alguns detentores de páginas de meteorologia andem por aqui a fuçar para depois irem partilhar nas suas páginas, meus amigos estudem, não copiem.
1f43fe7bfc6dc322200f6f53b8fa9b7a.jpg


Enviado do meu C6603 através do Tapatalk
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
corrijam-me se estiver enganado, mas parece que depois deste período de precipitação vamos estar uns dias sem chuva e com temperaturas algo elevadas para a época do ano, infelizmente.

Não sei, não...
Há por aí umas saídas com a formação de umas "cut-offs" pelas redondezas, por exemplo (base GFS 12h)

i-GShHZsS-XL.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
o IPMA está a dar uma semana seca e com subida de temperatura :intrigante:
Vai ser uma semana sem chuva sim e com temperaturas na ordem dos 20ºC em muitos locais. A cut-off está demasiado a sul mas pelo menos também não está numa posição de modo a que arraste ar quente e seco. As mínimas também não vão descer muito graças ao facto de haver previsão de nebulosidade, principalmente a partir do meio da semana, altura em que a cut-off se vai posicionar na zona da Madeira e ao largo da costa marroquina.
Quanto ao resto do mês não vale a pena dizer nada porque os modelos estão uma confusão.
Faz falta uma pausa na chuva e desde que não seja por muito tempo, é bom!
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Vai ser uma semana sem chuva sim e com temperaturas na ordem dos 20ºC em muitos locais. A cut-off está demasiado a sul mas pelo menos também não está numa posição de modo a que arraste ar quente e seco. As mínimas também não vão descer muito graças ao facto de haver previsão de nebulosidade, principalmente a partir do meio da semana, altura em que a cut-off se vai posicionar na zona da Madeira e ao largo da costa marroquina.
Quanto ao resto do mês não vale a pena dizer nada porque os modelos estão uma confusão.
Faz falta uma pausa na chuva e desde que não seja por muito tempo, é bom!
É bom para apanhar a azeitona! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.